quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Francesca


Tal como referi no post sobre Francesco, adoro esta sua versão feminina! Acho-a bem mais interessante e refrescante do que o nosso popular e conhecidíssimo Francisca, não desfazendo deste, claro está. No entanto, penso que pegar num nome recorrente, e de alguma forma transformá-lo para uma versão diferente, mas válida, como é claro, torna-o bem mais interessante. É o que, para mim, acontece com Francesca.

Francesca é a forma feminina italiana de Franciscus nome do latim que significa homem francês, aquele que vem da França, ou ainda francês livre. Como se trata de um nome feminino, logicamente o seu significado variará entre mulher francesa, aquela que vem da França e francesa livre.

Este nome é bastante popular na Itália, tendo obtido 3 119 registos em 2014 colocando-o na 13ª posição no ranking, porém, em Portugal, a situação é bastante diferente: nem consta na lista do IRN, nem é utilizado – praticamente nada – apenas 3 registos em 2015. No estado de São Paulo, no Brasil, obteve nesse mesmo ano 12 registos. Os dados do IBGE demonstram-nos que a frequência de Francesca é de 837 pessoas, enquanto em Portugal nasceram apenas duas no espaço de 60 anos, e ambas em 1964.

Como referências a Francesca aponto:
  • Francesca Annis – atriz britânica;
  • Francesca Belmonte – cantora britânica;
  • Francesca Capaldi e Francesca Eastwood – atrizes norte-americanas;
  • Francesca Pascale – cônjuge de Silvio Berlusconi;
  • Francesca Woodman – fotógrafa norte-americana;
  • Francesca’s – loja de roupa, calçado e acessórios;
  • Francesca Rimini – personagem de O Inferno, a primeira parte de A Divina Comédia de Dante Alighieri.

Penso que este seja um nome que toda a gente conseguirá pronunciar bem – Frantchessca - e com certeza não errará, talvez pelo costume à cultura italiana nos nossos países. Como já referi, Francesca poderá ser uma ótima alternativa ao popular Francisca, e seguramente será bem aceite, ou pelo menos não será mal visto, tanto aqui em Portugal, como no Brasil.

Pensam que Francesca resulta bem em Portugal e no Brasil?


Fontes consultadas:
O Blog dos Nomes (Francesco), Istat, Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, IBGE, ARPEN/SP.

3 comentários:

  1. Gosto muito de Francesca, mais do que Francisca (engraçado que no masculino prefiro Francisco, sou apaixonada por ele!). O usaria como um segundo nome, acho-o fortemente italiano.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito giro, mas acho Francisca mais elegante e bonito :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Francesca, acho um nome muito bonito e que tem o frescor e a jovialidade que faltam em Francisca.

    ResponderExcluir