quarta-feira, 1 de junho de 2016

Helena & Elena


Nomes mitológicos têm-me conquistado ultimamente e alguns tiveram mesmo entrada direta para a minha lista dos preferidos. Assim é com Helena & Elena, que derivam do grego através de Helene e significam tocha. Podem estar ainda relacionados com Selene, também de origem grega, e significarem lua. De uma maneira ou de outra, não há dúvida de que têm um significado luminoso e brilhante. Literalmente! 

Tendo o mesmo significado, a única coisa que distingue a realidade destas duas variantes é precisamente a letrinha inicial. Nos nossos países (Portugal e Brasil) Helena é muito mais usado, o que é perfeitamente compreensível, já que é um nome intemporal e cheio de tradição. Um clássico, portanto! Elena, pelo contrário, é menos usado, não é um clássico nem é tradicional. 

Para ficarem com uma ideia mais clara desta discrepância, no ano passado, em Portugal, nasceram 169 Helena's, o que colocou o nome na 49ª posição do ranking, contra 23 Elena's, que não entrou no Top 100. No Brasil, no Estado de São Paulo e no mesmo ano, nasceram 4380 Helena's, tendo o nome ficado na 9ª posição! Elena teve 131 registos.

Pessoalmente não consigo fazer uma escolha entre as duas versões, ou mesmo que consiga nunca vai ser definitiva, porque cada uma me fascina à sua maneira. Ambas me transmitem beleza, elegância, doçura mas para mim Helena tem a vantagem de ser um clássico, enquanto que Elena ganha por me parecer mais fresco. Há quem se decida pelo critério da internacionalidade, escolhendo aquele que lhe parecer mais universal, mas sobre este aspecto é importante esclarecer o seguinte: ambas as variantes são universais, e não apenas Elena, como muitos pensam e eu própria pensava antes de pesquisar para esta publicação! Só para dar alguns exemplos, Helena faz parte dos Tops 100 da Áustria (34º), da Croácia (35º), da Islândia (35º), da Polónia (36º), da Bélgica (59º), da Catalunha (66º) e da República Checa (74º).

Tenho a confessar que até há pouco tempo não gostava muito de Helena, achava-o chato e pesado em comparação com Elena que me parecia mais alegre e jovial. O único contacto que tinha com a variante clássica era através de pessoas mais velhas (uma delas a minha mãe), e por isso não via frescura no nome. Apesar disso a minha perspectiva alterou-se justamente quando comecei a associar Helena à mitologia grega e ainda a raparigas mais novas que entretanto fui conhecendo (uma delas próxima da minha família, que, engraçado, era para ter sido Elena, sem H!).

As opiniões dividem-se, mas de uma coisa tenho a certeza, tanto Helena como Elena farão qualquer família e respectiva criança felizes!

O que acham deste nome? Que grafia preferem? 



Fontes consultadas:
Arpen SP, Behind The Name, IBGE, Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2012, 2013, 2014 e 2015), Nomes e mais Nomes, O Blog dos NomesSPIE

27 comentários:

  1. Olá. Vocês sabem alguma coisa sobre o meu nome: Juelisa?
    No meu caso é uma junção do nome do meu pai, Juares e da minha mãe, Elisabete. Gostaria de saber o significado dele. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha contactado com Juelisa, já fiquei curiosa! Obrigada pela sugestão, vamos publicar sobre o seu nome o mais depressa possível! :)

      Excluir
  2. Helena é um clássico, ganha pontos por isso. De resto é um nome pelo qual nunca senti interesse, nem mesmo com a Helena da mitologia grega. Sei que muita gente detesta, mas acho o diminutivo Lena muito querido. Entre Helena e Elena, fico-me pelo clássico, tem mais brilho.
    Já agora, gostei da foto, acho que deu realmente um ar fresco a Helena/Elena, muito agradável.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Ele na mas acho um nome sem muita graça, não gosto.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Elena, se bem que não é dos meus nomes favoritos.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo e ne transmite uma elegância suave, não é nada sisudo. Prefiro mil vezes a grafia Helena, acho mais imponente. Elena sempre me passa a ideia de que está faltando algo.

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por Helena... uma pena estar sendo tão comum! :(
    Podiam falar mais sobre os nomes clássicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora, temos um espaço reservado no blog com a tag NomesIntemporais/NomesAtemporais que abrange os nomes clássicos. Clicando nesse link encontrará muitos posts com nomes nesse estilo.

      Excluir
  7. simpatizo com Helena, mas não me fascina..

    ResponderExcluir
  8. Escolhi Elena para minha filha, mas pode tirar uma dúvida? Em lugares que o idioma usado é espanhol ainda assim pode usar ambos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nádia :) Helena é um nome muito internacional, tal como Elena, e também se usa em Espanha e na Catalunha, por exemplo.

      Excluir
  9. Agradeço, pq tem gente q diz q parece erro de português. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  10. Como a popularidade afeta as preferências, não é mesmo? Helena é um deles, um belo clássico internacional sem dúvida, mas como me vejo rodeada dele, a mágica perde um pouco do brilho... comigo acontece assim. Prefiro com H, sem H parece que falta alguma coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que agora em 2018 ficará em primeiro lugar... só nasce Helena. rs

      Excluir
    2. Sou Elena sem H e amo que seja assim

      Excluir
  11. A escrita em grego na verdade é Eλέν, ou seja, usa-se a letra do alfabeto grego Episilon (E). Considero mais parecido com a letra E. Além disso, acho mais bonito o nome Elena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Tenho uma Elena e amooooooo o nome sem o H 😊

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse nome! Uma pena estar tão em alta! Helena, Milena, Serena, Selena, Madalena são todos uns amores!!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de fazer um pedido para um post sobre a versão masculino, Heleno

    ResponderExcluir
  15. Nunca gostei desse nome, pra mim falta sal em Helena, é um dos nomes femininos que eu menos vejo graça, só perde pra Isabella e Laura. Mas prefiro na grafia Helena.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Pois Eu Sou Apaixonada por me Chamar Elena. Agradeço Muito Pela Escolha que Meus Pais Fizeram.

      Excluir
  17. O que não foi dito é que dependendo do país a grafia muda. No alfabeto italiano por exemplo, não existe a letra H portanto é Elena sem H.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Elena,eu sempre acreditei que foi um erro do cartório, pouca leitura antigamente. Meus professores pediam para levar o registro de nascimento por eu me chamar Elena sem H

    ResponderExcluir