domingo, 24 de julho de 2016

Yanna/Yana - Atendendo a Pedidos


Recebemos o pedido para falarmos sobre Yanna, mas não posso deixar de falar sobre Yana, já que os nomes estão intimamente ligados. Com um ares de modernidade e jovialidade, Yanna e Yana são mais um exemplo das inúmeras (e por vezes surpreendentes) versões estrangeiras de Joana.

Yanna é um nome usado na Grécia e se origina como uma variante de Gianna, que apesar de ser mais conhecido como uma forma curta do italiano Giovanna, é também uma forma moderna de Ioanna, versão grega de Joana. Yanna seria então uma versão alternativa de Ioanna. Já Yana é versão russa, búlgara e ucraniana de Jana, uma forma de Joana. É bastante conhecido em países eslavos. Todos esses nomes são formas femininas de João, nome de origem hebraica e, portanto, têm mesmo significado: graça de Deus ou agraciado/a por Deus.

Mas Yana (apenas Yana e não Yanna) tem mais algumas atribuições (o acréscimo ou não de uma letra pode fazer muita diferença): Yana também é uma palavra em sânscrito com inúmeros significados, incluindo viagem ou caminho, ou ainda ir, movimento, montar ou marcha. Na área do budismo e hinduísmo, Yana expressa a metáfora da prática espiritual como uma estrada ou uma viagem, um caminho a ser percorrido. Confesso que me encantei com essa ligação espiritual, Yana ganhou contornos místicos para mim.

Há ainda uma interessante vertente étnica para Yana, pois esse era o nome de uma aldeia indígena norte-americana agora praticamente extinta. Os yanas falavam uma linguagem hokana, chamada linguagem yana. A partícula "ya" significava pessoa e "na" identificava o grupo que vivia no norte. Dentro dessa linguagem Yana significaria pessoa do norte. Essa população habitava o centro da Califórnia.

Tanto Yanna quanto Yana são nomes de uso discreto em nossos países, mas no Brasil, segundo o IBGE, há um destaque um pouco maior para Yanna: ele está presente como nome de 2 756 brasileiras, enquanto a frequência de Yanna é de 999 pessoas. Ambos têm trajetórias em ascensão e sua maior alta é agora, nos anos 2000. O uso ainda é moderado e econômico, mas são nomes que parecem ter potencial para se popularizarem nos próximos anos. No estado de São Paulo, em 2015, Yanna foi registrado 9 vezes e Yana 4 vezes. Em Portugal Yanna e Yana não constam como aceitos, apenas Iana está lá. Iana pode ser considerada mais uma versão (no caso holandesa) de Joana, mas também pode ter outras origens diferentes, então ele não se enquadra como um aportuguesamento de Yanna/Yana, como imaginei a princípio. Apesar de não fazer parte da lista de nomes aceitos, em Portugal Yanna conseguiu 1 registro em 2014 e novamente foi registrado 1 vez em 2015. Yana não obteve registros em 2014 e em 2015 foi registrado 1 vez. Mesmo a versão similar aceita, Iana, não consegue muitos fãs entre os portugueses: em 2014 Iana foi registrado 7 vezes e em 2015 apenas 2 vezes. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Yana e Yanna passaram a ser autorizados em Portugal***

A referência mais conhecida entre os brasileiros é a lindíssima atriz Yanna Lavigne, mas existem outras: Yanna McIntosh (atriz jamaicana) e Yanna Rivoalen (jogadora de rugby francesa). Para Yana as referências são mais numerosas: Yana Klochkova (nadadora medalhista olímpica ucraniana); Yana Kudryavtseva (ginasta rítmica russa); Yana Gorbulsky (designer americana) e Yana Toboso (artista de mangás japonesa). Yana também tem um lado geográfico pois nomeia algumas localidades: Yana (capital administrativa na Nigéria); Yana (uma província em Serra Leoa); Yana (um rio na Rússia), entre outros locais.

Sempre gostei de Yanna/Yana, acho que são nomes com muito frescor e belos. São versões de Joana que conseguem se distanciar da forma em português, seguem seu próprio caminho. Como já mencionei, acho que são nomes com vibração moderna, contemporânea e ótimas opções para aqueles que procuram nomes iniciados por Y. Apesar de estrangeiros são facilmente entendidos por lusófonos, ou seja, são adequados ao uso em nosso idioma.  Considero também Yanna/Yana nomes leves e despojados, gosto desse estilo. Particularmente prefiro a grafia Yana, por sua ligação espiritual, mas a escrita Yanna também tem seu charme! Por serem pouco usados, funcionam como opções originais para os dias de hoje.

Usariam Yanna/Yana? Qual grafia preferem?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Behind The Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Think Baby Names, Wikipédia.

43 comentários:

  1. Não gosto nem desgosto, mas acho bonito :) Uma das minhas amigas da faculdade é Ana Isabel mas na brincadeira trato-a por Yana (com sotaque do Norte, de preferência!) :P

    ResponderExcluir
  2. É bonito, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, são amorosos, muito fluidos e ternos. :)

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Meu nome é yana Gabrielle e gosto muito dele todos falam que nome diferente mas não me importo por que ele tem muita história para contar

      Excluir
  5. Minha filha se chama Yaná. Acho lindo, mas frequentemente confundem com Yana. Vou ensiná-la a não se importar quando estranhos confundirem por Yana o nome dela. Muita gente gosta, do nome e pergunta se é indígena, pela sonoridade, acho.

