terça-feira, 12 de julho de 2016

Cauã

Cauã Reymond

Qual o poder que os nomes de celebridades exercem sobre as pessoas? Até que ponto o carisma de uma figura pública é capaz de influenciar na popularização de um nome? Cauã Reymond, um dos mais queridos atores brasileiros, nos mostra que esse poder tem longo alcance. Em anos anteriores visto como um nome incomum, hoje em dia a história é diferente: provavelmente influenciado pelo sucesso de Cauã Reymond, o nome Cauã teve um espetacular crescimento no Brasil de nada mais, nada menos 3.900% nos anos 2000 em relação à décadas anteriores, segundo levantamento feito pelo IBGE a partir do Censo Demográfico de 2010. Atual e jovial, com uma genuína brasilidade conferida por sua origem indígena, Cauã e suas variantes (KauãKauanCauan), são as estrelas de hoje n'O Blog dos Nomes.

Cauã é um nome de origem tupi e significa gavião. Esse era o nome que os índios brasileiros davam às aves de rapina da família do falcão. A simbologia animal dentro das estórias nativas é de grande importância. O gavião é considerado uma ave mensageira, um guardião com grande poder de visão. É uma ave de rapina diurna, comum nos bosques, onde caça pequenas aves. Em outras culturas o gavião também se destaca, como por exemplo no Egito, onde o deus Hórus era representado por um homem com uma cabeça de gavião e simbolizava força e poder. Por isso, o gavião também simboliza, como a águia, os poderes do sol.

Algumas aves de rapina recebem o nome cauã, como o gavião-preto, também conhecido como caureí, corocoturu, cancã, gavião-belo, gavião-caipira, etc. O gavião-preto é encontrado no México, Argentina e em todo Brasil. Habita pântanos e bordas de mata, quase sempre próximo à água. Vive solitário, aos pares ou, às vezes, em grupos. Outra ave chamada cauã é o acauã, que também recebe os nomes de macaã, gavião-cauã, macauã e nacauã, todos derivados do termo tupi waka'wã. O acauã é famoso pelo seu canto característico e por se alimentar de serpentes. É um falcão de tamanho médio, com corpo robusto e pés curtos.

Antes pouco visto, talvez até desconhecido, Cauã teve um crescimento astronômico em popularidade no Brasil nos anos 2000: foram 82 191 registros; nos anos 90 os números não ultrapassavam a faixa de 2 042. Como já dito no início do post, Cauã teve um grande crescimento e com suas variantes não foi diferente, todas tiveram altas extremamente expressivas nesse período. A grafia Cauã é a mais frequente, já que de acordo com o IBGE 84 584 brasileiros têm esse nome. Em segundo lugar como grafia mais usada vem Kauan com frequência de 68.526, depois Kauã (57 333) e Cauan (45 362). A maior concentração de rapazes chamados Cauã ocorre no estado do Rio de Janeiro; Kauan em Santa Catarina, Kauã no Rio Grande do Sul e Cauan na Bahia.

Mostrando toda sua força popular, Cauã ocupa atualmente a posição #36 do ranking Baby Center Brasil. No estado de São Paulo, as grafias com K são mais apreciadas atualmente. Os números de registros em 2015 foram os seguintes: Kauan (2 177); Kauã(1 235); Cauã (628); Kawan (93); Cauan (64); Kauãn(31); Kaua(27) e Caua(15). Não posso deixar de dizer que a escrita Kauan é também  uma palavra em finlandês que significa longo.

Em Portugal tanto Cauã como Kauã foram pedidos mas não foram aceitos como nomes admitidos, o que acho uma pena. Mesmo assim nasceram alguns pequenos Cauãs portugueses em 2015. A grafia Cauã foi registrada 10 vezes, Kauã 5 vezes e Kauan obteve 4 registros. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Cauã e também Kauã e Kauan passaram a ser autorizados em Portugal***

Sendo o responsável pelo sucesso do nome, o ator Cauã Reymond concedeu uma entrevista ao portal G1 (para ler toda a matéria clique aqui) e falou sobre o assunto:

"Fico super lisonjeado e surpreso de ver que meu trabalho de alguma forma pode ter influenciado essas escolhas. Sempre tive que repetir o meu nome várias vezes e ainda tenho. A chamada da escola era um momento delicado", lembra o ator, rindo. "Por ser diferente, o nome chamava muita atenção. Cauã é uma mistura de outros dois nomes que meus pais gostavam e quando eu era criança descobri que significa ave de rapina em tupi-guarani. É bacana, pois de alguma forma me sinto homenageando a nossa língua materna."

Além de Cauã Reymond, podemos citar como referência o cantor Kauan, da dupla sertaneja Matheus e Kauan.

Com todo seu valor por ser um nome indígena,  Cauã é o gavião que voou muito alto e pousou nos corações brasileiros (e quem sabe um dia ainda seja aprovado em Portugal?)

Quais os seus pensamentos acerca de Cauã? O que acham da influência da mídia na popularização dos nomes?


Fontes consultadas:
ARPEN, Caboclos na Umbanda (Caboclos e Ancestralidade Indígena), Celso Fortes (Animais e Poder), Dicionário de Nomes Próprios, Dicionário de Símbolos, IBGE, IRN, Portal G1, Xamanismo, Wikipédia.

7 comentários:

  1. Gosto muito de Cauã (nesta grafia), acho muito querido! :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente é fantástico que o nome se tenha popularizado pelo carinho por uma figura pública! Acho Cauã um nome bem agradável e dos indígenas mais bonitos que conheço. É um nome com força e a ligação ao animal dá-lhe um ar místico :)

    ResponderExcluir
  3. Kaua/caua Não é um nome muito popular em geral,porque é um nome que se originou dos indígenas(os tupis)então esse nome na minha opinião nao pegou muito bem na sociedade de hoje em dia,é um nome mais pra índio mesmo,mas faz parte da nossa cultura

    ResponderExcluir