sexta-feira, 10 de junho de 2016

Indie


É inegável para toda a gente que a cultura hippie nos deixa curiosos, ainda mais se forem fãs de onomástica, como eu sou, pois ficam sempre encantados com a escolha de nomes para os seus bebés. O nome que hoje abordo, Indie, tem aos olhos de todos, uma certa hippie vibe, o que me apraz mesmo muito!

Indie é um nome unissexo com duas origens: ou é uma variante de Indy, nome masculino diminutivo de Indiana, que por sua vez é um nome geográfico – referindo-se ao estado americano - que significa terra dos índios; ou é um nome literal inglês, sendo a palavra indie um diminutivo para independente, tipicamente referindo-se a algo fora do comum que foi independentemente produzido ou criado.

Este é um nome mesmo muito raro em Portugal e no Brasil, sendo que não existem quaisquer registos nas listas disponíveis. Apenas nos EUA se consegue algo: Indie, no feminino, ocupa a posição #1240 no ranking, e no masculino é bem mais raro, ocupando a posição #7277, ambos em 2015. Porém acho que tem tudo para ser um trend name, tanto nos EUA, como em Portugal e no Brasil.

Creio que a maior referência que se pode apresentar para Indie é mesmo o "estilo musical": O termo entrou em uso no início da década de 1980, quando muitos músicos e produtores atuaram independentemente para entrar na indústria comercial, designando um género musical geralmente associado ao punk rock, rock e pop, com origem no Reino Unido e crescimento nos Estados Unidos. Por exemplo, indie rock é um neologismo para as bandas que tocam o estilo rock e não possuem contratos, mas distribuem seus CDs independentemente; Alguns artistas indie: Lana del Rey, Florence and the Machine, Artic Monkeys, Radiohead, etc.

Partindo da referência nacional IndieLisboa, que é o festival internacional de cinema independente, posso então afirmar que não é um termo difícil de pronunciar é apenas ín-di. É bem fácil, sonoro, marcante, curto, suave, atraente e na minha opinião resulta muitíssimo bem como nome próprio! Adorava conhecer uma criança chamada Indie!

Qual a vossa opinião sobre Indie?


Fontes consultadas:
Behind The Name, Baby Center, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Acho interessante por estar associado à cultura, mas realmente tem muito ar de diminutivo. E será sempre o diminutivo carinhoso do Indiana Jones :D Para Portugal e Brasil acho Índia mais viável. :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, nunca tinha pensado em Indie como nome próprio. Achei intetessante, tem um ar bem hippie mesmo.

    ResponderExcluir
  3. acho sempre estes nomes giros, nem que seja pela diferença :)

    ResponderExcluir
  4. Achei legal o nome! Adoraria ver uma menina com esse nome! Indie e Índigo formaria um belo par! Amei o texto :)

    ResponderExcluir
  5. Cara eu gosto MT do estilo musical indie, gosto de Indie rock, Indie alternativo
    Mas para nome kkk gostei n

    ResponderExcluir