quinta-feira, 30 de junho de 2016

Kalel & Kaleo


Sonoridades e grafias parecidas, histórias e origens diferentes! O nome que primeiro despertou a minha curiosidade e motivou a criação desse post foi Kaleo, mas não poderia deixar de falar de Kalel, já que muitas pessoas relacionam os dois nomes e essa ligação gera dúvidas. Ao mesmo tempo semelhantes e distintos, Kalel e Kaleo transmitem uma mesma vibração luminosa e otimista que pode atrair muitos novos adeptos.

Procurando por nomes havaianos me deparei com Kaleo, que logo me chamou a atenção. Kaleo significa a voz, som, através da junção dos elementos havaianos ka e leo. Nomes havaianos me remetem à praias, sol, descontração, diversão e qual não foi minha surpresa ao encontrar Kaleo ligado à Bíblia. Na verdade Kaleo tem outra origem, além da havaiana: Kaleo ou Kalew (ou ainda Kalevw) é uma palavra de origem grega usada no Novo Testamento com o sentido de chamar ou convocar. Seria o ato de convidar alguém a assumir um dever, um compromisso. É por vezes traduzida como chamado. Podemos concluir que o significado de Kaleo, dentro de uma visão religiosa, é chamado de Deus.

Uma referência dentro do contexto espiritual é o Instituto Kaleo (descrito como chamado para um missão), uma organização sem fins lucrativos que atua em locais de extrema necessidade ao redor do mundo através de ações voluntárias voltadas para a educação e saúde.

Chegou a hora de falarmos sobre Kalel, que talvez seja confundido com Kaleo pela similaridade de grafia e pronúncia. A grande associação à Kalel é a um personagem da ficção e vocês devem já estar imaginando quem seja! Kal-El é o nome de nascimento do Superman. Mandado para a Terra por seu pai, o brilhante cientista Jor-El, momentos antes de seu planeta explodir, Kal-El é criado pelo casal de fazendeiros Jonathan Kent e Martha Kent e recebe o nome de Clark Kent. Não existe uma etimologia definida para KaL-El, já que foi um nome inventado, mas algumas fontes o associam ao clássico nome árabe Khalil, que significa amigo (Khaleel é uma outra grafia válida para Khalil). De acordo com um episódio de Smalville, Kal-El significaria filho das estrelas. Inspirada pelo nome do Superman surgiu a grafia Kalel que entrou pela primeira vez no top 1000 americano em 2013. Uma curiosidade: durante algum tempo, no final dos anos 90, o ator Nicolas Cage foi cotado para assumir o papel do homem de aço em uma nova versão cinematográfica. O projeto acabou não saindo do papel, mas em 2005 Nicolas Cage foi pai de um menino e qual foi o nome escolhido? Kal-El (exatamente nessa grafia). Seria coincidência?

O uso tanto de Kalel como de Kaleo é pequeno em nossos países: em Portugal não houve nenhum registro dos nomes em 2015 e eles não constam na lista de nomes admitidos. No Brasil Kalel nomeia 705 rapazes e Kaleo 368. No estado de São Paulo, em 2015, Kalel obteve 38 registros e Kaleo 11. Outras grafias também marcaram presença e esses são seus números: Kallel (11); Kaléo (7); Kaleu (3); Kalleo (3), Kaléu (3); Kalleu (3).

Referências:
  • Kaleo - banda de rock islandesa;
  • Kaleo Wassman - músico americano;
  • Kalel foi o nome escolhido pela atriz Isabel Fillardis para seu filho caçula, nascido em 2014 (seus outros filhos se chamam Analuz e Jamal Anuar).

Acho que Kalel e Kaleo são nomes que podem agradar pois são iniciados por K, uma letra que está presente em nomes populares como Kauã, Kaíque, Kauê no Brasil e Kévim em Portugal. O ar moderno e jovial também é muito apelativo. Possuem ligações com diferentes vertentes (havaiana, religiosa e cinematográfica), o que faz aumentar seu leque de admiradores.

Kalel e Kaleo são nomes do seu agrado? Qual grafia preferem?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Bible Study Tools, IBGE, Instituto Kaleo, IRN, Nameberry, Novo Tempo, Sola Scriptura TT.

57 comentários:

  1. Não gostei de nenhum, mas prefiro Kaleo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho de 11 anos chamasse kalleo ,desde dos meus 15 anos acho esse nome lindo!!!

      Excluir
  2. Não sou a maior fã de nomes começados por K. É uma letra que realmente não me atrai, mas a escolher entre um e outro, escolho Kaleo que sempre tem uma origem mais robusta :)

    Estava a ler esta publicação - achei muito curioso. Parei um bocadinho na frase "Kalel, que talvez seja confundido com Kaleo pela similaridade de grafia e pronúncia". Em Portugal pronunciar-se-iam de forma muito distinta e seria difícil confundi-los. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui os dois são ditos da mesma forma(e também como Kaleu). Em regiões no sul acho que há uma distinção maior. Por isso existe a dúvida, vi pessoas em fóruns na net achando que Kalel e Kaleo são o mesmo nome, mas na verdade não são.

