sábado, 18 de junho de 2016

Caíque


Chegar à origem e significado do nome Caíque pode parece muito simples à primeira vista, mas não é tão fácil. Popularmente identificado como um nome indígena, veremos com esse post que a história não é bem assim. Caíque é um daqueles nomes que "parece mas não é"! A grafia Kaique, mais usada na atualidade, também será abordada.

Usado como nome próprio apenas no Brasil, Caíque, na verdade, é uma antiga palavra proveniente da língua turca. Seu primeiro uso conhecido ocorreu entre meados de 1600 ao início de 1700. Caique é o termo usado para designar um pequeno barco tradicionalmente usado para pesca, feito de madeira, alimentado à vela e pintado de cores fortes e vibrantes. Também chamado de caiaque, nos dias atuais é usado em competições esportivas. Nasceu na Groelândia e existe desde tempos muito remotos. Servia de meio de pesca e trabalho para esquimós. Entre essa população era conhecido como barco de caçador".

Em muitos sites em português, Caíque aparece com o significado de aquele que desliza sobre as águas ou ave aquática e sua origem seria indígena. Mesmo não sendo sua origem mais precisa, acredito que essa associação de cunho popular ocorra porque os índios brasileiros também usavam esse tipo de embarcação e a relação com as águas faz sentido.

Mas como o nome de um objeto acabou se tornando um nome próprio?  A resposta é: no Brasil Caíque é usado como um apelido/alcunha para o nome composto Carlos Henrique. Seria o mesmo que Cadu para Carlos Eduardo. Nesse caso o significado do nome Caíque seria algo como homem que governa a casa. Na novela Alto Astral, exibida pela rede Globo entre 2014 a 2015, o protagonista interpretado pelo ator Sérgio Guizé se chamava Caíque, mas seu nome era Carlos Henrique (para saber mais clique aqui).

O responsável por popularizar Caíque como nome próprio foi o ator brasileiro Caíque Ferreira, nome artístico de Carlos Henrique Ferreira da Costa. Caíque Ferreira foi um ator muito famoso que teve seu período de auge nos anos 80. Faleceu precocemente, aos 39 anos em 1994. Com certeza muitas pessoas acreditavam que Caíque era seu nome real e não um diminutivo. Os dados do IBGE confirmam essa ideia: a partir dos anos 90 houve uma explosão em seu uso, já que seu número de registros  pulou de 651 para 17 742! Um salto tão grande geralmente acontece quando um nome é muito exposto na mídia e a fama de Caíque Ferreira pode ser a explicação. Os brasileiros adotaram Caíque: nos anos 2000 seus números subiram ainda mais: foram 31 836 registros. A frequência é de 50 346 brasileiros assim chamados. O estado onde ocorre a maior incidência é na Bahia, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Atualmente a grafia Kaique parece ser a mais apreciada: no estado de São Paulo, Kaique foi registrado 947 vezes enquanto Caíque apenas 44, uma diferença brutal. A versão sem acento teve mais sucesso, Caique foi registrado 160 vezes. As versões sem acento são mais requisitadas já que Kaíque obteve somente 33 registros. Os números de registros de outras grafias foram Kayque (193); Kayke (67); Kaike (65); Kayky (34); Kayk (25); Kaic (24). No top 100 do site Baby Center Brasil Kaique ocupou a posição #68 e conseguiu uma subida expressiva em relação à 2014. Caíque não figurou nesse ranking.

Em Portugal as versões sem acento Caique e Kaique constam como não admitidos na lista do IRN (houve os pedidos mas não foram aceitos), mesmo assim Caique conseguiu 1 registro em 2015 e a grafia Kayque também 1. Provavelmente pelo fato de não serem nomes admitidos, não aparecem na base de dados do SPIE. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 as grafias Caique, Kaique e Kayke passaram a ser autorizadas em Portugal***.

Caíque é também o nome de uma espécie de papagaios do gênero Pionites. São pequenos, com cauda curta e cores muito brilhantes. Podem ser encontrados na bacia Amazônica e regiões próximas.

