sábado, 25 de junho de 2016

Zoran


Para muitas pessoas o significado de um nome é algo de extrema importância. Quando é bonito e inspirador, a possibilidade de admiração é enorme. Zoran é um dos nomes masculinos com um dos significados mais belos que já vi, o que me motivou à realizar esse post. Z, uma inicial pouco comum, mas muito charmosa, também se constitui em um grande atrativo.

Desconhecido dos lusófonos, mas muito usual em países como Sérvia, Macedônia e Eslovênia, Zoran é um comum nome eslavo e seu significado é aurora, raiar do dia, alvorada. É a forma masculina de Zora e de Zorana. O nascer do dia é um momento muito poético, a claridade que ilumina o céu antes do sol surgir é delicada e encantadora! Zoran é um nome que evoca toda uma sensibilidade especial, o acho adorável!

Praticamente inexistente em nossas listas de nomes registrados, também não aparece na lista do IRN de nomes aceitos (acredito que não seja admitido), e nem nos dados do IBGE (o que significa que os registros de Zoran no Brasil nunca passaram de 20 ou nunca foi registrado).  Talvez se fosse um nome mais ouvido, conseguisse alguns adeptos já que sua terminação é a mesma de nomes aos quais já estamos acostumados, como Ivan, Alan, Luan, etc.

As referências ao nome Zoran são inúmeras e destaco Zoran Đinđić (1952-2003), um filósofo e político sérvio que teve um papel importante e decisivo na queda do regime de Slobodan Milošević, presidente da antiga Iugoslávia/Jugoslávia acusado de crimes de guerra contra a humanidade. Outro destaque é Zoran Milanović, primeiro-ministro da Croácia entre 2011 a 2016.

Mais referências:
  • Zoran Dragić - jogador de basquete esloveno que já atuou no Brasil;
  • Zoran Ćirić - escritor sérvio;
  • Zoran Erić - compositor sérvio;
  • Zoran Lilic - político sérvio;
  • Zoran Mamić - treinador e ex-futebolista croata;
  • Zoran Pavlovič - futebolista esloveno;
  • Zoran Rant - cientista esloveno;
  • Zoran Nanev - músico macedônio.

Apesar da origem distante e de soar um pouco exótico tanto para brasileiros quanto para portugueses, acho Zoran um nome perfeitamente adequado ao uso em nossos países. Seu significado singular entre nomes masculinos e sua grafia cheia de personalidade, tornam Zoran um nome inesquecível!

Já conheciam Zoran?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, Significados, Wikipédia.

7 comentários:

  1. Gostei do belo significado!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que leio Ivã, Alã, Luã, mas em Zoran leio o n final! De qualquer das maneiras acho agradável e o significado é realmente bonito! :)

    ResponderExcluir
  3. Não leio Zoran como nenhum dos nomes mencionados.. Leio Zóran mesmo, enquanto digo Ivã, Álan e Luan.
    Ao início achei diferente, depois de ler o texto passei a simpatizar bastante :) Adorei o significado!

    ResponderExcluir
  4. Meu esposo se chama Zoran, tbm já procuramos outros “Zoran” pelo país e não encontramos.... o nome dele é importado mesmo.. kkkk

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo, soa bem na pronúncia. Fiquei encantada cm o nome . Me foi proposto pelo meu esposo para o nosso filho.

    ResponderExcluir