terça-feira, 15 de março de 2016

Olivina


Como é bom descobrir novos nomes! Fico sempre extremamente contente quando me deparo com nomes que têm grande potencial, mas que estão escondidos, quem sabe esperando o seu momento de brilhar. Assim é Olivina, um gracioso nome ligado à natureza que conheci através de pesquisas para o post Nomes Femininos de Pedras Preciosas, do qual ele faz parte. Tão parecido com Olívia, mas ao mesmo tempo tão diferente! Que encantos terá Olivina? Qual será sua história? Descubra agora!

Pouco divulgado como nome próprio, Olivina é mais conhecido como nome de mineral. É um dos minerais mais comuns da Terra, pertencendo à família dos nesossilicatos. Apresenta-se, geralmente, na cor verde-oliva, por isso seu nome. Oliva vem do latim e significa "azeitona, oliveira". A olivina é frequente em rochas vulcânicas e já foi encontrada em rochas lunares , em meteoritos e em rochas de Marte. Por vezes usada como gema ou pedra semi-preciosa em joalheria, origina peças de grande beleza, devido ao seu bonito tom de verde. Também conhecida como peridoto ou crisólito. Olivina é o termo mais usado em mineralogia como sinônimo do peridoto, por causa de sua cor. Crisólito também é um sinônimo, mas na Antiguidade não era utilizado somente para o peridoto, mas também para várias outras pedras de cor semelhante.

Dentro da cristaloterapia, as propriedades da pedra olivina são essas:
  • Aliviar a mente de problemas negativos;
  • Ajudar em relacionamentos difíceis, aumentando a paciência,
  • Favorecer a liberdade pessoal, diminuindo a depressão e promovendo maior receptividade aos assuntos pessoais;
  • Inspirar cura, renovação, purificação, renascimento e crescimento.

Olivina é um nome de uso muito raro, não aparece em rankings de popularidade e nem há notícias de registros atualmente no Brasil e em Portugal (os registros podem até existir, mas os números devem ser muito baixos). Em Portugal ele não consta da lista de nomes admitidos, o que me leva a crer que não seja aceito e se for o caso, não entendo o motivo, acho Olivina um nome perfeitamente adequado para o uso por falantes do português. Ao redor do mundo também tem uso muito discreto, sua versão em inglês, Olivine, apareceu em rankings apenas em 1884, na posição #851 do ranking norte-americano. Nessa época nomes de pedras preciosas estavam em alta em países anglófanos e talvez Olivine tenha tido esse pequeno destaque por esse motivo. 

Mesmo sendo um nome incomum, podemos citar como referência Olivina Carneiro da Cunha, poetisa brasileira.

Acho Olivina um nome interessantíssimo, é nome de pedra preciosa, o que já lhe confere um encanto natural e partilha a terminação -ina presente em tantos outros nomes já tão conhecidos, como Carolina, Catarina, Angelina e Valentina, este último bastante popular no Brasil hoje em dia, por isso o vejo como um nome com potencial para agradar muitas pessoas. A inegável ligação com Olívia também chama atenção e para mim é um ponto positivo! Para aqueles que procuram um nome parecido com Olívia, mas que seja pouco usado, praticamente exclusivo, Olivina é uma bela opção! Também é indicado para aqueles que procuram um nome literal, ligado à natureza, mas que soe familiar, sem grandes exotismos.

Já conheciam Olivina? Conseguem vê-lo como uma alternativa à Olívia?

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Dicionário de Nomes(autor:Nelson Oliver), Dicionário Informal, Terapia dos Cristais, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Não conhecia Olivina, gostei bastante mas continuo a preferir Olivia.

    ResponderExcluir
  2. Conheço, inclusive a mibha vó se chama: - "Olivina Sarmento Ribeiro", há um tempo atrás ela achava seu nome feio. Mas eu disse pra ela que achava ele lindo e que se eu tivesse uma filha iria colocar o nome dela em homenagem e pra mostrar que ele realmente é muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó também tem esse nome acho tão lindo, Olivia Rocha Loures

      Excluir