Referências:
  • Caique Augusto - futebolista brasileiro;
  • Caique Botkay(Carlos Henrique de Sorocaba Botkay) - compositor e instrumentista brasileiro;
  • Caique Elias(Carlos Henrique Elias) - mestre de jiu-jitsu brasileiro;
  • Caíque Ferreira(Carlos Henrique Ferreira da Costa) - ator brasileiro;
  • Caíque Silva Rocha - futebolista brasileiro;
  • Kayke Moreno - futebolista brasileiro;
  • Kayky Brito - ator brasileiro.

Abraçado pelos brasileiros, Caíque transmite um conjunto de felicidade, energia e jovialidade que não poderia passar despercebido por um povo tão alegre e acolhedor. Despreocupadamente segue seu caminho como um dos nomes mais queridos do Brasil. Não sei se algum dia poderia ser popular em Portugal, mas fico na torcida para que seja pelo menos aprovado.

Quais suas considerações sobre Caíque?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Baby Center Brasil, IBGE, IRN, Merriam-Webster Dictionary, SPIE, Wikipedia, Wiktionary.

18 comentários:

  1. Gosto apenas como apelido.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Bom saber que você adora o meu nome, Luiza. Preciso confessar que o sentimento é recíproco. Para mim, Luiza é um nome muito lindo.

      Excluir
    2. Gente, achei muito interessante nao sabia dessas coisas, agora eu amo o meu nome kkkk

      Excluir
  3. Realmente Caíque não é usado em Portugal, ou melhor dizendo, por pais de nacionalidade portuguesa. E nunca me cruzei com nenhum. Se não fosse pelo Blog nunca teria pensado nesse nome. Acho que é agradável, jovial, tal como foi referido no texto. Acho que em Portugal seria também usável, visto que também existe uma tendência para gostarmos e usarmos alguns nomes que são bem mais apreciados no Brasil como a recente subida de Davi (nesta grafia) e a introdução/crescimento de Iara/Yara. :)

    ResponderExcluir
  4. Gosto da sonoridade, é um nome alegre.

    ResponderExcluir
  5. Gosto, mas no Brasil é um tanto comum. Prefiro a grafia Kaique.

    ResponderExcluir
  6. Eu é que agradeço sua visita e comentário Caique, obrigada. Gostei muito de pesquisar sobre seu nome, ele tem uma origem muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. É Por isso que eu me apaixonei por esse blog. Nunca imaginei que essa era a verdadeira história de Caique que é um nome bonito e que muitíssimo me agrada. Aliás sempre suspeitei da relação Caique/Caiaque e foi impossível não lembrar da propaganda do perfume Kaiak onde rapazes "deslizam" sobre as águas praticando rafting. Seria uma coincidência?

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto desse nome, não está no topo da minha lista de preferência, mas se eu tivesse dez filhos (heheh) talvez um deles tivesse esse nome, ou Cauã.

    Mas tem que escrever com acento, senão a pronúncia fica errada. Fica "cai-quê" em vez de "ca-í-que"

    ResponderExcluir
  9. Gosto de Caíque (prefiro nessa grafia), pensar que tem uma pegada indígena, o nome ganha mais pontos. Um nome jovial e alegre.

    ResponderExcluir
  10. "Caique" é um nome curto, forte e marcante, com uma sonoridade única que certamente chama a atenção, traz consigo um significado profundo relacionado à água e à cultura brasileira. Além disso, o nome é único e facilmente reconhecível, o que pode tornar seu portador especial e memorável. Escolher o nome "Caique" pode ser uma ótima opção para pais que buscam um nome original e cheio de significado para seu filho. Primeiro comentário de 2023 uhuu

    ResponderExcluir
  11. É o nome mais lindo do mundooooo!!!

    ResponderExcluir
  12. colocar num filho um nome que, na verdade, é apelido é o cúmulo do mau gosto. Retrato do analfabetismo crônico da sociedade brasileira

    ResponderExcluir