domingo, 13 de março de 2016

Jasmim


Um nome doce e meigo, que só muda uma letrinha do meu, porém com uma pegada mais hippie/literal. Seu aroma é adocicado, e é, juntamente com a rosa, um dos aromas pilares da perfumaria. Há séculos o jasmim no oriente é considerado o símbolo da beleza e da tentação das mulheres. Na Índia, Kama, o deus do amor, chegava às suas vítimas por setas acompanhadas de flores de jasmim. Cleópatra teria ido ao encontro Marco Antônio em um barco cujas velas foram revestidas com essência de jasmim. As bodas de jasmim simbolizam os 66 anos de casamento no folclore francês.

A partir da palavra para a planta trepadeira com flores perfumadas, Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gênero Jasminum, da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo, e que também é usada para fazer perfumes. Ela é derivada do persa یاسمن (yasamen), (que também é um nome persa). São em sua maior parte arbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas. A maior produtora de jasmins do mundo é a Índia, mas a China sempre foi uma grande produtora de jasmim. Na China mistura-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.

Suas variantes são:
Jasmine, Jasmin, Jasmyn, Jazmin, Jazmine, Jazmyn, Jessamine, Jessamyn, Yasmin, Yasmine, Yazmin (inglês), Jasmine (francês), Jasmina (croata, Sérvio, esloveno e macedônio), Jázmin (húngaro), Jasmijn (holandês), Yasmina, Yasamin (persa), Yasmin, Yasmine, Yasmeen (árabe), Yasemin (turco).

No Brasil, ao contrário de Yasmim, Jasmim é incomum. Sua frequência em todo o país é de 1.709 pessoas. Nunca entrou no ranking do BabyCenter Brasil. No ranking da ARPEN-SP, em 2014 nasceram 22 Jasmim e 31 Jasmin, já em 2015 nasceram 47 Jasmim e 30 Jasmin. Em Portugal, é um nome masculino, e no feminino só é aceito como segundo nome (atualização: a partir de novembro de 2017 teve o uso liberado como primeiro nome feminino). Em 2014 foi registrada apenas uma menina Jasmim sem compostos, (por ser filha de estrangeiros a regra não se aplica) e quatro com compostos, que foram: Iara Jasmim, Ana Jasmim, Rosa Jasmim e Maria Jasmim. Dois foram meninos, um apenas Jasmim e outro Isac Jasmim. Já na grafia Jasmin foram duas meninas, uma foi com composto: Jasmin Ebenézer. Como segundo nome foram duas, Nel Jasmin e Eugénia Jasmin. Em 2015, foi uma Jasmim e outra Jasmin. Neste ano não obteve registro masculino. Popularidade de Jasmin no mundo: 54º Áustria, 85º Suíça, 446º Inglaterra, 484º Holanda e 688º Estados Unidos. Na Bósnia e Herzegovina está em 93º para meninos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os estrevistados acham que: 
73% muito bom, 94% feminino, 74% moderno, 76% jovial, 68% informal, 60% elegante, 65% natural, 53% maravilhoso, 51% forte, 75% refinado, 60% simples, 60% sério.

Personalidade famosa:
  • Jasmin Bhasin - modelo e atriz indiana. 

O que pensam de Jasmim, acham que se tornará popular?

13 comentários:

  1. Bem bonito, mas não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  2. Adoro a flor jasmim, tão delicada e perfumada! Como nome próprio prefiro Jasmine, que acho lindo! Acho que Jasmim fica melhor como segundo nome e um composto que adoro é Cloé Jasmim!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Jasmim, embora não o associe ao sexo masculino. Custa-me ver a restrição de género na lista do IRN. Acho muito agradável e atrai-me o facto de ser um nome com ligações à natureza! Gostei muito do texto, Yasmim! :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro Jasmim, acho um amor. Pena o meu marido não querer usar por ser muito popular aqui na Inglaterra e no país dele. Mas adoro e todas as que conheco são umas fofas! Gosto especialmente de Jasmim como segundo nome composto.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é JASMINE e eu amo meu nome. Acho suave e imponente ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi... Seu nome e Jasmine e vc usa Jane????!!!!!!

      Excluir
    2. verdade kkk Jane é feio

      Excluir
  6. Meu nome é JASMIN e acho muito bonito meu nome, apesar de algumas pessoas não gostarem dele, e me confundirem com Jasmine, Yasmin dentre outros

    ResponderExcluir
  7. O nome de minha sobrinha. A florzinha de tia.

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo! Composto usaria:
    Maria Jasmim
    Ana Jasmim
    Bela Jasmim
    Lua Jasmim
    Lia Jasmim
    Luna Jasmim
    Linda Jasmim
    Laura Jasmim

    ResponderExcluir
  9. gosto muito do nome jasmi

    ResponderExcluir