quarta-feira, 8 de junho de 2016

Elisabete - Atendendo a Pedidos


Atualmente afastado das escolhas das famílias para as suas crianças nascidas em 2016, Elisabete é um nome de grande importância para a sociedade atual. Porquê? Porque é um nome-base, é uma grande fonte de onde jorram imensos nomes contemporâneos, muitos deles bem populares entre nós!

Na sua origem, Elisabete é um nome hebraico, Elisheva, que significa Deus é o meu juramento, ou, conforme avança o Behind The Name, Deus é a minha abundância. No fundo, Elisabete traduz alguém comprometida a Deus, à totalidade da vida e mesmo sendo um nome imensamente ligado à religião é possível entender este significado como meramente espiritual, mesmo que não religioso. Pelo menos, acredito que é uma interpretação possível e talvez mais apelativa à generalidade das pessoas. Da Bíblia, chegam-nos Elisabete, mulher de Aarão, e Elisabete, mãe de São João Baptista, prima de Maria. Se está a estranhar o nome neste contexto é porque na maior parte das vezes este nome é traduzido como Isabel, até porque Isabel é uma das muitas variações deste nome e das mais clássicas e populares também.

Elisabete deu origem a Isabel, que por sua vez foi elaborado para várias formas como Isabela ou Isabeline, ou diminuído para Isa ou Bela que hoje são também usados como nomes próprios. Elisabete também deu origem aos diminutivos Beta, Ella, Elis, Elisa, Elsa, Lisa, Lisete ou Liz que também se tornaram nomes próprios. Por elaboração também deu origem a nomes como Betina e existe a probabilidade de estar na origem de nomes como Liana, Lília ou Liliana. Também está na origem da aglutinação criativa de alguns nomes como Jolissa e Juelissa (como foi o caso da leitora que nos contactou), que combinam ambos os elementos Jo e Lisa (inspirados em João/Joana e Elisabete). O significado desta aglutinação acaba por ser muito circular: Deus é o meu juramento + agraciado por Deus. Numa interpretação literal, aquela que abraçou Deus e por Ele foi abençoada.

No entanto, como comecei por referir, apesar de ser um nome tão rico que potenciou outros tão bonitos, Elisabete já não é considerado uma nome contemporâneo, moderno e, por isso mesmo já não é muito usado em bebés portuguesas e brasileiras. De acordo com os dados do IRN, em 2013 foram registadas 8 em Portugal, 7 em 2014 e 8 em 2015. No Brasil, no Estado de São Paulo em 2015 foram registadas também apenas 8 meninas. Como podemos constatar, é um nome de uso cada vez menor, sobretudo se tivermos em conta o seu uso em décadas anteriores em Portugal (década de 70) e Brasil (década de 60). Mas ao contrário de nomes como Isabel, Elisabete não pode ser considerado um nome clássico entre nós, quanto muito seria datado, por estar muito ligado às pessoas nascidas nas décadas citadas.

Por outro lado, no estrangeiro, sobretudo em países de língua inglesa, Elizabeth parece ser um clássico incomparável que cai que nem uma luva nos compostos e foi, inclusive, utilizado recentemente no composto da Princesa de Cambridge nascida em 2015: Charlotte Elizabeth Diana. É de fazer notar a ligação de Elizabeth à aristocracia uma vez que foi o nome de várias monarcas europeias, a saber, Rainhas de Inglaterra, França, Bélgica, Espanha, Áustria e uma Imperatriz da Rússia.

Em português, o nome parece não ter tanto brilho (pelo menos, tanto uso), quiçá pela terminação pouco comum e talvez pouco atrativa para as tendências modernas. Ainda assim, é muito agradável e tem a si associado uma grande diva do cinema, que se eternizou na pele de Cleópatra, a bonita e mítica Elizabeth Taylor.

Feita a reflexão sobre o nome, qual é a vossa opinião sobre Elisabete?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

12 comentários:

  1. Adoro! Usaria com toda certeza. Apenas o apelido Bete não me agrada nada, mas Liz seria excelente alternativa. É um nome que preenche todos os meus requisitos :)

    ResponderExcluir
  2. Este é daqueles nomes que considero que a sua versão inglesa lhe dá 10 a 0. Acho Elizabeth bastante superior, não consigo encontrar requinte algum em Elisabete.

    ResponderExcluir
  3. Demasiado datado... não consigo gostar
    .

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de Elisabete e nem de Elizabeth(acho ambos muito datados), mas acho que o último ganha pontos por causa da grafia.

    ResponderExcluir
  5. Acho lindíssimo. Prefiro a grafia Elizabeth mas as duas são bonitas!

    ResponderExcluir
  6. não gosto de Elisabete, mas adoro Elisa ! :)

    ResponderExcluir
  7. eu acho um nome meio mágico pelo fato de ser base de origem de tantos outros: Elis, Eliza, Lis, etc... (gosto de todos) Acho um nome pomposo, chique. a versão Elizabeth é muito melhor. o diminutivo Lilibeth é muito angelical e doce.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho muito linda por que mim chamo assim e a origem dele é muito tocante e gosto muito elis e perfeito pra mim

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Elisabete e ñ gosto do nome, principalmente de Bete.

    ResponderExcluir
  10. Por favor,faz um blog com o nome Elizângela, e um nome muito lindo,mas e muito desprezado,conto com sua compreensao

    ResponderExcluir
  11. Sou mais uma Bete... Conheço muitas mais... Todas têm mais de 40 anos... Não amo o nome mas adoraria que voltasse a entrar na moda.

    ResponderExcluir
  12. Antes eu gostava,agora nem tanto. Faz um post sobre o nome Elisângela.

    ResponderExcluir