terça-feira, 9 de agosto de 2016

Brian/Bryan


Brian/Bryan, amado por multidões! Estamos diante de um nome que desafia o tempo e conquista fãs em vários locais em diferentes épocas. A verdade é que impossível ficar indiferente à esse nome que tem em sua essência o brilho mágico da Irlanda. Ele está nos tops de popularidade de Brasil e de Portugal. Muito conhecido em países de língua inglesa, suas duas grafias fazem igual sucesso em nossos países, um feito admirável! E engana-se quem pensa que a escrita Brayan é uma exclusividade brasileira, ela faz sucesso em outros países da América Latina, já está aparecendo nos rankings dos Estados Unidos e também terá seu espaço em nosso post.

Como já referido, Brian/Bryan é um nome de origem irlandesa e seu significado provavelmente está relacionado com o antigo elemento celta bre que significa monte, colina, e pode ser entendido, num sentido mais amplo, como alto, nobre ou aquele que é forte. Significados muito inspiradores e poderosos! A versão que surgiu primeiro foi Brian sendo Bryan uma grafia variante. Como Bryan também é usado como sobrenome/apelido, além de nome próprio, algumas fontes apontam outras possíveis origens: Bryan pode ser um patronímico de origem anglo-normanda do antigo nome nórdico Brjan, introduzido na Inglaterra por normandos, ou pode ser um patronímico do próprio nome Brian. Algumas personalidades carregam Bryan como sobrenome/apelido e temos como exemplos Alfred Bryan (compositor canadense);  David Bryan (músico americano) e Marvin Bryan (futebolista inglês).

O grande rei irlandês Brian Boru (941-1014), elevou o nome à patamares heróicos! Libertou a Irlanda de uma invasão viking, sendo esse um feito grandioso! O nome já era comum no país antes de seu tempo, mas ficou mais ainda depois. Ainda hoje o símbolo nacional da Irlanda é a Harpa de Brian Boru, que acredita-se ter pertencido à esse inesquecível soberano.

Brian entrou em uso na Inglaterra na Idade Média e com o passar dos anos foi se tornando raro até ser relembrado no século XX. No início dos anos 30 fez parte do top 10 inglês, mas teve uma queda considerável durante o restante do século até que nos anos 90 saiu do top 100. Atualmente Brian está na posição #378 e Bryan #457. Os dias de glória de Brian/Bryan entre os ingleses parecem ter ficado no passado. Nos Estados Unidos desembarcou  no país no ano de 1925 e permaneceu por respeitáveis 60 anos no top 100 americano! Os anos 70 e 80 foram suas épocas de maior auge (Brian em 1972 e Bryan em 1985). Hoje em dia Brian está na posição #188 e Bryan #166. Não é mais um estouro de popularidade, mas ainda marca presença.  Na Itália se sai melhor e a preferência é por Bryan que está na posição #95 no ranking italiano.

Sendo um nome tão conhecido, uma nova grafia surgiu nos países latinos, Brayan que nada mais é que a forma escrita da pronúncia em inglês. O fato é que Brayan já se destaca há alguns anos em vários países, como o México (posição #48 em 2014). Um detalhe é que tanto Brian como Bryan não estão no top 100 do México, mas Brayan sim. E essa nova escrita já está chegando aos Estados Unidos (provavelmente através de famílias de origem latina residentes nesse país). Em 2015 ficou na posição #595. Como portadores do nome Brayan cito Brayan de La Torre (futebolista equatoriano); Brayan Angulo e Brayan López (futebolistas colombianos); Brayan Peña (jogador de beisebol cubano) e Brayan Martínez (futebolista mexicano). Em alguns sites como o Nameberry, Brayan é considerada uma tendência moderna.

Em Portugal e no Brasil a paixão por Brian/Bryan atinge níveis muito expressivos! São nomes da moda em nossos países! Em Portugal, no ano de 2015, Brian foi registrado 67 vezes e Bryan 42, o que os levou diretamente para o top 100 português! Brian (#69) e Bryan (#86), mas se somarmos as duas grafias elas contariam 109 registros e estariam na posição #54, à frente de Frederico. Apenas Brian aparece nos dados do SPIE, com 2 registros em 1978 e novamente 2 registros em 1980. Esse pequeno uso me leva a crer que os nomes ainda não eram admitidos.

No Brasil a grafia Bryan está na posição #37 do top 100 e a preferência por essa escrita também se faz presente no estado de São Paulo, onde no ano de 2015 Bryan obteve 3 185 registros e Brian apenas 154 (a diferença impressiona!). A segunda grafia mais usada foi Brayan, que conseguiu 1 406 registros. Através dos dados do IBGE podemos notar um equilíbrio maior: Bryan nomeia 12 844 brasileiros; Brian 11 330 e Brayan 8 051. Curiosamente todas as três grafias têm a maior concentração de portadores no mesmo estado, Rio Grande do Sul. Brian começou a ser usado no Brasil nos anos 40, Bryan nos anos 70 e Brayan nos anos 80, com números discretos de registros que foram subindo e atingem seu auge nos anos 2000.

As referências para Brian/Bryan são inúmeras, separei aquelas que mais fazem sentido para mim:
  • Brian de Palma - cineasta americano responsável por clássicos como Vestida para Matar e Scarface;
  • Brian Johnson - cantor e compositor britânico, vocalista do grupo AC/DC;
  • Brian Hugh Warner é o nome verdadeiro do músico americano Marilyn Manson;
  • Brian McKnight - cantor e compositor americano;
  • Bryan Adams - cantor e compositor canadense;
  • Bryan Ferry - cantor e compositor inglês;
  • Bryan Singer - diretor e produtor americano.

Considero Brian/Bryan um nome de valor por atravessar gerações em várias partes do mundo e continuar encantando muitos corações. É forte o suficiente para derrubar fronteiras e conquistar seu lugar ao sol. Passe o tempo que passar, em algum lugar Brian/Bryan sempre conseguirá cativar novos admiradores, assim como está cativando brasileiros e portugueses!

O que pensam sobre Brian/Bryan? Qual grafia preferem?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, House of Names, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, SPIE, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Por acaso é um nome que não me cativa minimamente. Entre as duas grafias prefiro Brian, acho mais simpático.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto... acho o fortemente inglês e perde o brilho na cultura latina.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Brian mas nao gosto nada do nome. Achei muito graça à foto!

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito esse nome, tem personalidade forte...

    ResponderExcluir
  5. O que vcs acham do nome Bryan Noah? Ou Bryan kendrick? Qual combina mlhr?

    ResponderExcluir
  6. Só sinto dó dos que não gostam do meu nome. Kkkk por onde ando. Todos o elogiam.

    ResponderExcluir
  7. Meu sobrenome é Briao e acredito terem aportuguesado.

    ResponderExcluir
  8. O meu filho se chama Brayan Felipe acho lindo esse nome.

    ResponderExcluir