terça-feira, 26 de abril de 2016

Énio/Ênio


Um nome pouco comum, pouco ouvido, pouco conhecido. Até a sua origem é obscura, não se tem a certeza de onde virá, mas sabe-se que foi um nome transportado por famílias romanas muito poderosas nos tempos áureos do Império Romano!

É possível que Énio/Ênio derive do latim Ennius ou do grego Ainos, que significa elogio. Se assim for, o nome acaba por receber um significado bem aprazível. Contudo, séculos depois, a dúvida permanece e tudo o que podemos fazer é especular. Uma referência particularmente interessante, vinda diretamente do Império Romano, é Quintus Ennius, um poeta do século II a.C., considerado um dos fundadores da literatura latina! Uma outra referência importante também nos chega de Itália, mas é contemporânea: o maravilhoso compositor Ennio Monricone, que tem construído a sua obra junto da indústria cinematográfica. Recentemente, Ennio foi premiado com um Oscar em 2016 pela banda sonora de um filme de Quentin Tarantino, Os Oito Odiados!

Durante todo o século XX foram registados apenas 28 Énios em Portugal e hoje em dia o nome continua a assumir valores muito baixos, tendo sido registado apenas um em 2013, um Énio Carlos em 2014 e dois em 2015! No Estado de São Paulo, em 2015 também não foram encontrados registos de meninos com este nome, pelo que se pode considerar um nome muito raro entre a nossa cultura.

A relembrar que na Mitologia Grega, Énio/Ênio era o nome de uma deusa (sim, feminino) associada à Guerra, cuja correspondente romana seria Belona! Aqui poderíamos discutir se Énio/Ênio não poderia ser um nome feminino também, contudo, a tradição e o poder da cultura tratou de o tornar popularmente masculino ao longo dos séculos pelo que geraria confusão na nossa língua atribuí-lo a uma menina portuguesa ou brasileira.

Que acham de Énio/Ênio?

Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind The Name, IRN, NameBerry e SPIE.

9 comentários:

  1. No Brasil a grafia adotada é Ênio. Aqui tb é usado como nome masculino, mas fico na dúvida se ele tb é um nome feminino, afinal Ênio não é o nome de uma deusa grega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Patrícia! Tem razão, acrescentei as informações ao documento!

      Excluir
  2. achei interessante, mas feio :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feio ? por qué meu enio lindo amavel inteligente e uma Pessoa extrañamente generosa e boa ....

      Excluir
  3. Enio,gênio forte! Guerreiro sim! Carinhoso,amavel que quer ser independente!
    Meu pai me deu tal honra pelo capitão Ênio Pimentel da Silveira (de Ney)que só lado de Ustra e Fleury comandavam o Dips/Dops numa das fases mais dura do período ditador (fazia jus ao significado grego),entretanto reconheço como sendo personalidade forte que Deus predestinou a bem aventurança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc amigo Por esta razão que dei ao meu primogênito o nome de ENIO. É forte Guerreiro sim. Amável, carinhoso. Muito responsável. Obrigada.

      Excluir
    2. E um nome lindo

      Excluir