sexta-feira, 15 de julho de 2016

Moara


Moara é um nome de personalidade, dificilmente passará sem ser notado. É uma bela opção dentro do universo de nomes indígenas femininos. Apesar da sonoridade próxima à do muito conhecido Mayara, não possui a mesma popularidade que este, mas deveria! Precisamos descobrir Moara! Acredito que seja um nome com qualidades suficientes para agradar todos que estão à procura de nomes étnicos e expressivos carregados de brasilidade.

Com origem na língua tupi, Moara significa ajudar a nascer ou aquela que auxilia no parto. Acho que esses são significados muito bonitos e emocionais, consigo associar Moara a uma nova vida, à esperança, alegria de viver. Gosto muito desses simbolismos, acho que conferem uma aura especial ao nome. Levando em conta esse significado, existe em São Paulo a Casa Moara, especializada em partos humanizados. Assim é descrita em seu site: "Ajudar a nascer. É esse o significado da palavra Moara em tupi-guarani. E foi em torno desse objetivo que nos reunimos na Casa Moara." Inspirador, não acham? Para conhecer a Casa Moara clique aqui.

O uso de Moara no Brasil é pequeno e discreto: de acordo com dados do IBGE, a frequência é de 1 174 brasileiras assim chamadas. Seu período de pico foi nos anos 90 (441 registros), desde então os números vem caindo. Suas portadoras estão mais concentradas no Espírito Santo. No ano de 2015 em São Paulo, foi registrado apenas 4 vezes.

Em Portugal parece ser muito raro já que não obteve registros em 2015 e nem em 2014. Não consta da lista de nomes admitidos (provavelmente nunca houve o pedido para admissão). Talvez se fosse mais conhecido, poderia ganhar adeptos entre portugueses, já que Moara não está muito longe de Yara, atualmente popular em Portugal (ocupou a posição #35 em 2015).

Para minha surpresa, Moara não é uma exclusividade do Brasil, é também a palavra romena que significa moinho. Através desse sentido, nomeia várias localidades na Romênia e algumas delas são:
  • Moara (em Suceava) - comuna romena localizada no distrito de Suceava, na região de Bucovina;
  • Moara Vlăsiei - comuna romena no distrito de Ilfov, na região da Muntênia.

Como referências podemos citar as brasileiras Moara Brasil (artista plástica); Moara Marinho (modelo); Moara Rocha (produtora e atriz) e Moara Sacilotti (piloto de rally). Moara é também o nome de uma das filhas da política Marina Silva.

Além de Mayara e Yara, Moara também possui similaridades com outros nomes já conhecidos como Mara e Luara ou seja, não é um nome que possa causar estranhamentos, é de fácil familiarização. É um dos melhores nomes indígenas, em minha opinião, e seu pouco uso o torna uma escolha bastante original. Assim como seu significado, Moara é um nome cheio de vida que aguarda o momento de ser apreciado em toda sua plenitude.

Dariam uma chance para Moara?


Fontes consultadas:
ARPEN, Caboclos na Umbanda (Caboclos e Ancestralidade Indígena), Casa Moara, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Acho giro, mas não me cativa.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito da terminação -ara, prefiro Moana também :)

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Moara e tenho orgulho em me chamar Moara !

    ResponderExcluir
  4. Pretendo ter um parto domiciliar e se for menina amaria colocar o nome Moara, super combina com o tipo de nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Ariana, realmente Moara teria tudo a ver com esse momento tão especial ❤

      Excluir
  5. Minha filha se chama Moara
    Acho lindo ♥️

    ResponderExcluir
  6. Guando eu tiver uma filha o nome dela vai ser-Moara Eloah❤
    Pois me apaixonei pelo nome logo guando oh ouvi pela primeira vez!!!

    ResponderExcluir