domingo, 10 de abril de 2016

Berardo


Já posso praticamente adivinhar o que estão a pensar: que Berardo é uma variação de Bernardo, o que é legítimo, já que eu também pensava o mesmo. Mas não, enganam-se, Berardo e Bernardo têm o elemento inicial “Ber” em comum, mas basta a falta de uma letra no continuar do nome para o seu significado ser um pouco diferente.

Berardo é, na verdade, uma versão de Beraldo, nome com origem germânica que significa domador de urso. Este significado é bastante imponente, traz logo uma força especial ao nome. Num site, encontrei que Beraldo é um sobrenome que deriva de Berwald, depois latinizado para Beraldus. Há também uma versão medieval francesa, Bérard, que também gosto muito, e o nome italiano Berardi que significa filho de Berardo.

Este é um nome que é aceite em Portugal, mas que de longe, ainda não conquistou o coração dos portugueses, talvez pela existência de Bernardo, que é popular e que também gosto muito. Nem os brasileiros se renderam aos encantos de Berardo, em 2015, em São Paulo não houve registos deste nome, tal como em Portugal no mesmo ano.

A maior referência com este nome é Joe Berardo, empresado e conhecido colecionador de arte português. Inspirado em si, existe o Museu Coleção Berardo, atualmente instalado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. No entanto há algumas referências curiosas com um nome semelhante: Berardia é um nome de uma planta pertencente à família Asteraceae e poderia dar um belo nome feminino; Berardius é um género de baleias bicudas, existente no Pacífico Norte.

Penso que este seja um nome com potencial que não é aproveitado pelos lusófonos, e isso poderia mudar se, por exemplo, houvesse o nascimento de algum filho de um famoso com este nome. Berardo poderá ser, sem dúvida, utilizado no futuro.

Concordam comigo?


Fontes consultadas:
Família Beraldo, Wikipédia, Behind The Name, Dicionário de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IRN.

3 comentários:

  1. Ao ver o nome associei imediatamente à Beraldo. Desconhecia por completo a existência de Berardo, e apesar dele não fazer meu estilo, gostei do post e da forma como o nome foi apresentado.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto. E como adoro Bernardo acho que Berardo parece Bernardo mal dito/escrito.

    ResponderExcluir