quarta-feira, 11 de maio de 2016

Rudá


Muitos nomes da mitologia greco-romana são amplamente divulgados, conhecidos e admirados, mas o Brasil também tem uma rica mitologia, oriunda dos povos indígenas, que precisa ser divulgada! Rudá, um nome masculino notável e encantador, é um excelente representante do folclore nacional. Hoje venho falar sobre ele, o nosso Eros, o nosso Cupido, Rudá, o deus brasileiro do amor!

Todos os povos e civilizações possuem suas lendas e seus mitos, e não poderia ser diferente com os habitantes do Brasil antes da colonização. Havia entre as diversas tribos, muitos mitos, lendas e crenças. Rudá, na mitologia tupi, é o deus do amor. Segundo o importante autor e foclorista José Vieira Couto de Magalhães, Rudá é caracterizado como um guerreiro belo e gentil que mora nas nuvens. Encarregado de promover a perpetuação de todas as criaturas, desperta o amor no coração dos homens e, auxiliado por Cairé (a lua cheia) e Catiti (a lua nova), provoca saudades no amante ausente fazendo-o retornar para a tribo após suas peregrinações.

"No começo havia a escuridão. Então nasceu o sol, Guaraci. Um dia ele ficou cansado e precisou dormir. Quando fechou os olhos tudo ficou escuro. Para iluminar a escuridão enquanto dormia, ele criou a lua, Jaci, tão bonita que imediatamente apaixonou-se por ela. Mas, quando o sol abria os olhos para admirar a lua, tudo se iluminava e ela desaparecia. Guaraci criou então o amor, Rudá, seu mensageiro, que não conhecia luz ou escuridão. Dia e noite, Rudá podia dizer à lua o quanto o sol era apaixonado por ela. Guaraci criou também muitas estrelas, para que fizessem companhia a Jaci enquanto ela dormia. Assim nasceu o céu e todas as coisas que vivem lá"(adaptação da versão de Couto de Magalhães).

Poderíamos dizer que o significado do nome Rudá é amor ou, em uma forma mais elaborada, como nos mostra o Dicionário de Nomes Próprios, Rudá significa divindade do amor.

Ao contrário de nomes indígenas  populares como Cauã  ou Cauê por exemplo, Rudá é pouquíssimo usado entre os brasileiros, um nome raro, que os dados fornecidos pelo censo demográfico realizado pelo IBGE confirmam: entre o total da população brasileira apenas 418 rapazes se chamam Rudá. Os números de nascimentos por décadas foram os seguintes: em 1950 houve 24 registros, em 1980 receberam o nome Rudá 116 meninos, em 1990 os registros ficaram em 125 e nos anos 2000 Rudá foi registrado 103 vezes. A  maior concentração do nome é no Distrito Federal, seguido pelos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. Em 2015, no estado de São Paulo, Rudá obteve 4 registros. Esses números são pequenos, mas têm valor, pois as famílias que optaram por Rudá para nomear seus filhos contribuíram para a perpetuação das raízes do povo brasileiro.

Em Portugal Rudá não aparece na lista de nomes admitidos e não teve nenhum registro em 2015. Muito provavelmente é um nome desconhecido dos portugueses.

Personalidades:
  • Rudá de Andrade - (Rudá Porominare Galvão de Andrade) foi um cineasta e escritor filho de dois importantes escritores brasileiros: Oswald de Andrade e Patrícia Galvão(conhecida como Pagu). Poronominare também é um nome indígena e refere-se ao herói mitológico que vive na Bacia do Rio Negro e teria sido o primeiro ser humano criado, o fundador das civilizações;
  • Rudá Ricci - (Rudá Guedes Moisés Salerno Ricci) é um cientista político brasileiro. Mestre em Representação Sindical no Brasil pela Unicamp e doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. Diretor-geral do Instituto Cultiva em Minas Gerais.
Além de ser um nome importante para a preservação da cultura indígena, Rudá está intimamente ligado ao mais nobre dos sentimentos, o amor. Esses são fatores que engrandecem Rudá! Sua sonoridade marcante confere muita personalidade, é um nome de atitude, um nome que não passa em branco, dificilmente é esquecido. Ele me transmite intensidade e seu toque de excentricidade é um charme, pode despertar paixões!

Rudá conquistou seu coração?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Dicionário de Nomes Próprios, Fantastipedia, IBGE, Infoescola, IRN, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Rudá foi o nome que escolhi para meu filho , hoje com 28 anos ! Toda a lenda condiz com sua personalidade! Até a beleza fisica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito propenso a colocar o nome Rudá em meu filho, mas, me preocupa se não haverá Bullying ou irão confundir com Aruda ou algo parecido? houve algo parecido com você?

      Excluir
  2. É o nome que vou dar pro meu filho.

    ResponderExcluir
  3. Minha saudosa mãe, no início da década de 50, conhecendo crianças descendência indígena, no Planalto Gaúcho, resolveu me presentear com nome Rudá Luís!

    ResponderExcluir
  4. 👏👏👏👏 Meu nome 👏👏👏👏
    Rudá😍😍😍

    ResponderExcluir
  5. É um nome lindo, e é o nome do meu filho, o seu significado condiz com a personalidade dele, ele é lindo por dentro e por fora, super generoso, amoroso conquista todos que o conhece de forma natural.

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado pelo texto e o conteúdo! Gosto muito deste nome. Se um dia eu tiver um filho, ele se chamará Rudá.

    ResponderExcluir
  7. Érica Daiane Costa - Caatingueira do Salitre/Juazeiro/BA11 de novembro de 2021 às 10:09

    O nome do meu filho é Rudá. Hoje ele faz um ano e sete meses, gostei do nome quando li uma certa vez sobre o amor de Pagu e Oswald de Andrade. Gostaria de fazer uma correção no texto e em alguns comentários, o nome Rudá não faz parte do folclore nacional, nem de lendas, é um nome indígena, e os povos indígenas não são folclores, não são lendas, é parte da nossa história, são os verdadeiros donos das terras onde vivemos, são os povos originários do Brasil. Não dá mais pra seguirmos sem as pessoas entenderem isso, pelo amor de Tupã.

    ResponderExcluir
  8. O nome seu filho é Rudá, hoje com 30 anos. É um lindo nome.

    ResponderExcluir