segunda-feira, 4 de julho de 2016

Arjun


Talvez se eu nunca tivesse vivido na Índia nunca teria conhecido o nome Arjun. Para mim foi uma grande descoberta, já que mal o ouvi encantei-me logo! Principalmente quando conheci o charmoso ator indiano Arjun Rampal.

Em Portugal, Arjun não é aceite, como seria de esperar, e no Brasil é um nome que não se vê simplesmente. A não ser que alguma pessoa de origem indiana por lá viva e tenha esse nome (nem consta no IBGE).

Arjun é um nome tradicional hindu e muito popular na Índia assim como popular entre os indo-americanos. Este nome é tão especial pois é o nome de um grande herói da famosa história épica hindu Mahabharata. Arjun tem origem no nome Arjuna, que na dita lenda indiana era um dos filhos do rei dos deuses Indra e era também o melhor amigo do deus Krishna, Arjuna é considerado o maior guerreiro de todos e a sua lenda é ainda hoje contada e representada em teatros.

O significado de Arjun é branco, luz, brilhante e como já acima referi, tem origem no sânscrito Arjuna. O símbolo de Arjun é o pavão, e eu adoro esse animal com suas cores exuberantes e presença tão elegante. Acho essa ligação ao pavão irresistível.

A popularidade de Arjun cresceu significativamente após o ano 2000, sendo o nome de eleição para os americanos com ascendência indiana nos dias de hoje. São milhares os nomes indianos, mas Arjun é, para mim, um dos mais belos e sonantes.

Talvez a sonoridade seja um pouco estranha já que na língua portuguesa não estamos habituados a nomes deste estilo mas quem gosta de nomes diferentes e quem tenha uma ligação especial à Índia, Arjun seria uma óptima escolha já que é agradavelmente exótico e tem um lindo significado, nos países lusófonos seria uma escolha única e irreverente. 

Eu adoro, adoro Arjun! E está na minha lista de favoritos e na de nomes a usar. E vocês? O que acham do exótico Arjun? Consideram usável nos nossos países?


Fontes consultadas:
IRN, Nameberry, Wikipedia, IBGE.

7 comentários:

  1. Acho giro mas prefiro Arun/Harun. Acho usável, sim.

    ResponderExcluir
  2. Acho totalmente usável! É exótico e tem seu charme.

    ResponderExcluir
  3. tenho queda para nomes indianos :) Gostei deste, mas há outros que o superam a meu ver :) gostei muito do texto!

    ResponderExcluir
  4. Kk aqui em Fortaleza/Ceará, realmente eu sou o único com esse nome kkk

    ResponderExcluir
  5. E o meu nome que a minha mãe colocou a variação ArJunuyra

    ResponderExcluir
  6. O meu marido chama-se Luís Arjuna.
    Nasceu em Portugal, de mãe português e pai espanhol.
    Sem nenhuma ligação indiana!😊
    Também nunca tinha ouvido tal nome, até o conhecer! E é espetacular .. nunca ninguém entende e temos de o soletrar! 😂

    ResponderExcluir