segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Elis


Quando ouço Elis lembro-me imediatamente da figura mágica da musa da música brasileira, a incrível e incomparável Elis Regina. Talvez por isso, acho-o um nome marcante e icónico, e diria até que é um nome simultaneamente delicado, romântico e sensual. Para mim, tem uma aura muito sensível ao mesmo tempo que é um nome cheio de força. Não é fácil encontrar um nome com todas estas qualidades.

É claro que, por estar muito associado a esta personalidade, é um nome muito mais usado no Brasil do que em Portugal. Na verdade, nem existem registos deste nome em Portugal antes de 1980 e só em 2015 é que existiram registos de crianças com este nome: nasceram duas meninas chamadas Elis em Portugal.

No Brasil, a partir da década de 50, onde existiram em média 459 registos, o uso de Elis cresceu substancialmente até aos anos 80, onde alcançou os 8000 registos! Depois de 1980 o nome deixou de ser tão usado e hoje raramente se vê em crianças pequenas, ao contrário do que acontece com o seu semelhante Elisa que está imensamente popular. Elis surge, assim, como uma excelente alternativa a nomes que estão tão populares no momento. Em São Paulo, em 2015, foram registadas 137 meninas com este nome!

Trata-se de uma versão diminutiva de Elisabeth, nome que tem sua origem a partir do hebraico Elisheva, que significa Deus é o meu juramento, ou, conforme avança o Behind The Name, Deus é a minha abundância. O site NameBerry também avança que Elis alcançou a sua grafia atual por via do irlandês Eilis, que é também uma versão de Elisabeth, que foi muito popular na Idade Média na Irlanda. Todos os caminhos levam à mesma fonte!

Apesar de poder ser encarado como um nome datado (demasiado associado a certas gerações) vejo Elis como um nome sofisticado. Em Portugal não antecipo interesse em particular, mas acredito que no Brasil continuará a ser uma boa escolha, com laços culturais importantes.

Em termos internacionais, apesar de Elis também ser utilizado em países de língua inglesa no feminino, o seu uso é bastante mais raro. Em contrapartida, Elis ou Ellis é usado no masculino - e até com alguma projeção. Apesar de estarmos a falar de nomes graficamente iguais, são nomes diferentes na sua origem, e ambos válidos: Elis no feminino vem de Elisabeth, como já foi referido, no entanto, Elis no masculino vem de Elias.

Que vos parece? Gostam?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE e Wikipédia (Elis Regina).

18 comentários:

  1. Adorei o texto! E gosto muito de Elis também. :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito, mas acho que ao escolher prefiro para menino.

    ResponderExcluir
  3. Acho bonito e já esteve na minha lista, mas tenho preferido nomes maiores!!!
    Vc já ouviu o nome ELISAMA?
    Tenho uma grande amiga com esse nome.
    Há bem pouco tempo atrás só conhecia ela mas ultimamente tenho visto o nome em outras pessoas.
    Pode fazer um "Atendendo a Pedidos"???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode! Não conhecíamos o nome Elisama mas estamos pesquisando e assim que possível a publicação sobre ele irá ao ar.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  4. Será o nome de minha filha 🥰😍❤️

    ResponderExcluir
  5. Amo! Não considero datado, pra mim é um nome antigo com carinha de moderno, mesma impressão eu tenho com Cora, Stella, Eva, Julieta, Dante, Angelina etc.

    ResponderExcluir
  6. É o meu nome ... Elis Regina, eu amei, muito lindo...

    ResponderExcluir
  7. Minha filhinha nascida em Abril de 2020 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E da minha que nasceu em outubro de 2020 tbm 😍

      Excluir
  8. Minha filha, vai nascer em agosto e se chamará Elis Cristina ❤

    ResponderExcluir