segunda-feira, 25 de julho de 2016

Ava


Cada vez acho mais interessante como um mesmo nome pode ter tanta diferença de popularidade conforme o país e a língua falada, assim como é impressionante que um mesmo nome seja popular em países completamente diferentes, como por exemplo Sofia, um dos nomes mais populares do mundo, atualmente. Exemplo que dou ao primeiro caso apresentado é o nome Ava que tem hoje o seu merecido espaço n’O Blog.

Pesquisando no Behind The Name acerca da origem de Ava, encontrei três origens diferentes: é uma variante inglesa de Eva, isto é, Eve, que deriva do nome hebraico חַוָּה (Chawwah), que deriva da palavra hebraica חוה (chawah) que significa respirar, ou então da palavra חיה (chayah) que quer dizer viver.

Outra origem possível de Ava é persa, pois trata-se de um nome literal que significa voz, ou som nessa mesma língua, e é também a palavra estoniana para abertura. A última origem possível apresentada pelo site referido é a germânica, que nos diz que Ava começou por ser um diminutivo de nomes germânicos normalmente iniciados pelo elemento avi, de significado desconhecido mas que possivelmente queria dizer desejada/o.

Ainda neste site, há um comentário que diz que Ava é um nome da mitologia grega, sendo uma ninfa de Kithairon, e também é o nome da filha de Xenófanes, filósofo grego, mas não consegui comprovar a 100% estas informações, apesar de constarem igualmente noutros sites. Este é de facto um nome com bastantes origens e significados, talvez pela sua simplicidade, tanto que encontrei que Ava poderá ainda derivar do latim avis que significa pássaro. É de reter que é impressionante a quantidade de significados que um nome pode ter, e todos tão positivos!

Tal como disse no início deste post, Ava não é um nome muito popular entre nós, portugueses e brasileiros, mas, por exemplo nos Estados Unidos é super popular, tendo ocupado, em 2014, a posição #5 contando com 15 586 nascimentos! Este nome também se encontra no top 10 de países como o Canadá, Inglaterra, Gales, Austrália, Irlanda e Escócia. Ava, sendo aceite em Portugal, obteve 4 registos em 2015 e no mesmo ano, no estado de São Paulo, Brasil, 5. A sua frequência no Brasil, em geral, é de 385 pessoas. No SPIE não é possível encontrar informações pelos poucos ou nulos registos.

As referências mais conhecidas para este nome são:
  • Ava Gardner – talvez a referência mais conhecida, famosa atriz norte-americana;
  • Santa Ava – princesa do século IX da Aquitânia, que, depois de curada da cegueira, se tornou freira e foi santificada;
  • Ava Inferi – grupo musical português;
  • Ava – nome de filhas de várias celebridades incluindo Heather Locklear, Ryan Phillippe, Martina McBride, Todd Biermanl, Gil Bellows e Keanu Reeves.

Ava é um nome que é capaz de se adaptar bem, seja qual for a sua sonoridade – tanto Áva, como Eiva (prefiro) – e penso que tenha bastante potencial e daqui a uns anos, seja dos nomes mais utilizados tanto em Portugal como no Brasil, assim como aconteceu com Eva.

Conseguem este nome a ser utilizado com frequência daqui a uns anos?


Fontes consultadas:
Nameberry, Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, Names.org, IBGE, ARPEN/SP.

25 comentários:

  1. Gosto muito, mas prefiro dito em inglês :)

    ResponderExcluir
  2. Acho muito giro, muito queridinho. Realmente é a Ava Gardner que me faz achar o nome um pequeno charme por todo o glamour do Old Hollywood :) Desconhecia por completo a ligação mitológica, impressionante!

    ResponderExcluir
  3. A referência à Ava Gardner dá um brilho especial ao nome, mas mesmo assim ele não me empolga(ela na verdade se chamava Ava Lavinia, gosto mais de Lavínia). Achei o post muito bom e fiquei surpresa com as diferentes origens e a ligação à mitologia.

