terça-feira, 14 de junho de 2016

Tainá


Ir além, representar um povo. Alguns nomes têm esse poder, sua essência é muito profunda. Tainá é um grande exemplo. Um dos nomes indígenas mais belos e apreciados, possui como grande riqueza a conexão com a cultura nativa do Brasil.

Antes da chegada dos portugueses, o território brasileiro era povoado por centenas de povos indígenas. Por isso, muitos nomes e sobrenomes/apelidos são comuns na população, não somente entre os índios atuais, mas também entre os brasileiros de um modo geral. Com uma sonoridade expressiva e bonita grafia, não era de se admirar que Tainá se tornasse uma das primeiras opções a serem lembradas quando se fala de nomes indígenas femininos. Seu significado também é um ponto alto: Tainá era a designação que os índios davam às estrelas (algumas fontes apontam especificamente para estrela da manhã). Brilho cintilante, ligação com o mundo celestial, com o divino...as estrelas possuem essas características, que são repassadas como qualidades para Tainá, uma estrela indígena!

E por falar em estrelas, qual não foi minha surpresa ao descobrir que Tainá é o nome de uma galáxia descoberta recentemente! Através de um estudo realizado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), a descoberta de Tainá vem intrigando a comunidade científica. Bastante antiga e bem formada, possui muitas estrelas gigantes azuladas e brilhantes. Essa distante galáxia recebeu o nome Tainá por este significar recém-nascida no idioma aimará, língua falada por povos andinos (outro significado para Tainá). Para saber mais sobre a galáxia Tainá clique aqui. A cada descoberta, Tainá se mostra um nome cada vez mais estelar!

Tainá é a personagem principal de várias lendas indígenas e uma das mais bonitas é a que fala sobre o surgimento do pequi, um fruto nativo do cerrado brasileiro:

"Conta uma lenda indígena que Tainá-racan era uma linda índia da Amazônia brasileira. Tinha os olhos cor de noite estrelada e seus cabelos eram como fios de seda negra. O andar era elegante como o de uma deusa passeando por entre as flores (...)"  Você pode ler a lenda completa clicando aqui.

Tainá aparece nos dados do IBGE a partir dos anos 50, mas seu uso era extremamente tímido. Tudo mudou nos anos 80, quando seus registros passaram de 352 para 64 755. Um salto fantástico! Creio que essa explosão ocorreu porque nessa época, no Brasil, nomes iniciados por T estavam na moda (como Taís, por exemplo). O cantor e ator Fábio Jr foi pai de uma Tainá em 1987 e esse fato também pode ter contribuído para a maior popularização do nome. Nos anos 2000 manteve os números apesar de ter decaído um pouco (56 136). Existem 127 613 mulheres chamadas Tainá no Brasil (somando outras grafias o número deve ser muito maior). O estado onde apresenta maior concentração é o Rio de Janeiro. Depois de observarmos esse demonstrativo, podemos deduzir que a maioria das Tainás provavelmente terá entre 30 a 20 anos e será fluminense. Em 2015, no estado de São Paulo, os números para Tainá e suas grafias variantes ficaram assim: Thainá (99); Thayná (98); Tainá (96); Thayna (93); Tayná (40); Taina (25). É importante frisar que a grafia Taina é a forma diminuída de Tatiana em finlandês.

Em Portugal não consta da lista de nomes admitidos (não sabemos se é aceito ou não; provavelmente não é), mas mesmo assim a grafia Tayná foi registrada 1 vez em 2014. Em 2015 não obteve registros.***Atualização: a partir de novembro de 2017 a grafia Tayná foi admitida em Portugal***

Referências:
  • Tainá é uma sequência de filmes que narra as aventuras da indiazinha Tainá na Amazônia. Sucesso de público e crítica, conquistando 22 prêmios nacionais e internacionais, o início se deu no ano 2000, com o lançamento de Tainá - Uma Aventura na Amazônia; depois vieram Tainá 2 - A Aventura Continua (2004) e Tainá - A Origem (2011);
  • Tainá-Flor - música de Djavan composta para o filme Tainá 2;
  • Tainá Müller - atriz brasileira.

Resgatando a importante herança indígena, Tainá é um nome de muito valor que sempre vai brilhar nos céus do Brasil!

Gostam de Tainá? Acreditam que algum dia ele possa brilhar em Portugal?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Batanga, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, Inovação Tecnológica, IRN, Significados, Sua Pesquisa, Wikipédia, Xapuri (Pequi, o fruto do amor).

17 comentários:

  1. Tenho muita dificuldade em gostar de nomes femininos começados por T. Não é a sonoridade que mais aprecio. Mas adorei conhecer Tainá e ler sobre o significado e a associação às estrelas. Achei verdadeiramente bonito! A grafia que acho mais elegante é mesmo Tainá!

    ResponderExcluir
  2. Conheci Tainá na novela Malhacao, se não estou em erro na primeira série mesmo. Não me lembro bem porque era ainda criança mas gostei do nome na altura e ficou no meu ouvido. Não sei se se poderia populizar em Portugal porque acho que este é um dos nomes que a maioria pensa logo que são só nomes brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Amo esse nome, minha grafia favorita é a que estou mais habituada Thainá.

    ResponderExcluir
  4. Vejo muitas qualidades em Tainá. Adoro a sonoridade e o significado.

    ResponderExcluir
  5. não gosto e penso que é difícil ficar popular em Portugal

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Meu nome é Tainá e adorei o post! Fiquei um pouco triste de não encontrar os nome dos meus filhos nesse blog: Gil e Plinio, amava que fizessem uma postagem para eles, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Tainá,

      Ficamos felizes por ter gostado da publicação. Faremos por responder aos seus pedidos o mais rapidamente possível!

      Pela Equipa do Blog Dos Nomes,

      Joana Recharte

      Excluir
  7. Adoro o blog dos nomes. Suas descrições, até poética me ajudaram a entender minhas preferências e reforçar minha paixão pela onomástica.
    Antes que eu me esqueça novamente. As fotos que são usadas aqui são esplêndidas, um charme a mais a cada postagem!
    Tainá é um nome que tem muitos encantos, místico como as histórias indígenas. No mínimo merece respeito em virtude de toda história brasileira. Um nome com um significado belíssimo mas que não se encaixa em minhas preferências...
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Angélica

      Ficamos muito gratos pelos seus comentários sempre gentis e motivadores, obrigada!

      Excluir
  8. Meu nome é lindo mesmo, antigamente não gostava dele, mas agora eu amo.

    ResponderExcluir
  9. É um nome melódico, vibrante e cheio de energia assim como a "estrela da manhã" - acho que tal como o Sol, o nome Tainá brilha e sempre se destaca! Amo nomes indígenas e toda essa brasilidade! Ficaria lindo um par de irmãs Tainá e Iara! Amei o post!

    ResponderExcluir
  10. Minha filha chama Taina minha estrela da manhã ☀️☀️☀️

    ResponderExcluir
  11. Amei❤, me chamo Tainá. Até um tempo não gostava do meu nome, mas agora tenho outra opinião sobre ele! Estrela da manhã!

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Thainá e sou tataraneta de indios desde pequena eu sei o significado do meu nome mais sempre gosto de ler mais sobre ele
    Eu amo meu nome tanto pela história quanto pelo significado

    ResponderExcluir
  13. Eu também me chamo Thainá e gosto muito da variante Tainã

    ResponderExcluir