terça-feira, 22 de março de 2016

Odin


Hoje venho falar de um dos meus nomes preferidos: Odin.

Odin é um nome amplamente usado em países escandinavos, de onde é original, mas também em países como os Estados Unidos. Em Portugal é aceite somente a grafia Ódin, e vai contanto sempre com alguns registos todos os anos, mas é um nome raro e exclusivo.***Atualização: a partir de novembro de 2017 Odin passou a ser autorizado em Portugal***

Odin é a forma anglicana do original, no antigo nórdico, Óðinn que é derivado da palavra óðr que significa inspiração, raiva e frenesi. Consequentemente desenvolveu-se também do germânico Woðanaz.

Curiosamente também, a palavra inglesa para quarta-feira, Wednesday, deriva da palavra Woden, a forma anglo-saxônica de Odin. Quarta-feira era também o dia dedicado a Odin, na Escandinávia.

Odin é o nome da mais importante entidade divina da mitologia nórdica, o mais poderoso dos Deuses, Deus da guerra, da sabedoria e da morte. Deus da magia, poesia, profecias, caça e da vitória! O Deus Odin preside um grandioso festim em Valhala para onde todos os heróis guerreiros vão depois de morrerem em combate.

Odin é pai de muitos filhos, entre eles o conhecido Thor, o Deus do Trovão. A principal arma de combate de Odin é uma lança de nome Gungnir, que lança montado no seu lendário cavalo de 8 patas chamado SleipnirNa mitologia nórdica, Odin guiará os deuses e homens que irão combater contra as forças do mal na batalha do fim do mundo chamada de Ragnarök. Nesta batalha, Odin seria morto e devorado pelo feroz lobo Fenrir.

Por isso, mesmo sendo um nome curtinho eu o considero forte pois carrega um poderoso significado. Odin transmite força, poder, estilo e de um certo modo modernidade. 

Apesar de ser um nome muito antigo, esteve em quase desuso até que no início do século XIX renasceu um súbito interesse pelos vikings, surgiram romances escritos sobre essa época e gerou-se uma curiosidade por eles e tudo que lhes dizia respeito, Odin captou então o olho de muita gente e começou a ser usado desde então. Nos últimos anos tem vindo a crescer em popularidade nos Estados Unidos, e parece que continuará a subir pois Odin lembra outros nomes queridos pelos americanos como Aiden por exemplo e tem um ar fresco e "cool" o que o torna irresistível e impossível de passar despercebido.

O nome Odin é a variante mais usada e conhecida mas existem também outras variantes ao redor do mundo como:
  • Oden Óðinn - nórdico antigo;
  • Woden - países anglo-saxonicos;
  • Wodan e Wotan - mitologia germânica;
  • Ódin- Portugal.

As razões pelo qual acho Odin um nome excelente para ser usado nos tempos de agora é porque é reconhecido em quase todas as partes do mundo, tem uma grafia simples e é bem fácil de pronunciar. 

O seu significado poderoso, a ligação à mitologia faz com que pessoas modernas e cultas (nomeadamente muitos nerds) escolham este nome para seus filhos hoje em dia. 

Algumas celebridades:
  • Odin Langen (1913-1976), politico americano e representante americano do Estado do Minesota;
  • Cécile Odin (nascida em 1965), ciclista francesa;
  • Jaishree Odin (nascido em 1952), académico na Universidade do Hawai;
  • Jean Odin (1889-1975), político francês;
  • Jean Marie Odin (1807-1870), missionário francês da Igreja Católica, primeiro Bispo de Galveston e segundo acerbispo de Nova Orléans.

Em Portugal o nome Ódin terá talvez ficado mais conhecido quando um dos participantes do reality show A Casa dos Segredos tinha este nome.

Eu gosto de pensar que Odin é um nome para poucos, não para grandes massas. Mas sem dúvida que acho que ele tem tudo para ser mais usado. Porque será que não se vê mais no Brasil e em Portugal? Deixem o vosso comentário abaixo!


Fontes consultadas:
Wikipedia, Dicionário de Nomes Próprios, Behind the Name.

5 comentários:

  1. Odin, apesar de curtinho, é um nome muito forte e fato de ser o nome de um deus mitológico deixa esse aspecto ainda mais evidente, o que acho ótimo! Ele me lembra Amon, nome que adoro! Concordo com o texto, ele tem mesmo um ar cool, despojado, uma ótima opção para os dias de hoje. Gostei muito do post Claudia, está super completo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu marido quer por o nome do nosso filho de qualquer jeito de Odin mas tenho medo dele sofrer bulling. Pensei em Odin Gabriel.

    ResponderExcluir