segunda-feira, 18 de julho de 2016

Kendra - Atendendo a Pedidos


Nos últimos dias recebemos um pedido de uma leitora para abordar os nomes Harper e Anna Kendra. Como os nomes Harper e Ana já foram aqui tema central em duas publicações, faltava então abordar o nome Kendra, que então me ofereci para fazer, visto que a sua sonoridade me atraiu, e cá estou, pronto para o fazer!

Kendra, segundo o Behind the Name, é a forma feminina de Ken ou de Kendrick. Se for o feminino de Ken, este terá duas origens: ou é um diminutivo de Kenneth ou tem origem japonesa. Ken (), em japonês significa saudável, forte. Já Kenneth é a forma anglicizada de Coinneach e de Cináed, ambos nomes gaélicos: Coinneach deriva do elemento caoin, bonito e Cináed significa nascido do fogo

Se Kendra for, como penso que seja a versão mais credível, a versão feminina de Kendrick, poderá ter imensos significados. É que pode derivar dos nomes do inglês arcaico Cyneric (poder real) e Cenric (poder audaz), ou do nome galês Cynwrig (chefe heróico), ou ainda poderá ser a forma anglicizada do sobrenome gaélico Mac Eanraig, que significa filho de Henry. Kendra é um dos nomes com mais possibilidade de significados que já conheci, e para além disso, todos são positivos!

Este é um nome com pouca visibilidade nos nossos países, porém, nos Estados Unidos, é até bem conhecido. Ora veremos: o seu auge ocorreu em 1987, tendo obtido 3 841 registos! Já em 2014, como tem sido um nome que tem vindo a decrescer, obteve 1 626 registos. Em Portugal, apesar de não ser um nome que conste na lista do IRN, Kendra obteve em 2015, 2 registos, e no estado de São Paulo, no Brasil, obteve 3! Ainda no Brasil, é um nome que mais de 300 brasileiras possuem, segundo os censos do IBGE, enquanto, em Portugal, não há registos deste nome no passado.

Como algumas referências a este nome apresento:
  • Kendra Harrison - atleta americana;
  • Kendra Spears - modelo americana que casada com Prince Rahim Aga Khan, é hoje conhecida como Princess Salwa Aga Khan;
  • Kendra Wilkinson - atriz e modelo americana;
  • Kendra Louise Smith - música americana pertencente à banda Dream Syndicate;
  • Kendra Dumbledore - personagem de Harry Potter, mãe de Albus Dumbledore;
  • Kendra Saunders - personagem de banda desenhada, também conhecida como Hawkgirl.

Resta-me apenas dizer que considero este nome, um nome muito forte, e com garra, que não peca nada pela internacionalidade, e que gostaria que fosse mais utilizado nos dias de hoje tanto em Portugal como no Brasil, pelo menos de forma a estarmos familiarizados com ele! Refiro ainda que gostei muito dos compostos Anna Kendra e Kendra Louise, referidos ao longo do post, penso que lhe dão ainda mais brilho!


Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, Wikipédia, nameberry, SPIE, IBGE, Público, ARPEN/SP.

21 comentários:

  1. Concordo com o que disseste acerca da força e garra de Kendra, mas não gosto do nome.

    ResponderExcluir
  2. Kendra me intrigou,não o conhecia e achei sinceramente um nome muito interessante. Realmente é forte, também me transmite garra, determinação. Parece nome de guerreira! O estilo e a sonoridade me lembraram Petra.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por atender meu pedido e adorei a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia mas gostei dos compostos Anna Kendra e Kendra Louise, gostaria muito que vocês fizessem um post sobre o nome Yanna, existe uma atriz que se chama Yanna Lavigne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que possível abordaremos o nome Yanna. Obrigada pela participação!

      Patricia Monteiro
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  5. Não acho um nome com uma sonoridade bonita. :\

    ResponderExcluir
  6. Oie meu nome é Kendra!só adicionando mais um significado que não mostrou aqui.
    Kendra: variante de Kendall. Tem origem anglo-saxão (vem dos antigos povos que ocupavam o território que hoje se localiza a Dinamarca), significa "Vale do rio brilhante".

    ResponderExcluir
  7. Amo nome e pus na minha filhabque hoje tem 6 anos ,ela chama-se Kendra Nayara😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da minha filha é kendra e o meu é Naiara

      Excluir
  8. Então me ajudem, me chamo Jinenson e gostaria de saber o que pode significar está(risos), Massei que somente existem 2 nomes, um na Índia e outro nos EUA..obr obrig

    ResponderExcluir
  9. O nome de fato intriga...acho que depois da novela "o outro lado do paraíso" e o uso repetido da palavra Kenga..não consigo apreciar Kendra como antes...mas tem um bom significado...prefiro Kendrick, forma masculina.

    ResponderExcluir
  10. Minha filha se chama kendra jordana. As pesaoas quando perguntam o nome dela, no começo ficam meio intrigadas, umas fazem até cara de nojo. Mas não importo bem um pouco. Amo o nome da minha filha. Foi escolhido com muita sabedoria. E sei que quando ficar grande irá amar seu nome.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome e amo ele, além de diferente é lindo!
    Onde vou ouço dizer que meu nome é diferente é difícil de se pronunciar mas que é lindo.
    Algumas amigas até chegam a me perturbar me chamando de Kenga kkkk mas o importante é que eu amo o meu nome!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde o nome da minha filha recém nascida é KENDRA gostei do nome mulher com determinação garra audácia com um poder heróico muito obrigado

    ResponderExcluir
  13. Estou prestes a dar a luz de uma menina, minha irmã me sugeriu este nome (kendra) mas não sei se ponho pra agradar vontade dela ou se gostei do nome!? E receio que meu marido não goste muito da ideia 🙄

    ResponderExcluir
  14. Coloquei o nome da minha filha de Kendra mas a origem do nome e russa e significa ‘vale do rio brilhante ‘

    ResponderExcluir