    ResponderExcluir
  6. Gostei, e conheço outra versão Yane.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desse nome.
    Penso em ter mais uma filha, já tenho uma Yasmin.
    Gostei muito desses nomes, mas ainda estou em dúvida.
    Meu marido quer que eu ponha Ysis ... estou tão indecisa.
    Se alguém por favor puder , me dê uma ajudinha , para escolher. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro Yana, forma um par muito bonitinho com Yasmin. Ísis tb é lindo, mas prefiro escrito com I, com Y acho que não combina muito.

      Excluir
    2. Me chamo Iana e minha se chama Ísis. Os dois são lindos. Não se arrependerám

      Excluir
    3. Tenho uma filha de 4anos chamada Yasmin. E estou grávida de outra menina que se chamará Yanna. Acho lindíssima essa combinação. Tb pensei em Ysis mais achei que combinaria menos os nomes e tb a grafia fica melhor harmozinado com I.

      Excluir
  8. Amei muito!!! Me identifiquei com tudo o que voce escreveu e já penso em uma tatoo hahahahaah

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito afinal e meu nome Yana 😍

    ResponderExcluir
  10. O nome da minha bebê é Yanna amo esse nome 😍

    ResponderExcluir
  11. Belíssimo. Estou grávida de outra princesa e ela se chamará Yanna. Já tenho uma princesa chamada Yasmin.😍

    ResponderExcluir
  12. Bom o meu é com (I) Iana, na minha cidade sou a única com o nome, me perguntam sempre q precisam escrever se é com Y .. independente da letra, seu significado é bonito, e particularmente acho ainda mais por não ser “tão” comum! Amo meu nome, e achei massa todo histórico dele !♥️��

    ResponderExcluir
  13. Vejo o quanto às variações do nome Joana podem ser surpreendentes! Nem imaginava que Yanna seria uma variação de Joana. O que mais gostei foi do seu significado em sânscrito e sua ligação com budismo e hinduísmo! Eu amo nomes que se iniciam com I ou Y! São lindos demais! Combinaria bem com Yoná, Yuna e porquê não a outra versão do nome, Yohanna?
    Amei *-*

    ResponderExcluir
  14. Não sei o motivo que meu pai colocou esse nome em mim. Mas simplesmente AMO!! Nunca encontrei uma YANA pessoalmente.

    ResponderExcluir
  15. Ameiiii, meu nome. Yannas, me adicionem hahhahah

    ResponderExcluir
  16. Minha filha se chama Yanna Mirelly mais o "Yanna" prevalece pois tem pronúncia forte

    ResponderExcluir
  17. Minha filha vai nascer achei lindo o nome yanna e Iana tô em dudúvi

    ResponderExcluir
  18. O nome da minha bebe sera Yanna Loysse desde que vir esse nome eu amei e combina com o meu izadora e cm o da mnha Filha Ana vitória😍

    ResponderExcluir
  19. Amoo esse nome yana...vou colocar na minha filha o meu nome é Ana e dizem que yana é uma versão de Ana...Mais não sei se é...só sei que gosto muito desse nome

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Yanna, sempre achei estranho, confesso que até hoje, e todo mundo acha isso tbm, falam que é diferente, pra não dizer estranho rs, adoro meu nome, e claro o significado dele mais ainda, não é atoa que escolhi como minha primeira tatuagem..

    ResponderExcluir
  21. Amo o nome Yanna e desde a minha adolescência falava que caso eu tivesse uma filha seria chamada "Yanna ou Iana",em dezembro de 2017 nasceu minha princesa é a chamei de Yanna Gabrielly,pois gosto de nomes diferentes e este sem dúvida é cheio de charme,com forte pronúncia e identidade única,onde moramos só tem ela com esse nome e o meu também é único na cidade e para falar a verdade ainda não achei em nenhum lugar o meu nome com escrita idêntica "Glaydslayne Fernanda " nomes diferentes!

    ResponderExcluir
  22. Qnd vi esse nome Yanna nao tive dúvidas que seria esse nome para minha BB 💌

    ResponderExcluir
  23. Minha filha se chama Yana acho lindo escolhi junto com minha outra filha ,pelo significado "Deus é gracioso"também pela variação do meu que é Joana.Estava lendo uma revista na recepção da clínica de ultrassom quando deparei com o nome da atriz Yanna Lavigne. Como queria um nome pequeno com um significado bom , foi perfeito.

    ResponderExcluir
  24. Que nome lindo amei mais não sei o sexo ainda tô grávida pela 3 vez tenho dois meninos quero muito uma garota e com serteza vai se chamar yana. se for menina.

    ResponderExcluir
  25. Eu amo esse nome tao lindo estou gravida de gemeos os nomes vao ser yana e yan.

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma bebe de 4 meses que se chama yanna lavigne esse nome é muito lindo .

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é Yana Thalita e eu amo de paixão.

    ResponderExcluir