segunda-feira, 23 de maio de 2016

Alessandro

Alessandro Manfredini.

Os nomes italianos conquistam imensos lugares nas minhas listas de favoritos, e hoje, trago-vos um desses nomes de que gosto tanto: Alessandro. Longo, italiano (como já referi e é, sim, para mim, um ponto a favor), fácil de pronunciar e escrever e é conhecido internacionalmente! É daqueles nomes que considero perfeitos!

Alessandro é a variante italiana de Alexandre, nome que tem origem a partir do grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa repelirdefender ou proteger, unido ao vocábulo andrós, que quer dizer homem. Assim sendo, Alessandro significa protetor do homem, ou defensor da humanidade, ou ainda o que repele os inimigos.

Em Portugal obteve 7 registos em 2015. No estado de São Paulo, no mesmo ano obteve 189 registos, o que até é muito bom! Segundo o SPIE nasceram 2 Alessandros em 1973 em Portugal, apenas e só, de 1920 a 1980. Consultando o IBGE, descobri que a sua frequência no Brasil é de 148 702 pessoas! Mas, onde Alessandro é mesmo popular, é na Itália, está claro, sendo o segundo nome mais registado em 2014, contando com 6 904 registos!

As referências existentes para Alessandro, são imensas, isto por ser um nome conhecido internacionalmente, então decidi listar apenas algumas dessas:
  • Alessandro Volta – físico italiano, inventor da pilha elétrica;
  • Alessandro Manzoni – escritor italiano;
  • Alessandro Molon - político brasileiro;
  • Alessandro Nesta – treinador de futebol italiano;
  • Alessandro Nivola – ator estadunidense;
  • Alessandro Novelino – político e empresário brasileiro;
  • Alessandro Preziosi – ator italiano;
  • Alessandro Manfredini – modelo italiano – na foto.

As razões para utilizar Alessandro são mais que outras, mas apresento-vos aqui uma mais – o diminutivo Alesso, que adoro! Penso neste nome não só como sendo italiano, confesso, portanto, adorava conhecer um pequeno Alessandro lusófono que incentivasse esta minha ideia!

Gostam de Alessandro?


Fontes consultadas:
Istat, O Blog dos Nomes, SPIE, IBGE, IRN, Wikipédia, Público, ARPEN/SP.

5 comentários:

  1. Gosto muitíssimo, acho um nome muito charmoso! A foto combinou bastante com a imagem que o nome me transmite, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito mas com essa foto até acho charmoso. Charmoso como o homem da foto. :)

    ResponderExcluir
  3. não gosto, prefiro Alexandre ou mesmo Alexander

    ResponderExcluir