quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Guilhermina


Em toda a minha vida conheci apenas uma Guilhermina. Era uma senhora de idade, muito serena, muito bondosa e, sem dúvida, muito bem-disposta. Tudo isto fez com que associasse o nome a esta imagem de uma pessoa doce e admirável e, por extensão, achasse Guilhermina um nome muito querido!

É um nome antigo. Certo. Não se vê em crianças nem jovens adultos. O tempo fez com que a época de ouro de Guilhermina ficasse algures no passado, mas com a recuperação recente de nomes compridos e antigos como Emanuela ou Valentina (só é válido para a realidade brasileira), é possível que Guilhermina não seja uma opção assim tão descabida para os nossos dias. Eu até diria que seria uma opção bem original, criativa e com requinte!

Como vimos na publicação sobre Nomes Femininos Aristocráticos do Século XIX, Guilhermina era um dos nomes mais utilizados pelas classes altas portuguesas, mantendo-se confortável no top 30! Os compostos com Guilhermina eram também abundantes, ainda que hoje em dia possam ser demasiado pesados à exceção de, por exemplo, Clara Guilhermina ou Rita Guilhermina. Foi um nome também presente no longo nome de duas Rainhas de Portugal e foi o nome de duas Rainhas dos Países Baixos (na grafia Wilhelmina).

Os dados da SPIE mostram-nos que no abrir do século XX, Guilhermina continuava a ser muito utilizado, mas começou a perder terreno para outros nomes à medida que os anos passavam. Em 2013 foram registadas uma Adelina Guilhermina e Victória Guilhermina. No ano seguinte uma Mafalda Guilhermina e em 2015 foi registada pelo menos uma menina com Guilhermina como primeiro nome. No Brasil, foi mais utilizado durante a década de 40, tendo decrescido desde então. Estima-se que existam cerca de 9000 pessoas com este nome no país! Em 2015, em São Paulo foram registadas 7 pequenas Guilherminas e compostos como Guilhermina Felipa, Laís Guilhermina ou Maria Guilhermina.

É um nome de origem germânica, feminino de Guilherme, que é composto pelos elementos linguísticos wil, que significa vontade, desejo, e helm, que significa proteção. Assim, Guilhermina significa aquela que deseja proteger. É um significado bonito que só vem adicionar a força que este nome transmite ao primeiro olhar!

Guilhermina tem requinte para vós?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Name Berry, SPIE.

12 comentários:

  1. Sim tem, acho muito charmoso assim como Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Gosto. Referência a este nome, a atriz brasileira Guilhermina Guinle.

    ResponderExcluir
  3. Acho maravilhoso. É o nome escolhido para minha primeira filha.

    ResponderExcluir
  4. A minha Guilhermina nasceu em maio de 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha Guigui nasceu em 2011. Nome chique, clássico e elegante! Amamos Guilhermina!!!

      Excluir
  5. É charmoso :) mas não está na minha lista de favoritos

    ResponderExcluir
  6. Não consigo gostar, acho forçado e meio pesado. Prefiro a versão masculina mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE É ESTRANHO guilhermina
      tem nomes que podem se utilizado para os dois generos como ariel

      Excluir
  7. Gosto muito. Minha avó era Guilhermina!!! 👏👏👏

    ResponderExcluir