segunda-feira, 7 de março de 2016

Rio & Riu


Lá fora, além-fronteiras de Portugal e Brasil, reina a moda dos nomes literais para bebés e existe um fascínio específico com nomes ligados à natureza! Poderíamos dizer que os estrangeiros, em particular os norte-americanos, seriam adeptos de nomes muito hippies, mas acredito que a tendência ultrapassa esse estilo de vida e assentou confortavelmente naquilo a que chamamos “moda”. Exatamente. Estão na moda nomes como Autumn (outono), Delta (delta), Fox (raposa), Heather (urze), Flora (flora), Isla (ilha), Ivy (hera), Jupiter (Júpiter), Meadow (prado), Rain (chuva), Rosemary (alecrim), Sky (céu), Snow (neve), Willow (salgueiro) ou Winter (inverno)! São utilizados de forma ousada, sobretudo como segundo ou terceiro elemento nos compostos, e, permitam-me a confissão, às vezes ficam soberbamente fantásticos e inspiradores!

Entre muitos destes nomes inusitados encontra-se River (rio) que é atualmente utilizado de forma indiferenciada tanto para rapariga como para rapaz. Na nossa língua, como Rio se trata de uma palavra com precedente masculino seria lógico que, a ser aceite em Portugal, a sua utilização fosse maioritariamente masculina. No entanto, acredito que Rio fique bem em ambos os géneros, daí ter escolhido uma imagem para esta publicação que comtempla dois meninos e uma menina.

O pormenor dos dois meninos também não foi um acaso (!), porque apesar de o nome Rio não constar na lista de nomes autorizados em Portugal (atualização de Setembro de 2015), consta Riu e foi este pequeno detalhe que me pareceu interessante e despoletou toda a pesquisa para esta publicação! À primeira vista, confesso, li Rui. Mas depois, ao olhar para a coluna ao lado deparei-me com a indicação de que só seria permitido como segundo elemento do nome – o que me fez acreditar que aquele nome não podia ser em terra alguma Rui e voltei a lê-lo: Riu! Lancei-me nos motores de busca e percebi que Riu era, na verdade, nada mais, nada menos do que a palavra catalã para Rio! E foi este detalhe que me deu esperanças para a aceitação de Rio para nome próprio masculino em Portugal, da mesma forma que é aceite o nome Oceano!


Riu, confesso, não me enche as medidas. Recordo a escola primária e as tentativas das professoras em fazer os alunos distinguirem as duas palavras rio e riu (do verbo rir). Com todo o respeito que tenho pela cultura catalã, Riu usado em português parece-me mais um erro ortográfico do que um nome próprio que remete para um curso de água!

Muito gostaria de ver Rio a ser aceite em Portugal e a ser utilizado, ou sozinho, ou em compostos! Acho que seria um elemento fantástico de ligação à Natureza e inspiração hippie para ser utilizado por famílias portuguesas e brasileiras! Ora imaginem um António Rio, Luís Rio ou Vicente Rio! No feminino também funcionaria muito bem: Francisca Rio, Inês Rio ou Lídia Rio (muito à Ricardo Reis, não?!)! As possibilidades de combinação são imensas, é só dar asas à imaginação!

E é preciso não esquecer, também, da inegável referência ao Rio de Janeiro!
Poderia Rio ser uma forma de honrar as suas raízes brasileiras?

11 comentários:

  1. Gosto muito! Prefiro Rio. O único problema que vejo é que usando como segundo nome parece apelido em vez de nome próprio.

    ResponderExcluir
  2. A ideia é bonita, mas como moradora do Rio de Janeiro sei que seria meio confuso um menino chamado assim, pq aqui a cidade e o estado são referidos apenas como Rio. Riu também acho que parece erro ortográfico, não fica bem para falantes do português.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Rio, acho tão giro e tranquilo :) Dos nomes que citaste logo ao início adoro Autumn, Snow e Winter e gosto de Fox e de Flora :)

    ResponderExcluir
  4. Amo o nome Rio, se um dia eu morar fora do país esse nome entra na minha lista masculina. Também sou moradora do estado do Rio e aqui seria meio confuso, provavelmente o chamariam de "menino do Rio" fazendo alusão a música, que aliás eu adoro e nao acho ruim essa "brincadeirinha". Mas é um nome muito especial mesmo, gosto muito!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Ryu com "y" pois tbm significa Dragão em japonês e como esquecer do street fighter?!
    Aqui tem a lista dos personagens (é só clicar sobre): https://streetfighter.com/characters/?lang=pt-br

    Meus preferidos eram o Ryu, Chun-li e o Vega.

    ResponderExcluir
  6. Sou brasileira e adoraria nomear meu filho, Rio. Acho poético, minimalista, bonito. É um forte candidato por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Eu e minha esposa hoje por acaso estávamos batendo papo sobre possíveis nomes e nos encantamos com a possibilidade de Rio 😍 Eu sou Carioca apaixonado tanto pelo estado quanto cidade. Tínhamos quase certo os nomes Heitor, anteriormente era Pedro Henrique, mas acho que Rio é especial. Tô achando que temos um nome favorito novo.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha aqui no Brasil seu primeiro nome é Rio

    ResponderExcluir