terça-feira, 30 de agosto de 2016

Avelina & Aveline


Acredito que quando colocamos paralelamente dois nomes com a mesma etimologia, mas com duas visões/auras diferentes, o nome que nos transmite uma vibe mais positiva, influencia-nos a gostar mais do outro nome. É o que me acontece com Avelina e Aveline, sendo que Aveline tem um ar mais francês, internacional, o que me apraz bastante, enquanto que Avelina tem um ar muito mais português, tradicional, rústico, o que não é necessariamente negativo, mas era para mim, menos interessante. Porém, uma coisa é certa: ambos são raros, e ambos precisam de mais atenção da nossa parte.


Aveline é a forma inglesa e francesa de Avelina, nome feminino germânico latinizado a partir do nome, com a mesma origem, Avila - topónimo de uma cidade em Espanha (popular também à conta de Santa Teresa de Ávila), criado a partir do elemento avi, que significa desejado. No entanto existem outras fontes que nos dizem que estes nomes derivam da palavra romana avella, que significa avelã. Então, Avelina e Aveline podem significar a desejada ou pequena avelã (sendo -ina ou -ine indicativo de diminutivo)! Qualquer um dos significados é ótimo!


Ambos os nomes não constam na lista do IRN - consta apenas Avelino - mas penso que Avelina facilmente será aceite, já Aveline tenho as minhas dúvidas. Em 2015, em Portugal, não houve registos de nenhum destes nomes porém, em 2014 foi registada uma Avelina Maria, uma Ester Avelina e uma Leonor Avelina. É um ótimo nome para compostos! No Brasil, no estado de São Paulo, em 2015, não nasceu nenhuma bebé com algum destes nomes, porém os dados do IBGE dizem-nos que a frequência de Avelina é de mais de 5 100 pessoas, sendo o seu auge na década de 40, e a de Aveline de 215 pessoas, mas desta vez o seu auge encontra-se na década de 90. Em Portugal, de 1920 a 1980, a média de registos anual é de aproximadamente 13, sendo o seu auge em 1933 com 25 registos. 

A nível de registos internacionais, nos Estados Unidos, em 2014, nasceram 35 Avelinas - o seu auge ocorreu no ano anterior a este onde obteve 43 registos. Já o auge de Aveline foi mesmo em 2014, onde obteve 58 registos, talvez sejam mesmo nomes que se estão a tornar populares por lá, talvez pela influência de Ava. Já na França, os números são um pouco diferentes, tendo nascido apenas 3 meninas Avelina em 2013, tal como Aveline em 2010 (últimos dados disponíveis).

Estes são dois nomes tão raros que há até poucas referências para eles. Mas entre elas temos:
  • Avelina Correia - artesã portuguesa;
  • Avelina Alvarez - ginasta portuguesa;
  • Avelina Lésper - crítica de arte mexicana;
  • Avelina Boateng - cantora alemã;
  • Aveline de Forz - condessa inglesa;
  • Aveline de Grandpé - personagem do jogo Assassin's Creed III.

Eu simplesmente adoro estes nomes, dando uma certa preferência, como já referi, a Aveline, e sem dúvida que os usaria! Têm tudo o que procuro num nome: internacionalidade, exclusividade e uma aura vintage que os torna até modernos! E vocês, o que pensam de Avelina e de Aveline?


Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, SPIE, IBGE, ARPEN/SP, Wikipédia, Público.

3 comentários:

  1. Gostei muito do post, mas os nomes não me empolgam. Prefiro Eveline.

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu adoro Avelina! Mesmo, de coração! <3 E concordo com a descrição desta versão, parece mais antiga, tradicional e rústica, que é exatamente o que me chama mais à atenção nos nomes! :) Quando era pequenina tinha uma boneca à qual dei o nome de Avelina e continuo a olhar para o nome como um nome de bonequinha, muito cor-de-rosa! E o significado é mesmo muito fofo! Sou uma entusiasta deste nome, acho mesmo perfeitinho! E achei Leonor Avelina um mimo!

    ResponderExcluir
  3. Acho giros mas prefiro Evelina & Eveline.

    ResponderExcluir