sábado, 4 de junho de 2016

Messias


Há tanto mais de um nome do que apenas a sua história e a sua conotação ou significado! Este ideal, sem dúvida que se aplica a Messias, que para um ateu como eu pode nem fazer sentido nenhum gostar deste nome, mas a verdade é que o adoro e sou rendido à sua sonoridade e grafia!

Messias vem do hebraico meshiha, que significa o ungido, derivado de mashah, que quer dizer ungir. Foi o título dado a Jesus, citado na Bíblia no Antigo Testamento. Ungir significa manchar ou esfregar com óleo, geralmente feito em certas cerimónias religiosas.

Tive uma pequena surpresa quando vi que Messias era um nome aceite em Portugal, e ainda mais me surpreendi com os seus 3 registos em 2015! No Brasil, mais concretamente no estado de São Paulo, constei que no mesmo ano nasceram 29 pequenos Messias!

Segundo o SPIE, o ano, de 1920 a 1980 onde nasceram mais Messias em Portugal foi em 1949, contando com 16 registos! A sua frequência no Brasil, consultado o IBGE é de 33 019 pessoas!

Este nome, tem muito poucas referências, sendo um título religioso, torna-se um nome literal, e se os nomes literais não forem extremamente populares, geralmente são mal aceites pela população em geral, mas creio que ainda se vai a tempo mudar, e acho Messias um belo nome próprio capaz disso, e ainda é parecido com outros nomes com a terminação –ias (que adoro!) como Matias, Tobias, Elias, etc.

Quais as vossas impressões sobre Messias?


Fontes consultadas:
SPIE, Wikipédia, SPIE, IBGE, Público, IRN, ARPEN/SP.

5 comentários:

  1. Já gostei. Neste momento não me diz nada, e também não acho usável, por toda a carga que transporta. Prefiro Matias, que tenho vindo a adorar cada vez mais :)

    ResponderExcluir
  2. Por ter um jeitinho de sobrenome/apelido acho que pode funcionar em compostos. Acho agradável.

    ResponderExcluir
  3. Percebo o argumento (válido) de que Messias é sonoramente muito parecido a Matias e, se gostamos e aceitamos um, podemos muito bem aceitar o outro. Para mim Messias é demasiado pretensioso, demasiado ambicioso. É como Salvador ou Theo. Incluo-os no mesmo grupo por estarem muito relacionados com uma figura religiosa.

    ResponderExcluir
  4. Nao gosto. Nao faz o meu estilo mas para quem gosta acho ok. Melhor que muitos outros!

    ResponderExcluir
  5. gosto, mas não usaria.

    ResponderExcluir