quarta-feira, 29 de junho de 2016

Harper

Harper Seven Beckham & David.

Harper é um daqueles nomes femininos dos quais usaria, sem quaisquer dúvidas, se vivesse e fosse originário de países anglófonos. Tem tudo o que aprecio num nome feminino: distinção, pela sua inicial incomum, sonoridade bastante agradável e fluída, e para além disso, transmite-me uma imagem muito pura e musical. O seu único senão é mesmo é a sua inviabilidade na língua portuguesa. Há até quem goste e prefira a "versão" Harpa, porém, acho literal demais para mim.

Este nome deriva do sobrenome inglês que originalmente se dava a um tocador de harpa, ou então, ao seu artesão. Como Harper se trata de um nome feminino, o seu significado varia entre tocadora de harpa e aquela que fabrica harpas. Admito (e penso que concordam comigo) que o primeiro significado é muito mais poético, bonito e, claro, sonoro.

Este é um nome que está claramente a ficar popular em todo o mundo, tanto que, mesmo parecendo estrangeiro demais tanto em Portugal (nem consta na lista do IRN) como no Brasil, no ano passado ainda conseguiu dois registos no estado de São Paulo, assim como em Portugal.

Creio que a mudança drástica de popularidade de Harper no mundo se deve muito ao facto de muitos famosos o terem usado nas suas filhas, entre eles Ali Wentworth e George Stephanopoulis, Lisa MariePresley, Dave Grohl, Martie Maguire, Tiffani Thiessen, Bill Hader, Neil Patrick Harris, e os Beckhams. E principalmente depois desta, Harper Seven, filha de Victoria & David Beckham, nascer, este nome tornou-se ainda mais popular.

Apesar de muita gente o considerar um nome exclusivamente feminino, o cantor e músico Paul Simon em 1972 usou-o no seu filho Harper Simon (atualmente também músico como o pai) lançando assim este nome como unissexo, e, hoje em dia, nos Estados Unidos, encontra-se na posição #722 no ranking masculino. No entanto, a diferença é abismal no que toca a popularidade do género oposto, pois Harper entrou pela primeira vez no Top 10 em 2015, ocupando a 10ª posição, e está a entrar cada vez mais nos topos dos rankings de outros países.

A maior referência cultural foi a sua primórdia: a escritora Harper Lee, nascida Nelle Harper Lee nos EUA em 1926, autora de vários livros de sucesso, entre eleso seu best-seller To Kill a Mockingbird. Levou este (até então) sobrenome ao conhecimento da população norte-americana em geral como nome próprio feminino.

Harper poderá também ser reconhecido pelos portugueses por ser uma marca de calçado 100% lusa. Em suma, um nome perfeito para um residente em países de língua inglesa, se este não se preocupar com a popularidade, claro esta. Para nós, não é assim tão bom pela dificuldade de outros a pronunciarem-no, mas se isso para alguém não é problema, só incentivo o seu uso!

Usariam Harper?


Fontes consultadas:
nameberry, Público, Behind The Name, ARPEN/SP, IRN, Wikipédia, HARPER calçado.

4 comentários:

  1. Não usaria justamente pela dificuldade de pronúncia por falantes do português. Fora isso, acho Harper um nome muito mimoso e delicadinho, gosto!

    ResponderExcluir
  2. Acho que já gostei mais. Mas acho Harper mais bonito do que Harpa.

    ResponderExcluir
  3. Para nós de língua portuguesa, acho que Lira ou Melodia, que tbm são literais são uma ótima opção! Harper na hora de pronunciar é meio complicado. Existem nomes que combinam com a língua mãe daquele país de origem..a transposição para um outro país, justamente por questão de pronúncia e fala não se encaixam muito bem.

    ResponderExcluir