terça-feira, 5 de julho de 2016

Heitor - Atendendo a Pedidos


Herói mitológico e heróis das artes! Essas são as ligações que fazem de Heitor um nome muito honrado! Heitor, o mitológico príncipe de Tróia, o maestro Heitor Villa-Lobos, considerado o maior compositor das Américas e Heitor dos Prazeres compositor e pintor autodidata notável, elevam o nome a patamares gloriosos. Com seu estilo retrô, tem o charme da elegância à moda antiga, um estilo que agrada muitas pessoas atualmente.

Heitor se origina do grego Eκτωρ (Hektor), apegar, a partir εχω (eco) que significa para manter, para possuir. O significado do nome Heitor seria algo próximo à aquele que guarda, aquele que possui. Nomes mitológicos possuem todo um encanto natural e Heitor é um desses exemplos. Presente no poema épico Ilíada, de Homero, Heitor foi um dos mais corajosos combatentes na Guerra de Tróia, suplantado apenas por Aquiles. Filho do rei Príamo e de Hécuba, era o general das tropas troianas e sua força e bravura na guerra foram enormes. No filme Tróia (2004), o ator Eric Bana interpretou Heitor e Brad Pitt deu vida à Aquiles. Reforçando seu caráter lendário, está presente também na literatura medieval, onde o personagem Heitor é o pai adotivo do famoso rei Artur.

O formidável maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1958) é um dos mais célebres portadores do nome. Motivo de orgulho para seu país e para todos os amantes da música, Villa-Lobos tornou a música brasileira mundialmente conhecida. Sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter utilizado o folclore brasileiro em suas obras. Misturava à música clássica elementos de culturas regionais nacionais. No Brasil, sua data de nascimento (5 de março) é celebrada como o Dia Nacional da Música Clássica. Em tudo que compôs imprimiu a marca da brasilidade. Ainda em vida, foi considerado o maior compositor das Américas. Recebeu muitos títulos importantes, entre eles o Doctor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque e o de primeiro presidente da Academia Brasileira de Música. É homenageado até os dias de hoje em diversas cidades brasileiras dando nome a ruas, praças e parques (como, por exemplo, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo e o Museu e a Escola de música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro). O músico da banda Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, é seu sobrinho-neto. Heitor Villa-Lobos é, sem dúvidas, uma das mais nobres referências que um nome pode ter.

Heitor Villa-Lobos não está sozinho: em mais uma maravilhosa referência artística destaco Heitor dos Prazeres (1898-1966), compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro. Criou um método revolucionário para uso do cavaquinho e seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional. Compôs Pierrô Apaixonado (quem não conhece?) em parceria com Noel Rosa. Está entre os fundadores da escola de samba Mangueira e também da Vai Como Pode (hoje Portela). Suas obras na pintura estiveram presentes em numerosas exposições, tendo seu trabalho sido reconhecido no Brasil e no exterior. Heitor dos Prazeres é mais um incrível e heróico Heitor!

Em outros idiomas:
Hector (inglês e francês); Héctor (espanhol); Ettore (italiano).

Atualmente em alta no Brasil, não desfruta da mesma popularidade em Portugal. Até determinada época, Heitor teve uma trajetória parecida nos dois países, mas tomou rumos distintos nos dias seguem. Enquanto no Brasil Heitor ocupa a posição #9 do ranking nacional e em São Paulo obteve 4 329 registros em 2015, no mesmo ano seus registros foram apenas 5 em Portugal e 8 em 2014. Uma diferença enorme que nos leva a crer que os portugueses esqueceram de Heitor, está guardado no baú dos nomes antigos. Os brasileiros o redescobriram e vem na mesma leva de nomes como Miguel e Artur por exemplo (nomes do passado que estão sendo reavivados).

Através dos tempos seu uso nunca foi explosivo nos dois países, mas no Brasil se destacou mais: de acordo com os dados do IBGE existem 36 495 brasileiros chamados Heitor e seus portadores se concentram no estado do Espírito Santo. De 1930 a 1970, seus registros mantiveram números constantes, mas discretos. A partir dos anos 80 começou a ensaiar uma subida que foi construída de forma consistente e atinge seu ponto máximo agora. Em Portugal, os números do SPIE nos mostram que Heitor foi registrado durante todos os anos que vão de 1920 a 1980, mas sempre de forma econômica: 28 registros foi seu número mais alto (em 1945). Essa realidade se mantém até hoje em Portugal. Será que algum dia Heitor conseguirá cativar os corações portugueses assim como cativou os brasileiros?

Dentro das referências encontramos ainda:
  • Heitor Martinez - ator brasileiro;
  • Heitor Pereira - guitarrista brasileiro;
  • Carlos Heitor Cony - jornalista e escritor brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras.

Considero Heitor um nome muito digno com estilo vintage atraente. Para quem não se importa com popularidade, é uma escolha a se considerar. E para os portugueses é uma opção que poderia ser mais lembrada.

Quais são suas considerações sobre Heitor?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Heitor dos Prazeres (site), IBGE, Info Escola, IRN, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Gostei da versão italiana Ettore, acho que seria uma boa alternativa italiana ao popular Enzo.

    ResponderExcluir
  2. Acho Heitor muito giro. Nunca tinha reparado no nome até há pouco tempo, mas concordo, tem um ar vintage muito catita. Em Portugal lembro-me apenas do actor Heitor Lourenço (e até dá um bom composto) :) As referências musicais e mitológica são fantásticas Patrícia, fez-me ver Heitor ainda com mais bons olhos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito, tem grandes chances de ser o nome de um futuro filho

    ResponderExcluir
  4. Heitor me remete a minha infância. A primeira coisa que me vem a cabeça é a história dos 3 porquinhos: Heitor, Cícero e Prático e o lobo mau. :)
    Apesar desse toque dos contos de fadas, rs Heitor é um nome imponente, cheio de respeito, histórico e belo. Não é a toa que tem conquistado muitas famílias.

    ResponderExcluir
  5. Heitor é o nome do meu filho o nome é lindo como o meu príncipe Heitor ♥ https://www.katisouza.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amo esse nome! A sonoridade é tão meiga! O problema é que agora ele está virando modinha... Mas espero que até eu ter um filho (daqui provavelmente uns 10 anos), as coisas se acalmem.

    ResponderExcluir