quinta-feira, 7 de abril de 2016

Amparo


Não sei se por me chamar Pilar, ou se por de vez em quando ainda ser confundida com uma espanhola, mas gosto sempre de ver os nomes que se usam mais pelas bandas dos nuestros hermanos. No tocante à onomástica, sempre os achei boas fontes de inspiração. Porquê? Porque em Espanha a variedade de nomes é imensa! Isso nota-se quando vemos os rankings anuais dos nomes mais registados. Já em Portugal o cenário é diferente e muito limitado. São poucos os nomes que os portugueses realmente adoram, em comparação com todos os nomes disponíveis para registo. 

Já faz algum tempo que me deparei pela primeira vez com Amparo. Ou melhor, pela segunda vez, porque assim que o vi lembrei-me de imediato que já tinha ouvido a minha mãe falar dele. Amparo, com origem no latim, é um nome feminino que praticamente só os espanhóis usam. Tem como significado protecção, abrigo, e seguindo por vias mais humanas remete para a que protege, a que abriga. De facto, o verbo "amparar" significa isso mesmo.

Em Valência este nome é especialmente comum, graças à importante e popular figura de Nossa Senhora do Amparo (também conhecida por Virgem dos Desamparados), padroeira da cidade. 

A minha relação com Amparo é bastante positiva; gosto mesmo muito deste nome! O que mais me fascina nele é a sonoridade distinta e divertida (lembra Âmbar!) e a terminação pouco usual em nomes portugueses, principalmente nos femininos. Só estas duas características bastam para que Amparo seja, para mim, um nome único e especial! 

Encaixo-o no lote de nomes tradicionais, literais e "religiosos" que aos poucos vão encantando mais pessoas. O exemplo mais óbvio será Pilar, mas há outros (ainda que por enquanto sejam menos usados), como BelémCarmo, Graça ou Rosário. No entanto, ao contrário destes nomes, e ao contrário do que se passa na terra dos nuestros hermanos, Amparo só pode ser usado como segundo elemento do nome e seguido da partícula "do" - vá-se lá perceber porquê. Vocês percebem? Eu não percebo. 

Relativamente aos registos, nos últimos anos não nasceu nenhuma bebé portuguesa com este nome, mas se recuarmos a décadas anteriores vemos alguns nascimentos, ainda que sejam no máximo três meninas por ano. Em Espanha o cenário é mais agradável, visto que Amparo costuma ser uma escolha recorrente para meninas.

Acho Amparo um nome muito giro e com uma vibe moderna. Tanto gosto de o ver sozinho como na segunda posição de um (bom) composto, mas confesso que prefiro simplesmente AmparoQuanto a pares para irmãs/ãos gosto muito de:

Amparo & Amália
Amparo & Antónia
Amparo & Belém
Amparo & Caetana
Amparo & Guiomar
Amparo & Irene
Amparo & Luzia 
Amparo & Pilar
Amparo & Rosário 
Amparo & Teresa 

Amparo & Cristóvão
Amparo & Domingos
Amparo & Eduardo
Amparo & Gustavo
Amparo & Inácio
Amparo & Joaquim
Amparo & Salvador
Amparo & Sebastião
Amparo & Valentino
Amparo & Xavier

Correndo o risco de me repetir, não posso deixar de realçar a minha admiração por este nome exclusivo. Aos meus olhos, Amparo está cheio de D's positivos: diferente, deslumbrante, doce (lembram-se de Âmbar?), divertido... E podia continuar. Esgotava a letra D e seguia para outras! Mas fico-me por aqui.

Desse lado, quais as vossas opiniões sobre Amparo


Fontes consultadas:
Behind The Name, guiainfantil.com, IRN, Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2012, 2013, 2014 e 2015), Nomes e mais Nomes, SPIE.

8 comentários:

  1. Ainda não me conquistou, não faz muito o meu género, mas não é de todo um mau nome :)

    ResponderExcluir
  2. Amparo é interessante por fazer parte do grupo de nomes femininos terminados em o, que não são muitos. Levando isso em conta, gostei especialmente do par Amparo e Rosário. Um outro par que me chamou atenção foi Amparo e Salvador, a que ampara e o que salva, bonita dupla. No Brasil vejo como um nome de senhoras, acho que o composto Maria do Amparo foi apreciado em outras épocas, assim como foi Maria Auxiliadora, Maria do Socorro e similares.

    ResponderExcluir
  3. Não acho mau, mas não gosto de este estilo de nome.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou brasileiro e minha companheira é argentina, o que nos deixou à vontade para escolhermos este nome para nossa filha, nascida no Brasil e que conta agora já com quase 4 meses! Estamos muito felizes. O nome causa bastante estranheza no Brasil mas não nos importa. É muito bonito, mesmo! Desconfiamos que como primeiro nome possa ser um dos únicos registros no Brasil, desde sempre. Infelizmente, por enquanto, este nome tem sido um diagnóstico da falta de unidade latinoamericana, mas esperamos ver este cenário superado! É um nome lindo! Na época que estávamos decidindo, esta postagem nos ajudou bastante a fazer a escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo! Antes de mais nada parabéns pela sua Amparo e parabéns pelo dia dos pais, que está próximo! Apesar de ser um nome incomum em nosso país, o censo demográfico do IBGE informa que existem 1022 pessoas chamadas Amparo no Brasil, sendo 937 mulheres e 85 homens. O período de maior uso foi na década de 60. Essas informações estão disponíveis através do aplicativo Nomes no Brasil, no site do IBGE. Na época que o post foi publicado esses dados ainda não tinham sido divulgados. Nós aqui do Blog dos Nomes ficamos muito felizes que o post tenha contribuído de alguma forma na sua escolha :)

      Abraços para toda a família!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  5. Quando comecei a pesquisar nomes para futuros filhos, este nome tinha ganhado meu coração, apesar de quase todo mundo não gostar (uma lástima): vai amparar o que - sempre ouvia essa pergunta (então pensando em possível bullying, fui obrigada a desistir)... daí parti para a minha longa saga em busca de um outro nome feminino que o Ivan e minha mãe gostassem (ele já disse que ele que vai escolher o nome de menina - veremos haha)... Acho que faria um bom par com Cristóvão (que é o nome que escolhi para um futuro filho) - um seria viajante, desbravador e Amparo seria a proteção, a noção de lar, família, o lugar para onde ele poderia sempre voltar! Tenho imenso carinho pelo nome. Adoro nomes com pegada hispânica! Já Maria do Amparo não gosto nadinha - fica meio brega rs. Por causa do significado "proteção" tbm tenho carinho mais que especial pelo nome "Liv" e tenho achado interessante "Nikita", que significa "casa", "lar", mas não usaria este último, lembra a raça de cachorro akita rs. Amparo é um amor e junto com Rosário forma um lindo par de irmãs! Acho um mimo, tão terno e carinhoso!

    ResponderExcluir
  6. Eu me chamo Amparo e infelizmente sempre sofri bullying por causa do meu nome!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Maria do Amparo, normalmente chamam me Amparo ❤️.
    Adoro o meu nome,e identifico me muito com ele☺️
    Se eu atualmente pudesse escolher o meu nome...seria o mesmo...
    Maria do Amparo ❤️

    ResponderExcluir