sábado, 9 de julho de 2016

Hera


Os nomes mitológicos são sempre alvo de grande fascínio para os nossos leitores aqui n'O Blog dos Nomes. Há algo sobre o divino, o mítico, que deslumbra o Homem e o faz admirar o desconhecido, o fantástico. No entanto, por muito apelativas que sejam as histórias por detrás de um nome, nem sempre os nomes se coadunam com as realidades que vivemos e ter uma Afrodite ou um Hércules numa creche ao lado de uma Sofia ou de um Martim seria de grande impacto. No entanto, existem outros nomes mitológicos mais discretos e muito agradáveis que têm sido postos de parte ao longo deste tempo. Um deles é Hera.

Na mitologia grega, Hera elevava-se como a esposa de Zeus, a deusa-mãe, protetora do casamento, da fertilidade, da maternidade, do parto. Governava o Olimpo junto do seu marido, sendo uma estratega fenomenal, e irando-se frequentemente com as suas aventuras amorosas. É uma deusa com uma ligação muito profunda, muito íntima com a figura da mulher e o poder feminino. Acredita-se que a origem do seu nome pode estar precisamente ligada à palavra ηρως (heros), por sua vez ligada aos significados de heroína, guerreira, mestre. A mulher que se eleva com toda a sua força e é respeitada e honrada pela sua essência! Por outro lado, outras teorias sustêm que Hera possa ter derivado de ωρα (hora), relativo ao tempo, estação, era, época; ou até da palavra αιρεω (haireo), que significa a escolhida. Não preciso mais argumentos para fazer que Hera é realmente um nome ultra-feminino, ultra-empoderado; um nome que bebe das lutas atuais! Para mim também emana um ar primaveril muito doce, não posso deixar o de comentar.

Se considerarmos Hera como um nome literal (nome de uma planta), temos também de fazer notar que a sua tradução anglófona, Ivy tem-se tornado notoriamente popular depois da cantora Beyoncé o ter colocado na sua filha (Blue Ivy). Portanto, se Ivy é popular porque nos sentimos desencorajados a considerar Hera como um nome válido e bonito de se usar?

Infelizmente, em Portugal este nome continua a não ser aceite pelas entidades responsáveis, mas esperemos que no futuro a lista se vá tornando mais liberal e existam, realmente, famílias dispostas a apostar neste nome tão ousado. Do outro lado do Atlântico, estima-se que cerca de 22 pessoas carreguem este nome consigo e em São Paulo, em 2015, houve uma família corajosa que também escolheu Hera para a sua menina! Que boa notícia!

Qual a vossa opinião sobre Hera?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipedia (Hera).

7 comentários:

  1. Adorei! Nunca pensei nele antes, mas me apaixonei.

    ResponderExcluir
  2. acho bonitinho, mas não usaria.

    ResponderExcluir
  3. Dos nomes da deusa esposa de Zeus, eu prefiro Juno (ou June). Hera tem o problema de parecer com "Era"... ai os trocadilhos "era uma vez"...sem contar que tbm se aproxima mto da palavra "erva"...ai tem a música "erva venenosa". Bom, eu acho Ivy muito simpático e meigo e prefiro muito mais ao crescente Liz!

    ResponderExcluir
  4. Amo esse nome, coloquei na minha filha de 4 patas e toda vez que alguém vinha com a piadinha de "era uma vez". Explicava que culturalmente esse nome vai muito além do trocadilhos que ela usou e dava ideia pesquisar sobre a Deusa Hera, Assim as pessoas ficavam curiosas e iam pesquisar sobre... Acabaram de os trocadilhos e ficou a admiração.

    ResponderExcluir