sábado, 9 de julho de 2016

Raoni


Um verdadeiro guerreiro, assim é Raoni. Este valoroso nome indígena possui a valentia como marca registrada e a nobreza caminha ao seu lado. Belo e exótico, Raoni tem  importante ligação com a cultura nativa brasileira.

A origem do nome Raoni é indubitavelmente indígena, mas ele pode estar relacionado à duas línguas: o tupi e o  txucarramãe. Através do tupi, o significado de Raoni é chefe ou grande guerreiro. No tupi, Raoni não era exatamente um nome próprio, mas sim um tratamento que servia como designação para o líder da tribo. Já em txucarramãe, língua que faz parte do grupo indígena caiapó, Raoni significa onça ou sexo da onça. E é dentro dos caiapós que surgiu um dos mais ilustres brasileiros assim chamados: Raoni Metuktire.

Raoni Metuktire, ou cacique Raoni, como é conhecido, é uma das maiores lideranças indígenas do Brasil. Nascido por volta de 1932, no Mato Grosso, pertence ao povo caiapó e aprendeu português com os irmãos Villas-Bôas. Raoni conquistou fama internacional ao estrelar um documentário sobre a vida de sua tribo, que habita o norte do Parque Nacional do Xingu. O filme foi exibido no Festival de Cannes, em 1977. A partir daí, ele passou a ser convidado para vários eventos no exterior atraindo a simpatia da opinião pública internacional para a causa indígena. Em 1989, apoiado pelo cantor Sting, viajou em sua companhia buscando arrecadar fundos para a Fundação Mata Virgem. Foi recebido pelo Papa e por chefes de estado  como François Miterrand e Margareth Tatcher.  O cacique é figura comum em protestos e mobilizações indígenas. Seu nome já foi cotado algumas vezes como candidato ao prêmio Nobel da Paz. Em 2011, recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Paris das mãos do prefeito Bertrand Delanoë, em reconhecimento por sua luta pela preservação da Floresta Amazônica.

Através da exposição do cacique Raoni na mídia, o nome ganhou uma certa expressão no Brasil, pois nos anos 70 marcava apenas 33 registros e nos anos 80 e 90 (quando o cacique foi mais comentado), seus números subiram para 1 092 e 1 027, respectivamente. Nos anos seguintes Raoni não se manteve em alta; caiu para 746 registros nos anos 2000. De acordo com dados do IBGE existem 2 912 brasileiros chamados Raoni e seus portadores estão mais concentrados no estado do Espírito Santo. No ano de 2015, no estado de São Paulo, foi registrado 14 vezes. A grafia Raony obteve 6 registros e Raoní conseguiu 2 registros. É um nome indígena masculino relativamente conhecido, mas seu uso atualmente é tímido.

Sendo pouco usado em seu país de origem, é natural que seja desconhecido em Portugal. É inexistente em seus registros e não aparece na lista de nomes admitidos.

Como referências podemos citar os brasileiros Raoni Carneiro (diretor, produtor, ator e cantor); Raoni Monteiro e Raoni Silva (surfistas); Raoni Forian e Raoni Maciel (músicos) e Raoni Barcelos (lutador de MMA).

Adoro o nome Raoni, acho realmente bonito tanto na grafia quanto na sonoridade (para quem não sabe a pronúncia é Raoní). Transmite força, garra, coragem e a sua origem indígena o enriquece ainda mais; seu uso simboliza um resgate e uma homenagem às raízes brasileiras. É uma escolha diferenciada e inovadora. Em minha opinião, é um nome que merece aplausos!

Qual é a sua opinião sobre Raoni?


Fontes consultadas:
Dicionário de Nomes Próprios, Dicionário Ilustrado de Tupi-Guarani, Guia dos Curiosos, IBGE, IRN, Portal Amazônia, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Não conhecia, como não conheço muitos nomes de origem indígena, infelizmente. À primeira vista achei que Raoni era um nome com muita força, muito imponente. Depois de ler o texto só fiquei com essa impressão reforçada. Acho bonito!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse texto. Nunca tinha parado para prestar atenção aos nomes indígenas, eles representam bem o que temos de mais genuinamente brasileiro.
    Estava procurando um post com uma lista maior de nomes indígenas aqui no blog e não achei. Tem?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. ansiosa aqui... :)
      Faz 2, uma feminina e outra masculina.
      obrigada.

      Excluir
  4. Estou emocionada com este texto sobre o nome Raoni,nome do meu filho,que escolhi por todos esses motivos que estão expostos aí, pela beleza, pela grandeza, pela força deste nome,tambem para homenagear o nosso cacique, resgatar a raiz indígena através deste nome. Enfim, foram muitos os motivos para esta escolha. E acertei,combinou com ele,encaixou perfeito, só poderia ter sido Raoni. Texto lindo, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos a visita ❤ Escolheu bem, como disse, Raoni é um nome digno de aplausos! Abraços!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Meu filho chama-se Raoni justamente por causa do cacique.Ele nasceu qdo o nome estava no auge. Ele tem muito orgulho do seu nome.

      Excluir
  5. Tenho imenso orgulho de meu nome RAONI. É forte! Bonito e com toda representatividade que tem. Meu nome não poderia ser outro.

    ResponderExcluir