segunda-feira, 11 de abril de 2016

Adele


Quase que consigo adivinhar o que vão dizer ao lerem o título deste post: que associam o nome à cantora inglesa conhecida internacionalmente Adele. É inegável a associação, está claro, é como se fossemos fazer uma publicação sobre Beyoncé, Shakira ou Cher sem associarmos às suas representantes mais conhecidas. Mas este post não é uma biografia, é uma análise a um dos nomes, que considero, mais bonitos da língua inglesa.

Adele é a forma inglesa, alemã, italiana e finlandesa de Adèle, versão francesa de Adela, que, segundo o Behind the Name, originalmente é a forma curta de nomes iniciados com o elemento germânico adal que significa nobre. O nome Adela tem duas referências: Santa Adela, princesa franca do século VII que fundou um mosteiro em Pfazel, na França; uma das filhas de William, o Conquistador também foi nomeada de Adela.

Surpreendentemente, segundo os dados da ARPEN/SP, descobri a existência do nascimento de oito bebés chamadas Adele no ano passado em São Paulo, no Brasil! Em Portugal, também no ano transato nasceu uma menina com este nome, que é o que gosto de chamar, "uma lufada de ar fresco".

A cantora vencedora de dez Grammy’s, oito BRIT Awards, um Globo de Ouro e um Oscar, Adele Laurie Blue Adkins não é a única, apesar da mais notável, referência a este nome, pois, temos ainda, segundo a Wikipedia:
  • Adèle Blanc-Sec – personagem de banda desenhada francesa, heroína parisiense;
  • Adèle Exarchopoulos – atriz francesa que protagonizou o filme de 2013, La vie d’Adèle;
  • Adele Marion Fielde – missionária norte-americana na China, escritora e ativista social que lutou pela igualdade de géneros;
  • Adele Stevens – modelo britânica;
  • Adele Fátima – atriz brasileira;

Uma recente referência fez-me gostar mais ainda deste nome, no livro A Filha da Minha Melhor Amiga, de Dorothy Koomson, que hoje em dia é o meu livro de cabeceira, conta com uma personagem muito marcante e inspiradora, cujo nome é Adele, tratada muitas vezes por Del.

Este é um nome que, para mim, pode sem dúvida ser usado pelos portugueses e brasileiros, apesar de não ser um tradicional, a sua pronúncia é fácil e a sua escrita não causa dúvidas. Aplaudia de pé quem hoje em dia usasse Adele numa pequenina.

Vocês seriam capazes de tal?

9 comentários:

  1. Gosto bastante de Adele, se pensasse em homenagear minha mãe, que se chamava Adelaide, seria uma opção que consideraria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de Adelaide, lembra-me sempre nome de princesinha! :)

      Excluir
  2. Gosto de Adele e também gostei de Adela!Aprendi a gostar com o filme Woman in Gold, que se desenvolve em torno da figura de Adele Bloch-Bauer uma aristocrata austríaca que foi pintada por Klimt! Nomes que têm ligação à arte (e este tem também à música) ganham um sabor especial para mim :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto imenso, acho tão fofo! Adèle é a versão que prefiro e é o meu nome francês favorito.

    ResponderExcluir
  4. Estou grávida de 4 meses e o nome da minha filha será Júlia Adele. Este último em homenagem a cantora Adele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei legal o segundo nome do composto iniciar por A, justamente a vogal final de Júlia, pois se falar rápido, a pronúncia flui junto: Júliadele! Foi só por esse detalhe de pronúncia mesmo.

      Excluir
    2. Um nome com J, mas com terminação diferente seria Jade, ou até Jasmim/Jasmine, mas não ficaria um composto harmônico.

      Excluir