domingo, 3 de abril de 2016

Charlotte


Um nome monárquico, da realeza, com uma elegância pura. Me encanta muito, sempre achei especial (na pronúncia francesa, não na inglesa). Adorei desde o momento que vi, antes de viver o mundo onomástico. O que não acontece com a versão portuguesa, que já não me agrada do mesmo jeito.


Charlotte é a forma francesa, inglesa, alemã, sueca, norueguesa, dinamarquesa e holandesa de Carlota que é portuguesa e espanhola.

Diminutivo feminino francês de Charles. A partir do nome germânico Karl, que foi derivado de uma palavra germânica que significa homem ou homem livre. Mesmo o nome sendo feminino, o significado não altera de homem para mulher, infelizmente a palavra significa apenas isso. No entanto, uma teoria alternativa afirma que é derivado do elemento comum germânico hari que significa exército, guerreiro, neste caso o significado de Charlotte ganha o sentido de guerreira. Foi introduzido na Grã-Bretanha no século XVII. Uma portadora notável foi Charlotte Brontë (1816-1855), a mais velha das três irmãs Brontë e a autora de Jane Eyre e Villette.

Suas variantes são:
Charlize (africano), Carolina (alemão antigo, italiano, português, espanhol), Carla (catalão, italiano, português, espanhol), Karla (croata), Karolina (croata, húngaro, lituano, macedônio, polonês, esloveno), Karolína (checo), Karoliina, Lotta (finlandês), Karola (húngaro), Séarlait (irlandês), Carlotta, Carola (italiano).

No Brasil nunca foi popular. Não esteve em nenhum ranking do Babycenter, por ser incomum. No ranking da ARPEN-SP, também não obteve sequer um registro em 2014, apenas 18 em 2015, com certeza foi o efeito da princesinha Charlotte Elizabeth Diana. Em Portugal, no ano de 2014 foram registradas apenas duas e ambas com compostos, uma Charlotte Maria e a outra Charlotte Elaine. Em 2015, acredito que tenha sido por causa da princesa, também aumentou, foram 6 registros. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the Name, os entrevistados acham que:
76% muito bom, 96% feminino, 73% clássico, 59% maduro, 71% formal, 70% elegante, 72% natural, 78% maravilhoso, 51% forte, 82% refinado, 57% complexo, 65% sério. 

Personalidades famosas:
  • Charlotte Gainsbourg - atriz e cantora anglo-francesa. É filha do ator, compositor e cantor francês Serge Gainsbourg e da atriz Jane Birkin. Cresceu numa família ligada ao teatro e à música;
  • Charlotte Crosby - personalidade de TV;
  • Charlotte Rampling - atriz britânica. Sua carreira abrange mais de quatro décadas no cinema internacional, especialmente no britânico, americano, francês e italiano;
  • Charlotte McKinney - modelo americana;
  • Charlotte Aitchison - Mais conhecida como Charli XCX, é uma cantora e compositora nascida na Inglaterra. Aos 14 anos de idade, Charli começou a gravar seu álbum de estreia.
Série:
  • Charlotte - É uma série de anime japonesa produzida pelos estúdios P. A. Works e Aniplex e realizada por Yoshiyuki Asai.
Cidade:
  • Charlotte - É a cidade mais populosa do estado norte-americano da Carolina do Norte e a 17ª cidade mais populosa dos Estados Unidos. Localiza-se no Condado de Mecklenburg. Foi fundada em 20 de maio de 1775 e incorporada em 1768. Com o apelido de "Queen City" ("Cidade Rainha"), Charlotte e também o condado em que se encontra foram denominados em homenagem ao povo alemão através da Princesa Carlota (Charlotte) de Mecklenburg, que tinha se tornado rainha-consorte da Grã-Bretanha como esposa de Jorge (George) III do Reino Unido no ano anterior à fundação da cidade. O segundo apelido derivou de mais tarde no século XVIII. Durante a Guerra da Revolução Americana, o comandante da Grã-Bretanha general Carlos (Charles) Cornwallis ocupou a cidade mas foi mandado embora logo depois pelos cidadãos hostis, fazendo com que ele escrevesse que Charlotte era "a hornet's nest of rebellion," ("o ninho de vespas da rebelião"), dando a cidade o seu outro apelido de "The Hornet's Nest" ("O Ninho de Vespas"). A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Charlotte/Douglas.
O que acham de Charlotte?

12 comentários:

  1. Gosto :) Acho mais bonito do que Carlota.

    ResponderExcluir
  2. É lindo, mas não funciona aqui no RS

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Charlotte a Carlota! Muito mais. E é um nome muito bom para anglófonos :)

    ResponderExcluir
  4. Lindo, e também gosto mais do que de Carlota.

    ResponderExcluir
  5. Acho melhor que Carlota também, mas não me enche as medidas.
    Gostei muito da imagem :)

    ResponderExcluir
  6. Nome da minha filha mais velha. Acho lindo! Poderia pesquisar o nome da minha segunda filha, por favor: Muriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soraia, tudo bem? Que dupla mais adorável! Falaremos sim sobre Muriel, particularmente é um nome que me encanta! Assim que possível faremos o post, pode aguardar, gratos pela participação 😊

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  7. É um nome digno da realeza - inglesa! O Brasil por ser tão plural acaba por incorporar nomes de outras culturas com mta facilidade! Isso é um ponto muito positivo. Não me agrada muito a decomposição do nome "Char" e "Lotte", mas o conjunto é agradável. Lembro que no filme 'a princesa e o sapo' existia uma personagem com esse nome e era apelidada com "Lotte"...Poderia ser alvo de algum tipo de Bullying por aqui, tendo em vista que o povo é mto brincalhão...bom, eu acho lindo Charlize e por ser uma variação africana me encantou muito mais - e como se esquecer da Charlize Theron? Diva!

    ResponderExcluir
  8. Nome da minha filha Charlotte,e eu acho lindo

    ResponderExcluir