sábado, 4 de junho de 2016

Isolda


Isolda, a lendária princesa irlandesa que amou perdidamente um guerreiro da antiga Cornualha durante tempos de guerra entre os dois reinos. É uma história de amor, é uma história de (im)possíveis, é uma história de esperanças e conquistas. Tristão e Isolda. É assim que o mundo os recorda.

Ao longo dos séculos, desde a Idade Média, a sua história tem vindo a ser contada dia após dia, noite após noite, à roda das fogueiras em noites de inverno, em dias quentes com brisas de verão. Tem sido recontada também ao longo dos séculos através de livros, pinturas, óperas (Wagner, 1895), filmes… E para recuperar essa magia, decidi, antes de redigir esta publicação, rever o filme de 2006 para me inspirar. Acredito que temos de tornar as nossas publicações o mais especiais possível, não só para o leitor mas para nós mesmos, por isso, ontem, fui recordar uma das muitas versões desta lenda que se acredita ter inspirado duas outras histórias de amor muito conhecidas: a história de Lancelot & Guinevere e a história de Romeu & Julieta.

Isolda é, por tudo isto, um nome ultrarromântico, artístico e muito inspirador. Mas, infelizmente, nem por isso tem sido um nome muito apreciado pelas nossas populações. De acordo com os dados do SPIE, entre 1920 e 1980 foram registadas em Portugal apenas 17 mulheres com este nome, ao passo que no Brasil, de acordo com os Censos de 2010 existem atualmente cerca de 2000 pessoas com este nome, sendo que foi mais usado na década de 60 e a partir de então tem vindo a desaparecer. Nos nossos dias, Isolda está bem afastada dos tops nacionais, não tendo sido registado uma única vez nos últimos 3 anos em Portugal, nem uma única vez no Estado de São Paulo em 2015. O nome está claramente a atravessar uma crise e só o tempo ditará o seu destino.

Entretanto, consigo apontar vários aspetos positivos que o podem fazer repensar a sua opinião sobre Isolda, nomeadamente ser um nome com vínculos à literatura, cinema e música, não apenas pela referência à mítica Isolda, mas também pela referência à brasileira Isolda Bourdot, que compôs um sem-número de músicas que todos nós vamos conhecendo, a título de exemplo o trecho: "Você foi o maior dos meus casos, de todos os abraços o que eu nunca esqueci”. Traz-lhe alguma recordação? :)

A origem do nome é incerta mas especula-se que seja celta, com Ana Belo (1997) a avançar uma explicação através da qual Isolda evoluiu do gaulês Eysellt, que significa a justa. Outros advogam derivar-se do celta seullt que estaria associado a algo como bonita de se ver. O Behind the Name também avança com a possibilidade de Isolda advir do germânico e aglomerar os elementos is (gelo, ferro) e hild (batalha).

Posto isto, qual é a vossa opinião sobre Isolda?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal Nomes Próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, O Blog da Isolda, SPIE, Tristão e Isolda (2006), Wikipedia (Tristão e Isolda).

13 comentários:

  1. Acho interessante, elegante, mas não consigo não pensar em "isola".

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, me senti transportada para o universo romântico de Isolda. Não é um nome que que me cativa tanto, mas a lembrança de Tristão e Isolda confere um brilho especial.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, gosto muito de Isolda. Acho Isolda e Dulcineia um optimo para por exemplo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que giro :) Nunca tinha pensado, ficam bem juntos :)

      Excluir
  4. linda história, péssimo nome.. :( Soa-me tão mal, tão mal...

    ResponderExcluir
  5. Isolda tem várias qualidades: é literário, internacional, raro, romântico, sonoridade fácil e marcante. Sim, Isolda tem seu valor!

    ResponderExcluir
  6. É um nome para se admitir pela literatura. Gostei dos possíveis significados, mas Isolda não é bonito na pronúncia i/z/o/l/d/a...Lembra isola, solda...e solta se a pessoa fizer confusão com "t" e "d". Existem outros nomes românticos que são bem mais usáveis, como Julieta e Layla.

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Isolda e realmente as pessoas não gostam do meu nome. Eu passei a não gostar do meu nome por causa da opinião e brincadeiras bobas na infância que faziam com meu nome. Mas o meu pai é maestro e tenho um irmão que se chama Wagner e por isso meu pai me colocou o nome Isolda.
    Tenho 44 anos e hoje defendo a origem do meu nome , pois aprendi que o nome diz muito a nosso respeito e realmente faz diferença quando nos aceitamos e respeitamos o próximo.
    Aprendi a me amar e amar o meu nome.
    Ass.: Isolda Viana de Azevedo.
    Com muito gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc! Tb me chamo Isolda e tb não gostava do meu nome por causa das brincadeiras da escola mas agora amo o nosso nome . é forte
      e marcante. As poucas que eu conheço tem personalidade única, Não é pra qualquer uma se chamar Isolda .

      Excluir
    2. Isoldas, que tipo de brincadeiras faziam com seu nome? COmo disse aqui embaixo, estamos cogitando chamar nossa filha de Isolda, mas tenho ouvido tantas críticas que nem sei. Gostaria de saber que tipo de bullying a criança sofreria.

      Excluir
  8. Estou grávida e cogitamos fortemente o nome Isolda, mas não tem sido bem recebido. Um amigo ou outro apoia e compreende a beleza do nome, enquanto outros nos dizem que ninguém o conhece e que ela sofrerá bastante tendo que repetir e soletrar ou mesmo ouvir impropérios. Só por causa disso ainda não nos decidimos. Estou muito na dúvida...

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Isolda. Antes soava esquisito,hoje acho que é o nome mais glamouroso que existe! Isolda!Isolda! Música para meus ouvidos!

    ResponderExcluir