quarta-feira, 20 de abril de 2016

Caleb


Caleb é um nome que vem me conquistando dia após dia. Gosto da sonoridade, do ar moderno, mas que ao mesmo tempo remete à épocas distantes e gosto, principalmente, do seu significado, ligado intimamente aos animais. Um nome forte mas que carrega muita doçura, assim é Caleb!

Relacionado com o hebraico כֶּלֶב (kelev) Caleb significa literalmente cão. Em algumas tradições, a relação de Caleb com o cão simboliza sua devoção fiel para com Deus. Uma teoria alternativa o liga ao hebraico כָּל (kal) que quer dizer inteiro, todos e coração, por extensão de todo coração. Caleb é um nome hebraico antigo que aparece pela primeira vez no livro do Êxodo. Caleb foi um dos israelitas que partiu com Moisés do Egito e juntamente com Josué, foi um dos únicos que viveu para ver a Terra Prometida. Ele foi um dos 12 espiões enviados por Moisés em uma missão de reconhecimento em Canaã. Apenas Caleb e Josué confiaram na aliança com Deus, os outros dez espiões disseram à Moisés que conquistar Canaã seria impossível. Deus recompensou os fiéis.

Demais grafias:

Variante: Kaleb (inglês).
Outras línguas: Calebe (grego bíblico); Kalev (hebraico bíblico); Calebe (bíblico latino)

Como um nome em inglês, Caleb entrou em uso após a Reforma Protestante. Era comum entre os puritanos, que o introduziram na América do Norte no século XVII. Nos Estados Unidos começou a ser usado em 1880 e desse ano até 1925 seus registros foram discretos, oscilou entre o top 500 a top 1000. Depois houve um grande período de hiato, quando o nome ficou esquecido e só voltou a ser usado em 1964. A partir dos anos 70 subiu a cada ano. Em 2014 ocupou a posição #35 do ranking norte-americano, onde é considerado um nome da moda. Também se sai muito bem no Canadá, quando no mesmo ano de 2014 foi posição #31. O destaque de Caleb se faz presente em outros países em seus rankings mais recentes: Inglaterra e País de Gales(#93); Austrália(#83); Nova Zelândia(#44); Irlanda do Norte(#34); Escócia(#65).

Na atualidade Caleb está chamando a atenção dos brasileiros, seus números, de acordo com dados da Arpen, foram os seguintes no estado de São Paulo: 233 registros da grafia Calebe; 166 para Kaleb; 109 para Caleb; 90(Kalleb) e 66(Kalebe). No site Baby Center Brasil Calebe, nessa grafia, ocupou a posição #64 em 2015. A escrita mais apreciada parece ser Calebe mas, em minha opinião, não tem o mesmo charme de Caleb (o b levemente pronunciado é que dá o diferencial!). 

Apesar de ser um nome admitido em Portugal (apenas a grafia Caleb é aceita), parece que os portugueses ainda não o descobriram, já que obteve apenas 1 registro em 2015 (a versão Kaleb também obteve 1 registro). ***Atualização: a partir de novembro de 2017 a grafia Calebe também foi autorizada em Portugal***

Os atores Jack Nicholson e Julianne Moore escolheram Caleb para nomear seus filhos.

Personalidades:
  • Caleb Atwater - historiador, arqueólogo e político americano;
  • Caleb Bradham - farmacêutico americano inventor da Pepsi-Cola;
  • Caleb Carr - autor americano;
  • Caleb Followill - vocalista e guitarrista da banda Kings of Leon;
  • Caleb Folan - jogador de futebol inglês;
  • Caleb Lewis - dramaturgo australiano;
  • Joseph Caleb Deschanel - cineasta franco-americano.

Quem me conhece sabe do meu amor pelos animais e, sendo assim, como ficar indiferente à Caleb? Associado à um animal tão amigo e leal, o nome ganha toques de ternura. Um par de irmãos Caleb e Noah (aquele que salva os animais do dilúvio), ficaria bem bonito! Sendo um nome internacional, acho que também combina com LiamCaleb e Nathan seria um dupla muito carismática! Caleb e Josué (ou Joshua, se preferirem) seria uma opção para aqueles que apreciam as histórias bíblicas. Termino esse post dizendo que Caleb seria uma escolha muito possível para mim!

E para vocês, Caleb seria uma escolha a se ponderar?


Fontes Consultadas:
Arpen/SP, Baby Center Brasil, Behind the Name, IRN Portugal, Nameberry, Wikipédia.

13 comentários:

  1. Que cãozinho/cadelinha amoroso/a :D

    Não gosto de Caleb.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Caleb, mas nunca usaria! Os pares ficaram muito bons e coerentes :)

    ResponderExcluir
  3. Já detestei mais, agora tolero. Pelo menos está escrito certo e é um nome legítimo.

    ResponderExcluir
  4. Na mesma linha, 3 dos nomes que tenho no meu top 10: Liam, Caleb e Nathan :) Adorei o post :)

    ResponderExcluir
  5. Se eu tiver um filho homem, com certeza colocarei o nome de Caleb. A muito tempo que tenho um amor por esse nome.

    ResponderExcluir
  6. Q acham do nome caleb miguel ? Meu neguinho nasce em janeiro 2019 e alg m chmou atencao nese nome ... Talvez por ser pouco comum ...

    ResponderExcluir
  7. O nome é lindo! alguem sabe dizer a raça desse cachorrinho da foto?

    ResponderExcluir
  8. O nome é lindo principalmente por que é Bíblico, colocaria no meu filho pois ele juntamente com Josué viram que pra Deus nada é impossível.

    ResponderExcluir
  9. Pois eu vi o nome calebe na bíblia e gostei e vou colocar no meu filhão.
    Vai ser Caleb com (b) mudo.
    Estou pouco me lixando pra quem não gosta ou acha feio.
    Já vi cada nome feio e estranho e sempre respeitei a opinião dos outros.

    ResponderExcluir