segunda-feira, 6 de junho de 2016

Alice - Atendendo a Pedidos


Um nome que toca o meu coração. Assim é Alice. Tão doce, mas ao mesmo tempo forte, romântico, simples e cativante. Não consigo ficar indiferente à esse nome tão amoroso e carismático que dia após tem feito muitos pais e mães caírem de amores por ele também.

O nome Alice se origina do francês antigo Aalis, uma forma abreviada de Adelais, ela própria uma forma reduzida do nome germânico Adalheidis (Adelaide). Os elementos germânicos adal e heid significam, respectivamente, nobre e tipo, espécie. Dessa forma, o significado do nome Alice seria a de nobre linhagem, a de estirpe nobre. Tanto Alice quanto Adelaide foram estabelecidos na Idade Média. Assim como Alice, muitos outros nomes se originam de Adelaide, como por exemplo: Alaíde, Aline, Adelina/Adeline, Ada, Adela/Adele.

Na Inglaterra foi importado pelos normandos (povo medieval estabelecido no norte da França) se tornando muito popular na era vitoriana, quando seu uso aumentou consideravelmente após a rainha Victoria, em 1843,  nomear sua segunda filha como Alice (princesa Alice Maud Mary). Foi um nome muito popular entre a realeza e a nobreza de vários países.

A grande consagração que o tornou conhecido em todo mundo, sem dúvida aconteceu por causa da obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, lançada em 1865. A narrativa das aventuras da menina Alice num mundo fantástico originou um filme clássico de animação dos estúdios Disney. Lewis Carroll também escreveu Alice Através do Espelho, em 1871.  Recentemente Tim Burton dirigiu novas versões das histórias para o cinema.

Ao redor do mundo Alice tem tido grande destaque nos tops de países como Suécia (#2), Bélgica (#9), Itália (#10), França (#24), Inglaterra e País de Gales
(#25).  

No Brasil, de acordo com os dados do IBGE, teve um considerável destaque nos anos 40, mas foi a partir dos anos 2000 que atingiu seu esplendor popular: seus registros saltaram de 28. 688 nos anos 90 para 61.038! O estado onde apresenta a maior incidência é Alagoas. Ao todo, existem 191.430 mulheres chamadas Alice no Brasil, um número extremamente expressivo! Alice é um nome da moda entre os brasileiros, no ranking 2015 do site Baby Center Brasil ocupa a primeira colocação, desbancando Sophia, que reinava desde 2012. No estado de São Paulo, em 2015 obteve 9.821 registros, ocupando a quarta colocação entre os nomes femininos preferidos dos paulistas.

Em Portugal também caiu no gosto da população: em 2015 ocupou a posição #15 com 623 registros. Teve um aumento considerável em relação à 2014, quando foi registrado 461 vezes. Através dos dados do SPIE podemos observar que seu período de alta foi entre os anos de 1927 e 1933; a partir dos anos 70 foi decaindo bastante, mas assim como no Brasil, é um nome antigo que está sendo reavivado nos dias atuais. Esses foram alguns compostos com Alice registrados em Portugal no ano de 2014: Alice Maria, Alice Sofia, Alice Isabel, Alice Margarida e Alice Cristina.

Pode ser considerado um nome geográfico por nomear várias localidades e cito algumas: Alice em Dakota do Norte, África do Sul e Texas; Alice Springs na Austrália; Lago Alice, nome de dois lagos na Nova Zelândia; Alice Castello, na Itália.

Referências (como são inúmeras, preferi me focar entre pessoas públicas dos nossos países):
  • Alice Braga - atriz brasileira;
  • Alice Caymmi - cantora brasileira;
  • Alice Cruz - apresentadora portuguesa;
  • Alice Vieira - escritora e jornalista portuguesa;
  • Alice Wegmann - atriz brasileira.

Acho Alice um nome extremamente gracioso! Se mostra rejuvenescido atualmente, mas  sem perder o charme vintage, que nos  remete à beleza e ao romantismo de tempos antigos. Tem um ar muito meigo e aconchegante, é um nome querido. Se você não se importa com sua grande popularidade, é uma escolha a se considerar. 

Quais sentimentos o nome Alice lhes transmite?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Foi dos meus preferidos durante anos... mas infelizmente a sua extrema popularidade "estragou" o seu brilho.

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo e delicado, porém acho que está ficando um tanto quanto comum, eu mesma tenho uma prima chamada Maria Alice. Se não fosse sua demanda crescente eu até ponderaria em colocar numa filha minha, um dia.

    ResponderExcluir
  3. É isso tudo, Patrícia! É um nome muito bonito, muito agradável e elegante. Lembro-me de ser pequenina e dizer à minha mãe que adorava Alice e de ela me responder imediatamente que Alice era um nome de pessoa mais velha (era o nome de uma amiga dela, inclusive). Sempre tive queda para nomes mais antigos :) Hoje em dia continuo a gostar muito de Alice e fico contente por vê-lo nos tops, significa que é reconhecido. Lamentavelmente, estar nos tops também significa que há muitas crianças com esse nome e isso retira um pouco o brilho para mim, também!

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus preferidos. Adoraria usar em uma filha, mas a popularidade aqui no Brasil tira um pouco do brilho. Vou torcer para descer algumas posições rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Já adorei Alice. Agora simpatizo, a associação com a Alice no País das Maravilhas é o que ainda me faz gostar minimamente dele.

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei, adoro mesmo. A popularidade realmente é desanimadora mas continua afazer parte da minha lista de nomes a usar. Acho que é o único assim muito popular que ainda considero usar pois sinto por ele o mesmo que tu Patrícia :) Lindooooo....

    ResponderExcluir
  7. gosto de Alice, é um nome aceitável para mim. Não morro de amores por ele, mas vejo-lhe inúmeras qualidades :)

    ResponderExcluir
  8. Alice é um dos meus nomes favoritos. Se eu tiver um filha um dia, acho que ela vai se chamar Alice :) Também gosto bastante das variações desse nome: Alícia, Alyssa, Alison, Alessia, Alísia... tem vários hehe.

    Sou uma grande fã do clássico Alice no País das Maravilhas, mas confesso que nunca tinha arado para pesquisar mais a fundo o significado desse nome. Adorei o post! :)

    ResponderExcluir
  9. Alice Theodora, nome da minha filha :)

    ResponderExcluir
  10. Acho Alice um nome estremamente lindo ❤️ está na minha lista e a popularidade não me incomoda nenhum pouco,pois penso que se o nome é popular é porque é lindo!

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto, e por incrível que pareça, não conheço nenhuma, me surpreende ser tão popular. Mas ainda prefiro Alissa ou Clarice, acho mais delicados.

    ResponderExcluir

  12. Alice É o nome da minha irmã;)

    ResponderExcluir