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por este nome... tão simples e tão cheio de significado... tenho adoração também por Ema, mas infelizmente no Brasil teria que pondera-los.

    ResponderExcluir
  5. Será que Marieva seria uma junção de Maria e Eva??

    ResponderExcluir
  6. Amo meu nome Ava. Tenho 43 anos e nunca conheci uma xará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também sou Ava. Na verdade me chamo Ava Clair (ler -se Clér).

      Excluir
  7. Oi acaba de conhecer, sou Ava tenho 26 anos, sou baiana, mas atualmente moro em sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou vaiana e gostaria de colocar esse bome em minha filha. So que aqui ni Brasil vão prinunciar Áva e eu gostaria que a pronuncia fosse Eiva. Pensei em mudar a escrita para Heiva. So que dessa forma i significado do nome não seria o mesmo

      Excluir
  8. Minha netinha que está para nascer receberá este nome: AVA e também fiquei surpresa com tantos significados tão positivos. Ela está sendo muito esperada por toda a família pois será a primeira menina depois de 40 anos! Adorei !!!

    ResponderExcluir
  9. Tenho me encantado por nomes palindromos (lidos de trás para frente são iguais). Então, temos que considerar a pronúncia em inglês né "Eiva", que é o nosso Eva, dai se for o caso tem que ficar corrigindo pronúncia o que é um pouco chato. Gostei de todos os significados para o nome! Aqui no sudeste, principalmente Juiz de Fora costuma-se falar "ah vá" para um "ah ta meio sarcástico"...por ter passado 6 anos lá é o povo da minha cidade ir mto pra lá meio que essa expressão internalizou, o que faz com que não goste tanto da pronúncia na nossa língua. Para papais que não gostam de corrigir pronúncia eu acho o clássico Eva um estilo que só e lembro da Eva Mendes! Todavia, Ava ganha super pontos por ser palindromo, duvida cruel esta não sei por qual decidir, mas tanto um como outro são excelentes escolhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou gravida e gostaria de colocar Ava pq sou apaixonada pela pronuncia "Eiva" .. mas nao quero ficar corrigindo as. Pessoas !!!
      Pensei em colocar "Eyva" mas achei que tira o charme da escrita , nao sei o que fazer também

      Excluir
    2. Nossa vc está no mesno dilema que eu. Apaiconada pela pronuncia, mais aqui no Brasil vai ser um problemão, corrigir o tempo todo, e nus paineis de medico vai ser sempre Áva.
      Estou pensando em midar a escrita para Heiva

      Excluir
  10. Nunca tive problemas com meu nome. Mas como tenho sobrenome polonês.. acho que ele chama mais atenção que meu nome. Outro ponto a acrescentar em seu comentário é que a palavra amor em hebraico é ahva.

    ResponderExcluir
  11. Estou gravida, e se for uma menina gostaria de colocar Ava pq sou apaixonada pela pronuncia "Eiva", mas estou com receio pq nao quero ter que ficar corrigindo as pessoas!!! Nao sei oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu decidi colocar Eiva mesmo. Na verdade eu nunca tinha ouvido esse nome. Foi uma vez em 2014 q sonhei c uma garotinha e ela disse que o nome dela era Eiva. Qndo acordei contei o sonho p Minha mãe e desde essa dia decidi o nome da minha filha seria esse. Hj com 24 anos estamos planejando engravidar em julho. Torcendo pra ser uma menina 😍.

      Excluir
  12. Fiquei apaixonada no significado desse nome Ava é o nome da minha filha

    ResponderExcluir
  13. Muitas mamães no mesmo dilema que o meu. Quero muito dar o nome de Eiva para minha filha e meu esposo tbm pra combinar com o nome dele que é Edmilson. Estamos tentando mudar a escrita pra Heiva, pq a palavra Eiva no Brasil tem um significado ruim.

    ResponderExcluir
  14. Com Fé em Deus, será o nome da minha Querida e tão já amada Netinha. Ela nascerá em Novembro e será a nossa Alegria!

    ResponderExcluir
  15. Meu nome mais que perfeito 🤍

    ResponderExcluir