quarta-feira, 6 de julho de 2016

Luana


Luana é um nome que discretamente tem vindo a tocar o coração dos portugueses. É uma entrada relativamente recente no nosso panorama de nomes, sendo que até 1980 não se conhecem registos de meninas assim chamadas. Luana é um fenómeno moderno e marcará, sem dúvida, esta nova geração que chega até nós.

É possível que o interesse por Luana tenha começado a surgir precisamente na década de 90, na mesma altura em que o seu interesse foi maior também no Brasil. Ao certo, sabe-se que em 2013 eram já 557 meninas registadas em Portugal, juntamente com 322 compostos, entre os mais utilizados Luana Filipa, Luana Sofia e Luana Beatriz! No ano seguinte, o número de meninas assim registadas desce para 500, registando-se também outros extraordinários 290 compostos. Por sua vez, no ano de 2015, desconhecendo-se o número de compostos, sabe-se que foram registadas 557 meninas chamadas Luana. O nome sentou-se confortavelmente no top 20 português, tendo passado da 16ª posição (2013), para 19ª (2014) e 18ª (2015).

Estima-se que existam cerca de 350 mil pessoas com este nome no Brasil, sendo que Luana ainda consta no ranking dos nomes femininos mais utilizados no Brasil em 2015 (71ª posição de acordo com os dados do BabyCenter Brasil). O seu semelhante Luan também se encontra em alta no Brasil (79ª posição em 2015). A ARPEN dá-nos conta do registo de 830 meninas assim chamadas só no Estado de São Paulo no ano de 2015, e cerca de 250 diferentes compostos, entre os mais comuns Luana Vitória, Luana Beatriz e Luana Cristina.

Mas afinal, de onde vem este nome? Há quem diga que foi um nome inventado propositadamente para uma personagem da polinésia do filme Birds of Paradise/Pássaros do Paraíso (1932). Se assim for, Luana ganha um ar exótico muito peculiar! Contudo, outras fontes indicam-nos que Luana não se trata de um nome inventado no abrir do século XX para usufruto das artes, mas que se trata efetivamente de um nome havaiano válido que significa tempo de lazer, aquela que laz, aquela que desfruta. Outra teoria defende que Luana trata-se na verdade de um nome que provém do germânico antigo e significa guerreira graciosa. Na mitologia dos povos da atual Roménia, Luana era uma figura distinta que ensinava a população a ler; outras versões das lendas relatam Luana como uma princesa do Norte que se apaixonou perdidamente por um plebeu.

E dos mitos para a realidade, Luana é o nome da Condessa de Orange-Nassau, nascida em 2005, fruto do casamento do Príncipe Friso e da Princesa Mabel. O seu nome completo é Emma Luana Ninette Sophie van Oranje-Nassau. Parece que Luana está nas bocas do mundo, o nome é ultra-moderno e, aos poucos, vai ganhando tradição de uso, preparando-se para marcar uma geração!

Qual a vossa opinião sobre Luana?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, BabyCenter Brasil, Behind The Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE

18 comentários:

  1. Acho Luana muito bonito, sempre o associo à lua, apesar de etimologicamente não ter esse significado. Não conhecia a parte mitológica, gostei de saber, deu uma graça maior ao nome.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. problema seu tem gente que gosta

      Excluir
    2. Concordo,Amo Bastante Luana,É Agradável:D

      Excluir
  3. Amo esse nome,não sei pôr que !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Um dos nomes mais lindos que tem.

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente amo o meu nome e sempre procuroais informações sobre ele

    ResponderExcluir
  6. meu nome eé Luana eu gosto pq sempre lembro da lua acho q umas das perfeições maravilhosa que Deus criou foi a Lua e o Sol.

    ResponderExcluir
  7. Para mim é o nome mais lindo adoro

    ResponderExcluir
  8. E muito lindo o nome Luana eu amo esse nome muito lindo e ainda vei de origem muito importante

    ResponderExcluir