      Excluir
  3. Prefiro Kaleo, por ter um significado significado critão. Por ser evangélica, sempre dou atenção a isso. Também é justamente para evitar essa confusão com Kalel. Sem falar que a terminação "Leo" de Kaleo remete ao Leo (apelido de Leonardo), que é tão conhecido pelos brasileiros, então sua escrita para a maioria das pessoas soaria familiar, apesar de eu não gostar muito de nomes com inicial K, pois sempre tenho a impressão ao pronunciar e ouvir, que falta algo para dar força ao nome e deixá-lo com sentido completo para quem não está acostumado com ele.

    ResponderExcluir
  4. meu nome é kaléo e gostei muito de saber que eu sou um dois poucos com esse nome

    ResponderExcluir
  5. Luciana Silva Angra dos Reis RJ10 de abril de 2017 às 19:03

    Meu filho é Kalleo B Silva
    Um nome lindo amo esse nome
    Pra mim e perfeio

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Kalel Rodrigues de Souza
    MEL DEUS, SABER QUE EU SOU QUASE ÚNICO É MUITO BOM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho será Kaleo Rodrigues de Souza, quase seu chará no nome e sobrenome, se não tivesse optado pela letra O no final

      Excluir
    2. Meu filho de 8 anos se chama kalel

      Excluir
    3. Nossa, eu pensaria duas vezes nesse nome se soubesse que geraria homônimo (pessoas com mesmo nome), pois isso é um perigo! Principalmente no Brasil que os dois nomes são pronunciados da mesma forma.

      Excluir
  7. Nome do meu filho e kaléu coloquei com acento pra ninguem chamar ele de kaleu mas mesmo chamam eu deveria ter posto com l no final mas pensei ele e brasileiro vou por keleu com acento pra ficar bem portugues mesmo rsrsrs mas enfim estava na duvida se colocava vom l ou com u e acabei colocando com u no final amo esse nome

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Kaléu acho q sou um dos mais velhos com esse nome kkkk tenho 30 anos.. e vcs?

    ResponderExcluir
  9. Nome do meu filho é Kaleo, que significa o chamado, o escolhido! Adotamos ele faz dois meses o nome dele era somente Tiago e então procuramos um outro nome para compor sua nova identidade sua nova fase na vida e hoje ele se chama Kaleo Thiago da Costa Markiewicz

    ResponderExcluir
  10. Meu filhinho lindo chama-se Kalel. Tem nesta data 20 dias de nascido. Acho o nome lindo, sonoro e muito mais legal que nomes q estão em moda.
    Adoro o superman e todo o seu enxoval é do último filho de krypton.

    ResponderExcluir
  11. Meu filho vai se chamar Kaleo, estava atrás de um nome que não fosse muito comum, um hábito que meu pai tem de colocar nomes diferentes em seus filhos.
    Quando soube o sentido do nome fiquei super feliz.
    A minha filha vai se chamar Yve, que é outro nome lindo e simples.

    ResponderExcluir
  12. Meu neto nascerá em maio de 2019 e se chamará KALEO ou KALEL. Os pais ainda não decidiram sobre a grafia.

    ResponderExcluir
  13. O nome do meu filho e kaleu minha sogra disse que e feio mais eu acho top principalmente o significado eu gostei

    ResponderExcluir
  14. O nome do meu bebê é Kaleo.O pai que colocou, achei lindo, depois pesquisei o significado de Kaleo e achei perfeito. Um nome pequeno mais com um grande significado. 👶💙

    ResponderExcluir
  15. O meu bb tambem chama kalel lindo nome eu gostei muinto desse nome

    ResponderExcluir
  16. Meu filho nascerá em junho de 2019 e vai se chamar Vitorealmente khalell

    ResponderExcluir
  17. Meu filho tem 9 dias de nascido e se chama kalel olha para ele e vejo o Superman

    ResponderExcluir
  18. Ninguém tinha esse nome só por que eu coloquei agora todo mundo quer colocar aff...

    ResponderExcluir
  19. Meu filho está pra nascer mês que vem, estou muito feliz com o nome Kaleo.

    ResponderExcluir
  20. Nome do meu filho é kaleo todo me perguntaro da onde eu tirei kkk mais eu amo ainda mais saber que tem poucos kaleo

    ResponderExcluir
  21. Meu príncipe se chama eberte kalleo amor de paixão os nomes foi o pai dele que colocou

    ResponderExcluir
  22. Meu filho se chama Kallel , nasceu em 2009 e eu amava o som do nome , sou fã da série Smalville e achava lindo . É um nome americano mas em Árabe significa, conversando com Deus .

