segunda-feira, 25 de abril de 2016

Liberdade


Como autoras/es e escritoras/es de um blogue não podíamos deixar passar este dia tão marcante para a história de Portugal e de toda a Europa.
Foi no dia 25 de Abril de 1974 - há precisamente 42 anos - que a Revolução dos Cravos veio pôr um fim ao regime ditatorial português e devolver ao país a liberdade que durante muitos anos se tinha perdido. É graças a essa liberdade que, entre tantas outras conquistas louváveis, hoje podemos ter este blogue e expressar a nossa sincera opinião sobre cada nome! 
Hoje celebramos esse dia. Mas não apenas nós! Em Itália, por coincidência, o "25 Aprile" também é feriado nacional e comemora a queda do fascismo italiano de 1945 ou, em linguagem mais comum, "o fim de uma história extremamente dramática". 

Porque a liberdade é um direito inquestionável e universal, faz todo o sentido que hoje, dia 25 de Abril, abordemos o nome LiberdadeAdoro nomes literais, como já devem saber, e fico especialmente feliz por poder escrever sobre este, que em tanta simplicidade carrega tanto simbolismo!

A palavra em latim para liberdade é libertas (que vem de liber, que significa livre) e é precisamente dela que surge o nome próprio Liberdade. Olhando para dados oficiais, onde a expressão deste nome é muito fraca, parece-me que não será errado concluir que se trata de um nome pouco usado em Portugal e no Brasil (já a versão internacional Liberty é muito mais comum). Procurei por mulheres portuguesas com este nome nos Registos Paroquiais da AATT (Associação dos Amigos da Torre do Tombo) e encontrei apenas o registo de um casamento que remonta ao ano de 1897 (entre um João Brito e uma Liberdade Joaquina!). 

Fico com pena que nos últimos anos não tenha nascido nenhuma menina portuguesa chamada Liberdade, mas ao mesmo tempo fico muito feliz por saber que em 2014 este nome entrou em dois compostos: Lília Liberdade (1) e Mariana Liberdade (1)! Confesso que fiquei encantada com Lília Liberdade; apesar da repetição evidente do som "li" achei o composto muito doce e cheio de ternura!

É difícil explicar tudo o que me atrai em Liberdade. Apesar de ser um literal "pesado", como costumo ler e ouvir, acho-o muito bonito, poético e com uma aura hippie, e por isso perfeitamente usável nos dias de hoje e futuros!

Termino com uma curiosidade: uma das personagens da banda desenhada Mafalda chama-se precisamente Liberdade! Uma menina pequena, esperta e muito querida! Aqui fica o momento em que a Mafalda e a Liberdade se conhecem:



O que acham de Liberdade


Fontes consultadas:
AATTArpen SPBehind The Name, Dicionário de Nomes PrópriosIRN, JPN (Jornalismo Porto Net), Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2012, 2013, 2014, 2015), Nomes e mais Nomes, Origem da PalavraSPIE.

6 comentários:

  1. Acho que é impossível desgostar completamente de Liberdade precisamente pelo simbolismo falado no texto. Ainda para mais, associado a este dia tão importante da história portuguesa. Parece que se criou o clima perfeito para elogiar o nome :) Acho liberdade tão válido como outro nome qualquer mas acho que é quase um "choque" porque foge muito das tendências modernas. Também o vejo como pesado, para ser sincera. E consigo imaginar uma realidade semelhante à da banda desenhada. Ainda assim, acho que é um nome com impacto e que só transmite coisas boas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, a palavra liberdade é linda e forte, mas acho que não cai muito bem como nome próprio, é realmente pesado. Já Liberty gosto muito, tem a leveza que Liberdade não tem, em minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. No meu top ! :) Acho lindo <3 e lembro-me sempre da pequena Liberdade, amiga da Mafalda :D

    ResponderExcluir
  4. Gosto, conheco uma Liberdade por acaso.:)

    ResponderExcluir