quinta-feira, 21 de julho de 2016

Nicolas/Nicholas


Nicholas, ou Nicolas, dependendo da preferência na grafia, é um dos nomes que encaixo num grupo em que as versões internacionais são, para mim, bem mais agradáveis que as versões portuguesas. Como devem saber ou calcular, Nicholas ou Nicolas são as versões inglesa (apesar de também usado na França) e francesa de Nicolau.

Ambos estes nomes derivam do nome grego  Νικολαος (Nikolaos), formado através dos elementos νικη (nike), vitória, e λαος (laos), povo, significando assim vitória do povo. Um significado bastante inspirador que nos remete à liderança com sucesso!

Nicolas é, sem dúvida alguma, um nome da moda no Brasil, no ranking do Baby Center Brasil encontra-se na 12ª posição, e no estado de São Paulo obteve 3 431 registos em 2015! Já Nicholas obteve (apenas) 180. Nem Nicholas, nem Nicolas são aceites em Portugal, sendo apenas aceite Nicola, parecido à pronúncia francesa de Nicolas (Nicólá), então estes nomes não obtêm muitos registos: 8 Nicolas e 4 Nicholas em 2015. Segundo o SPIE, Nicolas foi um nome que obteve 12 registos apenas de 1970 a 1980, enquanto no Brasil, segundo o IBGE a sua frequência é de 111 059 pessoas. Nicholas não consta no SPIE, mas a sua frequência no Brasil é de 5 000 pessoas.

Já que se tratam de nomes ingleses e franceses, decidi pesquisar nos rankings de países falantes dessas mesmas línguas, nomeadamente os Estados Unidos da América e a França: em 2014 nasceram 6 724 meninos chamados Nicholas nos EUA e 2 060 Nicolas; na França, em 2013 nasceram 5 meninos Nicholas e 707 Nicolas.

Nick é um diminutivo muito comum entre os Nicholas e Nicolas, e como tal, várias celebridades se apresentam com este nickname em vez do seu próprio, como por exemplo os atores americanos Nick Jonas, Nick Cannon, Nick Nolte, Nick Lachey e Nick Stahl. Outras referências são:
  • Nicholas Cave – ator e músico australiano;
  • Nicholas Hoult – ator britânico;
  • Nicholas Sparks – escritor americano, autor de vários best-sellers;
  • Nicolas Cage – ator americano;
  • Nicolas Flamel – suposto criador da pedra filosofal;
  • Nicolas Sarkozy – ex-presidente da França;
  • Saint Nicholas - bispo do século IV que inspirou a figura do Pai Natal (Papai Noel no Brasil). Aumentou os registos em todo o mundo cristão e deu nome a dois czares na Rússia e a cinco Papas.

Elejo como predileta a versão inglesa Nicholas, desde a grafia à sonoridade – Nicalaze - se bem que a doçura de Nicolas também me encanta – a mim e a muitos brasileiros. Penso que para Portugal, ambas as grafias se consigam adaptar bem, e gostaria que conseguíssemos trazer esta que é uma variante de Nicolau, bem mais fresca, aos nossos registos.

Preferem Nicholas/Nicolas ou Nicolau?


Fontes consultadas:
Journal des Femmes, Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, Names.org, IBGE, ARPEN/SP.

12 comentários:

  1. Prefiro Nicolas, que aliás gosto muito. Acho um nome cheio de vida, alegre e tem como bônus o fato de ser internacional. Pena ser tão popular por aqui, perde um pouco do brilho por isso. De Nicholas já não gosto tanto, sempre fico com a sensação de ser "nixolas", rs! No Brasil as duas versões são pronunciadas da mesma forma: Nícolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Nicolau já não gosto nada, esse "au" no final me incomoda, perde o charme.

      Excluir
  2. Prefiro Nicolau, sem a mínima dúvida. Não gosto de Nicolas/Nicholas.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Nicolau.
    Outro diminutivo comum de Nicholas é Nicky.

    ResponderExcluir
  4. Por acaso não gosto, simpatizo com Nicolau, mas as versões mais internacionais deste nome realmente não me chamam muito à atenção.

    ResponderExcluir
  5. Nicolas é um dos nomes masculinos que mais me agradam. Esta no meu top 10. Nicolau eu já não simpatizo e curioso que eu não gosto nada de Nicole, mas isso é outra história.

    ResponderExcluir
  6. Amo Nicolas. O nome que dei a meu filho. O significado mais lindo ainda, "vitorioso".

    ResponderExcluir
  7. Nome lindo Nicolas. O nome que dei a um filho meu.

    ResponderExcluir