sexta-feira, 17 de junho de 2016

Axel/Axl

Axl Rose

Axel/Axl significa meu pai traz a paz e/ou carroça ou carruagem. É um nome de origem escandinavo-germânica e surge na palavra nórdica öxull, no inglês antigo eaxl e do saxão antigo ahsa que significa carruagem, ou seja, o nome Axel/Axl seria associado à famílias cuja ocupação profissional seria a construção de carroças. Inicialmente, era utilizado como sobrenome/apelido, visto que antigamente as pessoas ficavam conhecidas pelas profissões (na altura ofícios) que exerciam.

No entanto, há fontes que sugerem que estes nomes seriam de origem dinamarquesa surgidos na época medieval sendo variações do nome Absalão, este por sua vez de origem hebraica e bíblico. Existem muitas outras variações com sonoridade semelhantes: Aksel, Ackley, Asiel, Aziel, Akil, Aisley e Achille. Em Portugal, no ano passado, nasceram seis meninos chamados Axel e no estado de São Paulo, no Brasil, sete. Em ambos os lugares, não houve nenhum registo de Axl.

Quando se pensa e se aborda o nome Axel/Axl é quase inevitável não nos recordarmos de Axl Rose. 
 Não encontrei muitas referências para Axel/Axl para além do mediático membro da banda hard rock Guns N’ Roses. 
 Os que consegui encontrar e que irei partilhar com vocês:
  • Axel Patricio Fernando Witteveen Pardo - cantor de nacionalidade argentina;
  • Axel - cantor português;
  • Axel Witsel - jogador de futebol. 

Pessoalmente, considero que o nome tem uma sonoridade meiga, doce e suave devido à terminação em -el/-l. Acho o nome fácil de decorar por ser curto e além disso tem a vantagem de ser um nome internacional. A grafia, para mim, também torna o nome bastante interessante.

Ana Carvalho.

Usariam Axel/Axl?

20 comentários:

  1. Não fazia ideia da origem do nome nem do seu significado, senti-me bastante informada com o texto. Quanto à grafia, prefiro Axel, sem comparação, gosto muito de nomes recheados de vogais, acho que é sempre positivo :) No entanto, nunca foi um nome que me atraisse e continua sem me cativar.

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome muito forte e marcante, gosto mas não usaria. Adorei a foto, amo o Axl Rose!

    ResponderExcluir
  3. acho giríssimo este nome ! Prefiro a grafia Axel, apesar de também gostar de Axl.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente perfeita à suas definições, já detinha um conhecimento bom deste nome bonito, mas agora agradeço a você por ter expendido esse conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. O nome do meu filho é axl cristhian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      É sério, quanto ao seu filho se chamar Axl ?

      Pergunto porque, o meu segundo filho vai nascer no final de dezembro ou começo de janeiro e estou querendo pôr o nome dele de Axl também. O cartório aceitou na boa?

      Excluir
  6. Aksel é o nome de um alpinista muito famoso na Noruega.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Axl Beringui
    E adoro meu nome, acho muito top
    Modéstia parte né

    ResponderExcluir
  8. O nome do meu filho é Axcel.
    Mas Deus o levou há 3meses .
    Como ele é lindo

    ResponderExcluir
  9. Procuro nome bonito e incomum gostei desse,É pequeno tem bom significado, bonito e pouca gente usa.

    ResponderExcluir
  10. Nome lindo! Vi em um filme hoje e vim procurar aqui se tinha o significado! No filme vi escrito Aksel e pronunciava do mesmo jeito que a escrita. A pronúncia de Axel/ Axl é a mesma que Aksel?

    ResponderExcluir
  11. Me lembra Axel Foley, o eterno Tira da Pesada!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é axel e acabei de conhecer um cara que tem meu nome .meu nome é por causa do rio do Torben Grael e Axel Grael , que se chamava Axel smith já falecido que tive o prazer de conhecer .

    ResponderExcluir
  13. vi em uma reportagem on diz que o primeiro nome do vocalista do "Guns N 'Roses", Axl Rose. Gíria para sexo oral porque "Axl Rose" rearranjado pode se tornar "Sexo Oral"

    ResponderExcluir
  14. O nome do meu filho e thayler Axel botei pra ficar parecido com o do pai que se chama Alex, dai uma pessoa mim falou que seria o nome de um cantor de rok, que que fui procurar e e verdade Axl rose,a diferença e só no na letra e! Pos meu filho tem.

    ResponderExcluir
  15. Meu Filhote também 😍💞 chama se Axell Waldecy Reeves lindo menino branco olhos azuis pensa num bebe lindo fofo alegre onde iria passear com Ele era um show hoje se encontra um rapaz lindo 😍💞 muito carinhoso faz desenhos automobilístico Ama a mãe dele me chama com muito Carinho Mãezinha e de uma educação carisma meu Axell meu Eterno Amor

    ResponderExcluir
  16. Queria colocar o nome do meu filho de Áxell com dois L , porém o cartório não aceitou, então ficou Áxel mesmo com um L só, mesmo assim sou apaixonada nesse nome 🥹😍😍

    ResponderExcluir