    ResponderExcluir
  23. Meu menino se chamará Kaleo falta menos de uma semana para ele nascer... Eu queria que fosse Kaleo Uriel mas a mãe gostou só de Kaleo,estou no aguardo...

    ResponderExcluir
  24. Se eu tivesse um filho homen se chamaria Kalel e seria por causa do Superman sim o pai escolheu! Mas daí eu iria registrar Kalleo devido ao significado e para combinar com a irmãzinha Manuella (Deus é conosco). Pra mim os dois nomes é a mesma coisa rs Mas Deus me honrou com a Melissa não tem significado bíblico mas é meiga e doce como o nome 🙏❤️

    ResponderExcluir
  25. Meu filho ia ser kaleo e o pai colocou kalel

    ResponderExcluir
  26. Meu filho nasceu em 2012 e o pai torcedo do Bahia disse que iria se chamar Kalel pq era o nome do Superman, só que primeiro fui olhar o significado do nome e escolhi com a grafia Kaleo, e na época as duas grafias tinham o mesmo significado, eu achava como Amigo de Deus e Uma Voz, gostei muito desse blog, trouxe mais informações, diferenciou os nomes e estou feliz por ter escolhido a grafia Kaleo, pra mim tem um significado mais agradável.
    Obrigada!!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  27. O meu nome e kaleo Pires naci em 2010 meu pai mede se nome de kaleo

    ResponderExcluir
  28. Meu filho tem 12 anos e escolhemos inicialmente pelo Superman...mas depois pesquisando resolvi trocar o "o" pelo "l" quis juntar "A voz,ou chamado" ao "El" daí pra mim ficou: " A voz de Deus" e pra Fechar o segundo nome colocamos Benício ( o bondoso)
    Os dois nomes do meu filho são uma benção:
    Kalel Benício ( A bondosa voz de Deus)

    ResponderExcluir
  29. Meu filho tem 12 anos e escolhemos inicialmente pelo Superman...não sabia a grafia correta então fui pesquisar e encontrei os significados listados por vcs no Blog...mas depois pesquisando mais, resolvi trocar o "o" pelo "l" quis juntar "A voz,ou chamado" ao "El" daí pra mim ficou: " A voz de Deus" e pra Fechar o segundo nome colocamos Benício ( o bondoso)
    Os dois nomes do meu filho são uma benção:
    Kalel Benício ( A bondosa voz de Deus)

    ResponderExcluir
  30. O meu filho tem 3 anos e se chama kalel acho lindo esse nome❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho tem 1 ano e 9 meses e se chama Kaléo! Meu irmão me ajudou a escolher esse nome. Gostei pois amo o Superman, mas não quis colocar com "EL" no final pq muitos na minha família tem dificuldade em falar o nome dele e chamam ele de Léo pra facilitar. Eu amo esse nome, aqui na minha cidade e no interior de Goiás e só teve ele registrado com esse nome. Tudo que vejo do Superman compro pra ele rsrs

      Excluir
  31. Meu bebê se chama Kaleo , sem acento e com pronúncia igual se escreve.

    ResponderExcluir
  32. e o meu é Kallew...=]

    ResponderExcluir
  33. Meu filho vai se chamar Douglas kaleo

    ResponderExcluir
  34. Pessoal, para quem se chama ou tem filho com o nome Kaleo, quando vocês escrevem como as pessoas entendem o som? com som aberto, tipo "Léo" ou com som fechado tipo " Amadeo"? Quero colocar Kaleo, mas estou em dúvida se ele vai ter que ficar explicando o nome a toda hora. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Meu filho Kalel resolvi com colocar com L e nunca tive problema com a pronúncia.Acredito q com O se vc ñ colocar um acento agudo no E,as pessoas tendem a chamar com a sonoridade "Amadeô".Espero ter ajudado

      Excluir
  35. Meu filho nasce no final do mês que vem e o nome dele será Jorge Kaleo

    ResponderExcluir
  36. Não vi nenhum com início de "C" o nome do meu filho é CALLEL, ACHO QUE COM A LETRA C FICA MAIS CORRETO DE PRONÚNCIA E ESCRITA.

    ResponderExcluir
  37. Meu filho se chama Kallel e nasceu em 2009 s2

    ResponderExcluir
  38. Meu filho tem 5mese de vida o nome dele é kaleo

    ResponderExcluir
  39. Eu tenho um Kalel e ele é um filho maravilhoso de personalidade firme, bondoso, obediente e muito educado. Eu tenho sorte de ter esse filho comigo.

    ResponderExcluir