terça-feira, 29 de março de 2016

Raí


Muito simpático e expressivo, Raí é um representante do estilo "nomes diminutivos", que são os nomes que inicialmente eram usados como apelido/alcunha de algum outro nome, mas que com o tempo ganharam vida própria. Derivado de Raimundo, para muitos considerado um nome pesado e ultrapassado, Raí se mostra uma opção bem mais leve, descontraída e alegre! É um pequenino cheio de estilo!

Tendo como base Raimundo, nome de origem germânica, a partir de Raginmund, composto pelos elementos Ragin (conselho) e mund (proteção), sendo o significado de Raimundo protetor do conselho, o significado do nome Raí seria então conselho, conselheiro, já que ele corresponde apenas à parte inicial Ragin. Ray, sua versão em inglês, surgida a partir de Raymond e também usada como forma independente, é bastante conhecida entre anglófanos.

Sem dúvida, o nome Raí ficou conhecido no Brasil (e acredito que em Portugal também), por causa do excepcional jogador de futebol Raí Souza Vieira de Oliveira, conhecido apenas como Raí. Com uma carreira marcada por grande sucesso no Brasil e no exterior e muitas conquistas (inclusive a  Copa do Mundo em 1994), Raí, com seu até então incomum nome, serviu de inspiração para muitos pais, fanáticos ou não por futebol. A própria escolha de seu nome é curiosa: o pai de Raí, seu Raimundo, grande admirador dos filósofos gregos, deu a seus três filhos mais velhos os nomes de Sócrates (também um fantástico jogador de futebol), Sófocles e Sóstenes. Confusa com os nomes parecidos, a mãe de Raí, dona Guiomar, se irritou e disse ao marido que nem sabia mais qual filho era qual. Seu Raimundo decidiu usar seu próprio nome como inspiração. Vieram então mais três meninos que receberam os nomes de Raimundo Júnior, Raimar e Raí. Para Raí seu Raimundo ainda tentou emplacar um Xenofonte, mas dona Guiomar não deixou. Podemos ver que Raí teve muita sorte, não é mesmo?

Creio que o período de maior notoriedade do nome Raí foi durante os anos 90, época em que o jogador Raí estava no auge da carreira, mas em 2004 o nome foi reavivado através do personagem Raí, interpretado pelo então ator mirim Sérgio Malheiros, na novela de estrondoso sucesso Da Cor do Pecado, exibida também em Portugal. Reprisada em 2007 e em 2013, com certeza essa produção ajudou o nome Raí a continuar presente na memória de muitos.

Na atualidade, o uso de Raí é discreto: obteve 34 registros no estado de São Paulo, em 2015. A versão Ray obteve 55. Pelo que observo, as duas versões têm a mesma pronúncia no Brasil, a diferença fica apenas na grafia. Rai, versão não acentuada, foi registrada 10 vezes. Em Portugal, Raí consta como não aceito, mas Rai é aprovado. Também considerada uma forma diminuída de Raimundo, Rai parece não agradar os portugueses, pois não conseguiu registros em 2015 e em 2014 foram apenas 2. Entendo a pouca popularidade de Rai, a falta do acento faz toda a diferença na pronúncia, perde-se a força do nome. Talvez se Raí fosse aprovado a história seria diferente!

Rai, sem acento, pode ter algumas outras origens:
  • Rai, origem indiana - título indiano também empregado como sobrenome;
  • Rai, origem japonesa - através dessa origem seu significado seria confiança, relâmpago, trovões.

Para quem gosta do tema anagramas, trocando as letras de Raí do lugar, chegamos ao nome Ari!

Raí é um nome de bonita pronúncia, é casual, despojado, cai bem tanto numa criança como em um adulto, ou seja, é um nome adequado para todas as fases da vida. Sempre transmitirá jovialidade, mas sem soar infantilizado. É um nome curto, tem apenas três letras, mas isso não o impede de mostrar sua força, é um nome que deixa sua marca. É bastante adequado para os dias atuais, onde nomes curtos estão em alta. Poderia ser uma alternativa ao saturado e ultra popular no Brasil Davi, já que ambos partilham a mesma sonoridade. Pode também funcionar como uma homenagem à algum parente ou alguma pessoa querida chamada Raimundo, por que não? Raí seria uma versão moderna de Raimundo. Descomplicado e feliz, é assim que vejo o nome Raí!

Gostam de Raí? O que acham dos nomes diminutivos?


Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry, Think Baby Names, Arpen/SP, Dicionário de Nomes Próprios, IRN Portugal, Rede TV Esportes, Wikipédia.

12 comentários: