domingo, 15 de maio de 2016

Núria - Atendendo a Pedidos


Hoje, atendendo a pedidos, vamos voltar os olhos para Núria, nome que eu desconhecia até há pouco tempo e que considero muito intrigante.

Origem e significado:
É possível encontrar diferentes versões para a origem de Núria. Algumas fontes o associam a uma palavra hebraica cujo significado é sabedoria de Deus. Outros estudos, que falam de uma influência árabe na propagação desse nome, atribuem a ele o significado luminosa. Todavia, a versão mais difundida aponta para uma origem no basco e afirma que Núria quer dizer lugar entre colinas.

Popularidade:
A popularização de Núria como nome de pessoa está ligada a um título atribuído à Virgem Maria: La Mare de Déu de Núria, considerada a padroeira da fertilidade e dos esquiadores. O santuário onde se venera essa imagem está situado no Vall de Núria, um vale do Pirineu da Catalunha, da província de Girona.

Núria/Nuria conseguiu ultrapassar os limites da Catalunha e se popularizou em outras regiões da Espanha entre as décadas de 1960 e 1970. Hoje em dia, continua sendo usado em bebês espanhóis, como mostra a lista dos 100 nomes mais registrados em 2014 no país (a de 2015 ainda não está disponível).

Atravessando mais fronteiras, Núria também conquistou muitos admiradores em Portugal. Em 2015, a exemplo de 2014, garantiu presença no top 50 dos nomes mais registrados em terras lusitanas.

Por outro lado, no Brasil, Núria está longe de ser comum. Como disse no começo, eu mesma, até há pouco tempo, nunca tinha visto ou ouvido esse nome. Mesmo assim, segundo dados do Censo de 2010, há aproximadamente 1500 Núrias por aqui, sendo que a maioria delas nasceu na década de 1990. O estado de Goiás é o que apresenta a maior frequência.

Pessoas notórias que carregam o nome Núria/Nuria:
  • Nuria Bages, atriz mexicana;
  • Nuria Barrios, escritora espanhola;
  • Nuria Cabanillas, ex-ginasta espanhola, tricampeã mundial e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996;
  • Nuria Llagostera, tenista espanhola;
  • Núria Madruga, atriz portuguesa;
  • Nuria Roca, apresentadora de televisão espanhola.

Para finalizar, deixo aqui um resumo das qualidades de Núria, nome que passei a admirar mais conforme fui pesquisando para fazer este post: a sonoridade é marcante e se adéqua muito bem à nossa língua; tem uma história bonita; os significados atribuídos são muito interessantes; não é comum no Brasil e, mesmo estando no top 50 de Portugal, não chega a ser demasiadamente usado.

Vocês vêem qualidades em Núria?


Fontes consultadas:
Behind the Name, Euroresidentes, IBGE, INE, IRN, O Blog dos Nomes, Se Llamará, Wikipedia.

14 comentários:

  1. Sim, claro! É um bom nome(é parecido com Núbia, nome que gosto). O ar hispânico é um charme à mais

    ResponderExcluir
  2. Se não gostam do nome é só não colocar nos seus filhos Queridaaaaaas

    ResponderExcluir
  3. Acho este nome maravilhoso lindo tanto que botei em minha filha.o significado e muito bonito:iluminada amo este nome e hoja minha filha tem dez anos se chamando Núria

    ResponderExcluir
  4. Lindo nome mesmo! Se eu tivesse mais uma filha colocaria Núria

    ResponderExcluir
  5. Meu nome e Núryan, e adoro ser diferente

    ResponderExcluir
  6. Minha irmã se chama Núria, a outra Núzia e eu, Núbia. Rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Eu me chamo Núria e sou português e adoro o meu nome é diferente

    ResponderExcluir
  8. Eu me chamo Núria ,aqui na minha cidade sou a única ,e amo o meu nome , quem me deu esse nome.foi um freira que trabalhava no asilo ,aonde a minha família sempre ajudou . E adorei um comentário que li, é bem isso mesmo se não gosta não coloca tem vários nomes .

    ResponderExcluir
  9. Eu me chamo Núria e não gosto do meu nome 🖤

    ResponderExcluir
  10. ME CHAMO NURIA E AMO! SOU ILUMINADA POR DEUS !

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Núria, passei a gostar dele depois de descobrir o significado.e hj prefiro ele do que um nome comum!

    ResponderExcluir