quinta-feira, 14 de julho de 2016

Enzo


É inegável o poder de sedução de Enzo! O seu charme italiano causa comoção na França, e claro, Brasil e Portugal! É um nome pop, um nome do momento, possui uma legião de admiradores que se mantém fiel ano após ano.

Enzo é um nome com diferentes possibilidades de origem, mas a mais provável é de que seja uma adaptação italiana de Heinz, a forma diminuída de Heinrich (versão alemã de Henrique). Nesse caso, o significado do nome Enzo seria governante da casa. Outra possibilidade é que seja uma variante de Anzo, um antigo nome também de origem alemã que significa gigante. Uma terceira hipótese ventila a ideia de que Enzo seja uma forma abreviada de nomes italianos terminados em -enzo, como Vincenzo e Lorenzo.

Enzo é usado na Itália desde a Idade Média, e um portador de destaque nesse período é Enzo, rei da Sardenha (1220-1272). Filho ilegítimo do imperador Frederico II, Enzo ficou famoso por sua coragem na luta contra o papa e os genoveses. Existe na Itália o Palazzo Re Enzo,  palácio onde o rei Enzo foi feito prisioneiro até sua morte, em 1272.

Amado na França, onde durante os anos 2000 foi várias vezes top 1, seu sucesso é atribuído ao personagem Enzo Molinari, um dos heróis do filme Le Grand Bleu (Imensidão Azul no Brasil e Vertigem Azul em Portugal), considerado o maior sucesso do cinema francês na década de 80. Também é popular na Espanha (#36) e Bélgica (#74). Na Itália já não é um nome da moda, sua participação mais recente em um top foi em 2000, quando ocupou a discreta posição #196.

Brasileiros e portugueses não ficaram imunes aos encantos de Enzo, ora vejamos: em 2014 Enzo ocupou a posição #41 em Portugal, com 248 registros; em 2015 seus números aumentaram! Sua posição subiu para #37 e foram 346 registros. Sem dúvidas é um nome apreciado pelos portugueses! Alguns compostos de 2014 e seus números: Enzo Gabriel (25),  Enzo Miguel (16), Enzo Alexandre (9), Enzo Filipe (8), Enzo Rodrigo (4), Enzo Santiago (3), Enzo Manuel (3), Enzo Lucas (3), Enzo António (3) e Enzo Daniel (3).

No Brasil Enzo teve um aumento fantástico de popularidade nos anos 2000, quando seus registros chegaram a 43 584(nos anos 90 foram 2 073). O motivo? O nascimento de Enzo Celulari, em 1997. Enzo é o primeiro filho dos atores Cláudia Raia e Edson Celulari e certamente a exposição na mídia foi decisiva para fazer nome cair nas graças dos brasileiros. De acordo com o IBGE, estima-se que existam 46 850 brasileiros assim nomeados (nota-se que antes dos anos 90 a frequência era mínima). O estado onde há a maior concentração de seus portadores é São Paulo. E por falar em São Paulo, seus números são impressionantes: em 2015, Enzo foi registrado 10 379  vezes, o que levou o nome a ocupar a sexta posição no ranking paulista. Sendo tão popular, Enzo também faz parte do top 100 Brasil, onde ocupa a posição #11. O composto Enzo Gabriel está na posição #44 (a preferência por esse composto coincide com a dos portugueses).

Enzio é a  forma variante de Enzo.

Referências:
  • Enzo Francescoli - considerado um dos maiores jogadores de futebol do Uruguai, conhecido por seu estilo clássico e elegante foi apelidado de "O Príncipe";
  • Enzo Ferrari - fundador da escuderia Ferrari;
  • Enzo Cormann - escritor francês;
  • Enzo Biagi - jornalista e escritor italiano;
  • Enzo Faletto Verné - sociólogo chileno;
  • Enzo Fernández - futebolista franco-espanhol (é o filho mais velho de Zinedine Zidane).

Muito contemporâneo, Enzo é um nome da atualidade. Por seu uso ser recente em nossos países, tem apelo jovial, é atraente. É afirmativo e tem presença, seu carisma é notório. A internacionalidade é um bônus. Por conjugar facilmente com outros nomes, geralmente se sai bem em compostos. A grande popularidade talvez seja seu ponto fraco, pode torná-lo um nome datado, mas acho que o fascínio por Enzo ainda vai durar muitos anos, o que é bastante justificável, afinal ele tem todo aquele encanto especial dos queridos nomes italianos!

Quais são suas impressões sobre Enzo?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, Journal des Femmes, Nameberry, Para Viagem, Wikipédia.

6 comentários:

  1. Eu gosto de Enzo. Acho um nome alegre e com charme.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a perspetiva, é super moderno, super contemporâneo. Achei graça à expressão "um nome pop". Realmente é isso que Enzo é. Mas não consigo gostar mesmo, nem consigo perceber o grande fascínio do momento pelo nome.

    ResponderExcluir
  3. Quando este nome surgiu com mais frequência em Portugal, simpatizei muito, mas agora já não gosto mesmo nada :/

    ResponderExcluir
  4. Escolhi esse post por um motivo especiaL.Enzo é o nome do meu bebê, ele está 16 dias de vida hoje. Amei saber mais sobre a origem do nome dele.
    Achei o blog uma graça, já estou seguindo e curtindo a page.
    Bjs
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho um filho de 9 anos chamado "Enzo Henrique", sempre fui apaixonada pelo nome Enzo e meu marido gostava muito de Henrique, pesquisei o significado e se formava um composto harmônico, mas não me atentei que eram os mesmos nomes, devido a sonoridade distinta e na época ao difícil acesso a internet.
    Sempre fui apaixonada pelo nome e ele gosta muito também, só tenho medo que ele sofra pela minha falta de atenção ao compor o nome e torná- lo duplamente o Príncipe da Lar, Henrique Henrique Duarte Lapa.

    ResponderExcluir