terça-feira, 28 de junho de 2016

Margaux & Margot - Atendendo a Pedidos


Os nomes que hoje vos trago são dois nomes (apesar de praticamente serem o mesmo) que considero muito bonitos e até com algum glamour!

Margot é a forma diminuída de Marguerite, versão francesa de Margarida, nome que surgiu a partir do latim Margarita, que, por sua vez, se originou do grego margarítes ou maragon, e significa pérola. Outros estudiosos da onomástica acreditam que os gregos obtiveram este nome a partir dos termos persas murvarid ou murwari, que querem dizer criaturas da luz.

Margaux é uma variante exclusivamente francesa, mas, no fundo, é o mesmo nome que Margot, apenas alterado graficamente  pela influência da cidade francesa com o mesmo nome, conhecida por ser uma produtora de vinho. A primeira vez que este nome foi utilizado foi pela neta do autor Ernest Hemingway. Na França nasceram 1336 meninas com o nome Margot em 2013 e Margaux, 1677.

Ambos os nomes (Margot e Margaux) não constam na lista de nomes admitidos em Portugal, mas mesmo assim Margot conseguiu dois registos em 2015 e no mesmo ano, no estado de São Paulo, no Brasil, 4, e Margaux 1. A forma aportuguesada de Margot é Margô, no entanto, não há registos desta versão a não ser no IBGE que nos informa que a sua frequência é de 580 pessoas; a frequência de Margot é de 697 brasileiras e Margaux não consta. No SPIE nenhum destes nomes está presente. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 tanto Margot quanto Margaux passaram a ser autorizado em Portugal ***

Normalmente, Margot (ou Margô) são considerados apelidos/diminutivos de outros nomes, como Margarida, e Margareth, mas creio que não é por isso que não possa ser um bom nome próprio. Portugal, sendo um país um bocado fechado em relação a nomes "novos", não acho que seja 100% viável a utilização dos nomes Margot e Margaux, mas lá está, podem sempre ser usado como apelidos.

Vocês usariam algum destes nomes?

Fontes consultadas:
Dicionário de Nomes Próprios, Behind the Name, Público, IBGE, IRN, SPIE, ARPEN/SP, Le Journal des Femmes.

9 comentários:

  1. Adoro as duas versões e também Greta! Acho que dá um ar moderno a Margarida e o tão usual Rita.
    Devo confessar que sou apaixonada por Margaux, mas infelizmente no Brasil teria que considerá-lo, visto que teriam dificuldade com a pronúncia, mas a história dele me encanta... é charmoso e muito original! Um belo nome!

    ResponderExcluir
  2. Margot eu adoro. Margaux eu não conhecia, mas é bem bonito também, não usaria em uma filha mas para escrever personagens das minhas histórias já está anotado rs

    ResponderExcluir
  3. Adoro Margot, acho um charme! Margaux também é interessante mas não acho a grafia muito atraente.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de nenhuma das variações. Margarida continua a ser a mais bonita para mim.

    ResponderExcluir
  5. acho Margot muito giro, é o nome da filha do Jamie Cullum :)
    não usaria, mas vejo-lhe encanto*
    A foto é que não gostei nada :(

    ResponderExcluir
  6. A vizinha da minha avó se chama Margarida (que é a sogra do meu tio) e minha mãe e minha avó a chamam de Margosa...creio que Margot propicie ainda mais essa "assimilação" como "margosa", de amarga.
    Eu gosto do nome para países estrangeiros...a atriz que faz a Alerquina no esquadrão suicida é uma diva e o nome super lhe cai bem...
    No Brasil, para um nome boêmio e um tanto datado, década de 60, 70...bom, o vintage está na moda...acho que prefiro Megan!

    ResponderExcluir
  7. Adoro meu nome, sempre o considerei muito elegante, e o bom que não esbarro com outras Margot's por ai

    ResponderExcluir
  8. Ernest Hemingway nasceu em Illinois, EUA. Faz favor.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho o nome margot muito lindo , eu até quero colocar o nome da minha filha de margot de tao lindo que é!❤❤

    ResponderExcluir