sexta-feira, 29 de julho de 2016

River


Confesso-vos que eu, não sendo grande fã de nomes literais, estou a ficar um pouco assustado com a quantidade de publicações que já fiz e/ou vou fazer sobre nomes literais noutras línguas. Para não fugir à regra, hoje apresento-vos mais um: River.

River é um nome que, como muitos de vocês com certeza saberão, se refere à palavra em inglês para rio. River chegou ao inglês, por meio do francês antigo, primeiro derivando do latim ripa, que significa margem do rio. Sendo River um nome literal da natureza referindo-se a um curso natural de água, usualmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio, dá-lhe um toque especial, um pouco hippie até.

Em Portugal é aceite a versão Riu como segundo elemento do nome, sendo ela a tradução de River em catalão, porém tanto esta versão que tão popular se está a tornar nos Estados Unidos, como Rio, em português, não constam na lista do IRN, talvez por serem demasiado invulgares. Apesar de não ser aceite, River obteve um registo em Portugal em 2015, ao contrário do que é impossível demonstrar nas listas disponíveis no Brasil do ano passado, porém, no IBGE consta que existem 163 pessoas com este nome, sendo 156 homens, visto que se trata de um nome unissexo. No SPIE, não há quaisquer registos, como seria de esperar.

Entende-se a razão pela qual River é mais considerado um nome masculino do que feminino em países lusófonos, já que rio se trata de uma palavra do género masculino, porém esta situação não acontece na língua inglesa, existindo um determinante neutro, que nós não possuímos na língua portuguesa. Assim sendo, River é praticamente utilizado na mesma “quantidade” independentemente do género, veja-se por exemplo o caso dos registos de 2014 nos Estados Unidos: 703 meninas e 1 223 meninos – não é uma diferença abismal.

No feminino, River apresenta poucas referências: temos a filha de Kelly Clarkson, River Rose, nascida em 2014, e algumas personagens de séries norte-americanas, tal como de videojogos. No masculino, as referências aumentam. A principal e mais atual para os portugueses é sem dúvida River Isaac, filho da atriz Daniela Ruah e de David Olsen. Depois temos ainda River Phoenix e River Shields, atores norte-americanos, River Viiperi, modelo espanhol, e imensos filhos de celebridades ao redor do mundo, como por exemplo de Keri Russel, Taylor Hanson, Megan Gale, entre outras.

Termino dizendo que prefiro, como a maioria, River no masculino, tendo alguma dificuldade em vê-lo no feminino, mas não é um grande problema. Confesso que adorei os compostos River Rose e River Isaac, escolhidos pelas celebridades acima mencionadas, pois dão a River um segundo nome bem esclarecedor quanto ao género. Penso que este nome é um pouco "inglês demais" para os nossos países, mas ao mesmo tempo não acho que seja impedimento para se usar se se puder e gostar! Eu adoro River! E vocês?



Fontes consultadas:
O Blog dos Nomes (Rio & Riu), Behind the Name, Wikipédia, names.org, nameberry, IRN, SPIE, ARPEN/SP, IBGE.

3 comentários:

  1. Adoro também, acho um nome suave e com um ar bem hippie! Sempre lembro do meu querido River Phoenix! Prefiro no masculino e acho pode tranquilamente se adequar ao uso em nossos países.

    ResponderExcluir
  2. Por acaso gosto mesmo muito, acho giríssimo! É mesmo daqueles hippies impecáveis, tal como Winter :) E por ser literal é inspirador! Também concordo com a reflexão de que é "inglês demais" para os nossos países.

    ResponderExcluir