quarta-feira, 15 de junho de 2016

Constança


Constança é um nome de origem latina que significa constanteperseverante. É uma variante do nome Constância que há muito tempo faz parte do quotidiano dos portugueses sendo que há registos deste nome datados do século XIII e XIV na forma Costança.

Sempre que penso neste nome lembro-me da história de D. Pedro e Inês de Castro, pois antes de D. Pedro se encantar por D. Inês e ter vivido com esta um romance arrebatador, ele foi comprometido e inclusive casado com D. Constança Manuel com a qual teve 3 filhos: Luís, Maria e Fernando. Apesar do fim de D. Constança, nesta história, ser trágico, visto que, morreu ao dar à luz o terceiro filho, eu considero-o um nome muito bonito, delicado e ao mesmo tempo forte.

Constança é um nome antigo, clássico e monárquico. Com tendência a ser cada vez mais utilizado, em 2015 nasceram 483 meninas com este nome, colocando-o na 23ª posição do ranking nacional. No Brasil foram registadas 382 meninas com este nome em São Paulo, colocando-o na 9 120 posição.

O nome Constança pode resultar num diminutivo que eu adoro - Sansa. Desde que comecei a ver Games of Thrones e fiquei fã da série que o nome Sansa me despertou interesse e apesar de achar que Sansa tenha imensa potencialidade nos dias de hoje em que as apostas vão para nomes curtos e internacionais, não deixo de achar amoroso imaginar uma Sansa como diminutivo de Constança.

Acho pertinente mencionar que Luíza Diener, a mãe de 3 adoráveis crianças e administradora do Blog Potencial Gestante tem uma Constança que trata carinhosamente por SansaConcha também pode ser uma ótima alterativa como diminutivo para quem gosta de nomes literais.

Variantes do nome Constança:
Constance/Connie (inglês), Constance (francês), Constanze/Konstanze (alemão), Constantia (romano), Konstancja (polaco), Constanța (romeno), Constanza (espanhol).

Personalidades:
  • Constança Manuel - nobre castelhana, rainha de Leão e Castela, casada com D. Pedro, mãe de D. Fernando, Rei de Portugal;
  • Constança de Castela - rainha da França, segunda mulher de D. Luís VII;
  • Constança de Aragão - infanta de Aragão e rainha de Sícilia;
  • Constance Lloyd - mulher de Oscar Wilde;
  • Constanze Weber - mulher de Wolfgang Amadeus Mozart;
  • Constance-Marie Charpentier - pintora francesa; 
  • Constance Marie Theis - poeta francesa; 
  • Constance Bennet - atriz americana;
  • Constança Cunha e Sá - jornalista e comentadora portuguesa; 

Ana Carvalho.

O que pensam do nome Constança?

13 comentários:

  1. Vi muitos nomes diferentes aqui, mas não vi o da minha bebê que nascerá em Agosto: Gianna. Ainda estamos lançando tendência XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora,

      É verdade. Ainda não temos Gianna nas publicações mas estamos a trabalhar nele e será publicado em breve! E muitos parabéns pela bebé! Felicidades!

      Excluir
  2. Gosto mesmo muito de Constança, acho-o realmente muito aristocrático! Reconheço-lhe todas as características que foram mencionadas no texto e não ponho de parte a possibilidade de o vir a considerar no futuro! :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito também! E tem a vantagem de não ser popular... gosto também da variante italiana Constanza e do apelido Connie (acho muito meigo e simpático).

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha associado Sansa a Constança, mas gostei. Conheço três irmãs: Maria, Constança & Sancha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho! Encontrei o nome dos meus filhos Lavínia e Artur, só não tem Heitor que é do meu filho caçula. E acredita que coloquei o nome da minha filha por causa da atriz como você mencionou, eu era apaixonada pela elegância dela na novela Mulheres apaixonada,novamente parabéns por sua dedicação!

    ResponderExcluir
  6. Constança é muito elegante!

    ResponderExcluir
  7. Não está entre os meus nomes preferidos, mas reconheço seu valor. Simpatizo com Constanza e Constance.

    ResponderExcluir
  8. Já gostei mais, mas acho um bom nome.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Olá, Lucas Emiliano! Pessoalmente não gostei do composto Branca Constança porque há sons que se repetem e chocam: BranCA CONstança, os sons "ca" e "con" chocam e soa-me mal; além disso também se repete o som "an", BrANca ConstANça, ainda por cima terminam ambos em "a" e com um "c" no meio ("anca" "ança").

      Constança Branca soa-me melhor porque pelo menos o primeiro tópico já não acontece (os C não chocam e flui melhor).

      Excluir