domingo, 19 de junho de 2016

Louise - Atendendo a Pedidos


Tendo há pouco tempo me lançado na rubrica Atendendo a Pedidos, decidi, com, mais uma vez, todo o gosto, tal como a rubrica o diz, atender a mais um pedido de um dos leitores, falando de um dos nomes que há imenso tempo consta nas minhas listas de nomes prediletos: Louise.

Originalmente, Louise é a versão francesa feminina de Louis, mas é também utilizado com frequência em países de língua inglesa, na Dinamarca, na Suécia, na Alemanha e no Brasil. Louis é a forma francesa de Ludovicus, versão latinizada de Ludwig. Este último, que se formou através de Chlodovech, surge dos elementos hlud (famoso/a) e wig (guerra, batalha). Esta viagem onomástica permite-me dizer que Louise possa então significar guerreira famosa, entre outras interpretações.

Em princípio se saberá que quando um nome tem a própria versão portuguesa, muito dificilmente será aceite em Portugal, e este nome infelizmente não foge à regra. No entanto, em 2014, nasceram duas meninas Louise e uma com a sua grafia acentuada, Louíse (grafia que também me apraz muito) cujo segundo nome foi Victória. Louise ainda registado nos compostos Madison Louise (que adorei!) e Letícia Louise. Em anos anteriores, pesquisando nos dados do SPIE, de 1920 a 1980 nasceram seis pessoas com este nome! Duas em 1925, duas em 1928 e outras duas em 1958.

No ano passado, Louise contou com apenas um registo, e, com muita pena minha, não conseguimos acesso aos compostos. Situação diferente ocorre do outro lado do Atlântico, onde pela primeira vez Louise entrou no ranking elaborado pelo Baby Center Brasil, na 99ª posição. Certo é que esta popularidade não se vê de forma notória no estado de São Paulo, pois aí, só atingiu 153 registos. Já vendo os dados do IBGE, consto que a sua frequência é de 6 248 pessoas, tendo crescido muito a partir da década de 70.

Sendo um nome bastante internacional, tem inúmeras referências ao redor do mundo, porém, entre elas, destaco algumas:
  • Madonna Louise Ciccone – apenas conhecida como Madonna, esta cantora americana encantou e continua a encantar gerações;
  • Louise Roe – apresentadora de TV britânica;
  • Louise Lasser – atriz norte-americana que foi casada com Woody Allen, e como tal, ainda apareceu em alguns dos seus filmes;
  • Louise Redknapp – cantora britânica;
  • Louise Michel – famosa anarquista durante a Comuna de Paris;
  • Louise Bourgeois – artista plástica norte-americana;
  • Louise-Geneviève Gillot de Saintonge - escritora francesa de ascendência portuguesa que escreveu uma das biografias de D. António I de Portugal.
  • Louise Blanchard Bethune – primeira mulher americana que trabalhou como arquiteta profissional;
  • (Karen) Louise Erdrich e Louise Hay – conhecidas autoras norte-americanas;
  • Louise D’Tuani, Louise Wischermann e Louise Cardoso – atrizes brasileiras;
  • Bruna Louise – atriz, humorista e youtuber brasileira.

Louise deu ainda nome a várias óperas, filmes e canções, algumas rainhas, entre elas, da Prússia, da Suécia e da França, e é também nome de duas cidades, uma no Canadá, outra nos EUA. Como um nome bastante conhecido que é, penso que só essa sua internacionalidade já é um ponto extra! Acho a sua sonoridade em francês, completamente encantadora, assim como o diminutivo Lou, que lhe dá ainda mais graça.

Sou sincero, não gostando tanto da sua sonoridade no Brasil como gosto em francês, ainda assim Louise acho uma bela aposta, já que não se trata de um nome extremamente popular. Em Portugal, se for o caso de poder utiliza-lo, recomendo-o e muito, que o faça!

Vocês usariam Louise?


Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipédia, IBGE, SPIE, ARPEN/SP, IRN, Público, Baby Center Brasil.

14 comentários:

  1. Gostava de ver um post sobre nomes africanos, me fascinam por serem raros de se ouvir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela sugestão! Assim que possível publicaremos um post sobre esse tema tão interessante.

      Excluir
  2. Louise é muito bonito, no entanto consigo enxergar toda a beleza no nosso Luiza ( infelizmente o único defeito é ser muito popular.... depois de muitos anos fui perceber a beleza dele, já que a popularidade infelizmente ofuscava e hoje é um dos meus nomes preferidos).

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Louise mas prefiro Luísa, e este quero usar como 2º nome <3

    ResponderExcluir
  4. Acho bonito, é engraçado saber que consta no top 100 feminino do Brasil. Pessoalmente, prefiro Louisa, acho muito fininho, muito doce também. :)

    ResponderExcluir
  5. Acho bonito mas não o suficiente para considerar usar.

    ResponderExcluir
  6. Eu sugeri esse nome haha Adoro muito, provavelmente o meu segundo preferido (depois de Amanda). Mas gosto de pronúncia correta (Luíse) :)

    ResponderExcluir
  7. acho muito giro, mas não usaria, por preferir a versão Luísa :)

    ResponderExcluir
  8. vai ser o nome da minha filha que nasce este ano! *-*

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo, e adorei o composto Madison Louise, e gostaria de saber se é usável o composto Louise Maitê ou Maitê Louise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que são usáveis, aliás acho que Maitê se sai bem em compostos. Só que na minha opinião pessoal, prefiro Louise com Aimée, que tem a mesma sonoridade de Maitê, mas é francês como Louise. Gosto de Louise Aimée ou Aimée Louise. Marjorie Louise ou Louise Marjorie tb ficam bem e têm o ar francês. Já Maitê prefiro com Luiza. Maitê Luiza ou Luiza Maitê.

      Excluir