quinta-feira, 16 de junho de 2016

Sakura - Atendendo a Pedidos


Hoje é também, para mim, uma estreia! É a primeira vez oficial que escrevo sobre um nome pedido por um leitor. Como tenho fascínio sobre escrever acerca de nomes que marcaram a minha infância, atender a este pedido abordando o nome Sakura é um enorme prazer.

Sakura é um nome literal japonês, ou seja, é a palavra para flor de cerejeira, escrito como  , mas também muitas vezes apresentado como さくら se seguindo o sistema de escritura hiragana. Outro significado possível é se provir de   (saku) que significa flor ou ramo de flores e de  (ra) que significa bom, virtuoso, respeitável, dando assim origem ao também válido significado flor virtuosa ou ramo de flores virtuoso.

Infelizmente é um nome que não consta na lista do IRN, e penso que, lá, não seria facilmente aceite, mas confesso que adoraria que o fosse, pois considero-o um nome bastante viável para a língua portuguesa. Lá por ter um “k” não significa que não possa ser admitido, não concordam? Mesmo sendo um nome mais fora do vulgar para Portugal, ainda tinha a esperança de encontrar algum registo de Sakura em 2014 ou 2015, porém, nem um! O que por um lado é bom pois torna-se um nome extra exclusivo.

No Brasil, acho-o um nome ainda mais perfeito. É possível de ser registado, e penso que não causaria restringimentos, ou algo do género, à portadora desse nome, já que há uma grande recetividade na cultura brasileira em relação a nomes “novos”. Esta minha teoria confirma-se com os seus três registos em 2015 no estado de São Paulo. Foi ainda registado em alguns compostos, entre eles: Laura Sakura, Clarice Sakura, Letícia Sakura, Julia Sakura, Melissa Sakura e Helena Sakura. Compostos bem, bem, fortes e com uma essência especial dada por este fantástico nome.

Os dados, tanto do SPIE, como do IBGE demonstram-nos a pouca ou praticamente nula popularidade de Sakura neste nossos países falantes de língua portuguesa, porém, penso que se a população fosse mais ambientada às referências que de seguida vos apresentarei, isso poderia mudar:
  • Sakura Sakura é uma canção tradicional japonesa que costuma ser cantada na chegada da primavera, quando as flores de cerejeira se desbrocham;
  • Sakura Wars é uma série de jogos com episódios, que encantou gerações ao redor do mundo;
  • Sakura Haruno é uma personagem mediática do anime Naruto conhecido internacionalmente, fez inclusive parte da minha adolescência;
  • Sakura, a Caçadora de Cartas, série de mangá transportada para anime que me permitiu deparar pela primeira vez com este nome e digo-vos que fiquei logo encantado, pois, na infância, era dos meus programas de TV preferidos;

Há imensas outras referências para este nome, desde a cidades e zonas do Japão, passando por girls band, até atrizes e cantoras japonesas, porém identifiquei as referências que, para mim, fariam sentido serem destacadas. Sendo este nome um dos mais populares para meninas no Japão e sendo um dos nomes com um significados mais bonitos que já conheci, porque não resultaria por terras lusas e brasileiras?


Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipédia, IBGE, SPIE, ARPEN/SP, IRN, Público.

10 comentários:

  1. Acho giro mas prefiro Momo, que significa "pêssego" ou "pessegueiro" :)

    ResponderExcluir
  2. Li o texto com gosto e foi com carinho que recordei os desenhos animados da minha infância, mas Sakura realmente é um nome que está muitíssimo distante do meu gosto pessoal. Ainda assim, não vejo grandes objeções ao seu uso nos nossos países, a pronuncia é muito intuitiva até porque é bem conhecida das faixas etárias mais jovens. Ainda assim, não seria algo que eu considerasse para uso.

    ResponderExcluir
  3. Sakura No Ki é o nome de um creme muito perfumado que já tive, sempre que vejo o nome Sakura lembro desse aroma adorável! Em São Paulo há muitos descendentes de japoneses e, pelo que sei, essas pessoas costumam ter um nome ocidental e um swgundo nome japonês(seria uma forma de se preservar as raízes. Provavelmente esses compostos são descendentes de japoneses. Amei a foto, linda!

    ResponderExcluir
  4. Fui eu que falei deste nome :D nunca pensei que saísse tão rápido a publicação :)
    Gostei muito, Sakura e outros nomes japoneses cativam-me :)
    Acho a pronúncia super intuitiva, poderia ser aceite em Portugal :/
    O significado é muito lindo :)
    Obrigada pelo post, gostei muito! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou do post, fico muito feliz! Passe por cá mais vezes :)

      Excluir
  5. Eu amava o desenho da Sakura card captors, até na faculdade o pessoal falava do final do anime! Eu acho o significado lindo! A flor de cerejeira é linda, extremamente delicada - uma das que eu mais gosto! Amo nomes ligados as flores, pq não: Hinata e Sakura? O girassol e a flor de cerejeira * w *
    Eu não sei se o nome seria tão usável no Brasil por mais que eu goste bastante..tipo, o início "Saku" lembra "saco" e nomes com "ku/cu" tento evitar. Acho que a entonação está no "Sa", mas teria que sempre corrigir a pronúncia,pois aqui acho que a entonação ficaria no "ku" (era a forma que eu falava quando criança e ouço mta gente falando assim). Gostaria de ver menininhas com esse nome, mas confesso que não teria coragem xD mas usaria Cerise sem problemas ^^
    Amei o post! Divo! Parabéns ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da minha sobrinha é Sakura.

      Excluir
    2. Boa tarde Tati,

      A sua sobrinha foi registada em Portugal?

      Excluir
  6. Amei, é tão lindo o nome e o significado! Só me fez ter boas lembranças do anime *.*

    ResponderExcluir
  7. Que nome combina com Sakura mim ajude poq favor

    ResponderExcluir