terça-feira, 15 de março de 2016

Moreno


Há alguns nomes literais que chamam à atenção por serem tão familiares mas por raramente os considerarmos mais do que meras palavras. Moreno é um desses nomes.

Sendo muito sincera, este era um nome sobre o qual eu nunca havia pensado até que no grupo de discussão que mantemos no facebook (Sociedade dos Nomes - e ao qual estão, desde já, convidados a ingressar), abriram-se os tópicos de conversa sobre Morena. Nessa publicação, utilizaram-se os argumentos de que se Alba, Alva, Bianca, Branca ou Clara são nomes femininos bem aceites e com ligação à cor clara, porque não temos o mesmo nível de aceitação relativamente a nomes como Morena ou Preta? Em primeiro lugar, acredito que se justifique num primeiro plano através da habituação/da tradição, mas não existem argumentos plausíveis para a não utilização de Morena. Claro!

Gostei tanto da ideia de Morena, que é sonoramente tão agradável, que me questionei acerca da possibilidade da sua versão masculina. Lancei-me na internet a ver que informação conseguia recolher e deparei-me com uma notícia sobre Moreno Veloso! Eis a prova de que Moreno é um nome perfeitamente usável! Para além do mais, que melhor referência do que um músico brasileiro talentoso?

Lamentavelmente, a lista portuguesa de nomes próprios autorizados não reflete esta abertura e proíbe a utilização de Moreno como nome próprio. No entanto, Moreno é vulgarmente utilizado como apelido/sobrenome em Portugal, e presumo que no Brasil também. Quer como nome próprio, quer como apelido, acho Moreno muito agradável e simpático! Ainda assim, em 2014 foi registado em Portugal um menino chamado José Moreno. Já no Brasil, mais concretamente no Estado de São Paulo em 2015, nasceram 4 pequenos Morenos, sendo que este nome foi utilizado muitas vezes em compostos como segundo elemento. Deixo aqui alguns desses compostos:

Arthur Moreno
Bernardo Moreno
Eduardo Moreno
Francisco Moreno
Gabriel Moreno
Guilherme Moreno
Heitor Moreno
Lourenço Moreno
Miguel Moreno
Rafael Moreno

Moreno tem uma vibração muito hippie e exótica que pode ser facilmente apreciada pelos nossos povos! Acredito que Moreno realmente brilha como segundo nome de um composto mas também é marcante como primeiro nome de um rapaz!

Qual a vossa opinião sobre Moreno?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the name, IRN.

8 comentários:

  1. Acho interessante, mas ao mesmo tempo não me atrai muito.

    ResponderExcluir
  2. Sim Joana, no Brasil o sobrenome Moreno também é usual, não causa estranhamentos. Como segundo nome talvez soe como sobrenome mas não vejo problemas nisso, ficaria um composto bonito e exótico e ao mesmo tempo familiar. Como primeiro nome sempre me vem à mente o Moreno Veloso e o Caetano Veloso com sua escolha ousada, gosto dessa ousadia! Considero Moreno um nome bonito, tem um ar despojado bem atraente!

    ResponderExcluir
  3. gosto de Moreno e Morena :) conheço um Pedro Moreno (mas talvez seja apelido/sobrenome), é Brasileiro*
    Adorei a foto!

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Moreno a Morena. Para mim Moreno parece sobrenome e apelido, por isso acho que fica bem em compostos. Mas penso que gera confusão,não se tem a certeza se é nome próprio ou sobrenome.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, os nomes "Bruno" e "Bruna" são bastante usados e significam exatamente "moreno" e "morena", "marrom", "escuro", pois tem a mesma origem que "brown" do inglês.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, os nomes "Bruno" e "Bruna" são bastante usados e significam exatamente "moreno" e "morena", "marrom", "escuro", pois tem a mesma origem que "brown" do inglês.

    ResponderExcluir
  8. Gosto do nome Moreno. Seria interessante tornar-se mais usual

    ResponderExcluir